10 dicas para superar os desafios de ter o próprio negócio

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O começo de qualquer negócio é sempre um período de incertezas, mas também de esperança. A organização e a disciplina serão sempre aliadas de peso para você tocar o negócio. Conheça as dicas que separamos para você superar os desafios:

1. Entenda profundamente a atividade: procure o máximo de informações sobre a atividade que você pretende realizar;

2. Valide a ideia: você deve buscar informações que comprovem a necessidade do seu produto no mercado. As pessoas precisam do que você oferece? Qual é o seu produto? Quem são os seus clientes? Qual é o seu público alvo? Faça entrevistas com possíveis clientes na rua, procure pesquisas na internet;

3. Conheça o mercado: verifique a concorrência, fatores de sazonalidade e etc.

4. Calcule o investimento inicial: faça uma projeção financeira de pelo menos 12 meses (o ideal são 24 meses) para saber o valor que você vai precisar gastar (e ter) antes do seu negócio começar a se manter sozinho;

5. Conheça as opções de financiamento: você pode financiar o empreendimento com recursos próprios, investidores, agências de fomento locais e crédito bancário. Busque informações, simule cada um dos modelos em um plano financeiro e decida qual a melhor alternativa pra você;

6. Descubra o seu preço: defina quanto você vai cobrar pelo produto ou serviço. Leve em consideração que o preço não é colocado a partir do esforço, mas sim do valor gerado ao cliente e de sua percepção de valor em relação ao que sua empresa está oferecendo;

7. Faça um plano de negócios ou canvas: descreva em um documento os objetivos do negócio e quais passos serão dados para alcançá-los, considerando estratégia de marketing, público-alvo, parceiros, desafios, fontes de receita e de onde virão os recursos para tirar a ideia do papel;

8. Defina os locais de venda: o empreendedor deve definir os canais que vão ser usados para vender, como: ponto comercial, redes sociais, mídia offline, boca a boca, e-commerce etc;

9. Busque qualificação: procure cursos de capacitação e qualificação. Instituições como o Sebrae e o Senai, por exemplo, oferecem cursos práticos para nortear sobre estratégias de marketing, vendas e gestão;

10. Seja inovador na maneira de se comunicar e atender o cliente: procure formas de divulgar, comercializar ou entregar o seu produto ao cliente que fujam do tradicional dos concorrentes, desde que faça sentido do ponto de vista financeiro e de posicionamento. Isso pode fazer a diferença diante da concorrência e até fidelizar os consumidores.

Fonte: Dinheirama.com

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