Precificação de Produtos e Serviços

Precificação de Produtos e Serviços

 

Realmente você sabe precificar seu produto ou serviço?
Confira dica de como fazer as contas e encontrar o valor indicado.

Muitas empresas tem dificuldade na precificação de produtos e serviços. Qual a melhor forma de precificar?
Quando mencionamos preço de venda, já imaginamos que ele será, ou melhor, terá que ter o valor suficiente para a quitação de nossos compromissos, que poderão ser: o custo de reposição do estoque, o custo financeiro de estocagem, os impostos, as comissões e ainda contribuir para geração de recursos para o pagamento despesas que não estão ligadas ao preço de venda e aquilo que o empresário julga o mais importante, que é o tão desejado e sonhado lucro.
Para um melhor entendimento vamos dividir o preço de venda em quatro partes bem distintas, onde cada parte ocupará uma participação percentual (%), que geram recursos necessários para a empresa girar.

Acompanhe:

Preço de venda – O preço de venda é um valor que é cobrado do cliente numa operação mercantil.

Passos:

Primeiro passo: Ter o custo de aquisição da mercadoria ou matéria prima.

Segundo Passo: Definir as despesas variáveis.

Terceiro Passo: Alocar a parte que será destinada para cobrir as despesas fixas.

Quarto Passo: Definir a margem de lucro.

Na definição da margem de lucro é bom que se de atenção aos seguintes fatores:
-remuneração do capital investido
-reinvestimento no próprio negócio
-investimentos em outro ramo de atividade
-distribuição para sócios e funcionários
-remuneração do risco empresarial
Formação do Preço de Venda de uma Empresa Industrial

A formação do preço de venda para uma indústria, a partir do momento em que se tem o custo do produto, ou seja, o custo da produção segue a mesma metodologia do cálculo do preço de venda para uma empresa comercial.
Para se chegar ao custo de produção de uma unidade de produto, devem-se agregar todos os custos diretos e indiretos para sua fabricação. Vejamos:

1) Custos diretos:
1.1) Mão-de-obra direta
1.2) Matéria-prima
1.3) Material de embalagem
1.4) Material secundário (se for a produção de um único produto)
1.5) Energia elétrica e depreciação (ambas, se for a produção de um único
produto).
2) Custos indiretos:
2.1) Mão-de-obra indireta (supervisores, almoxarifes, etc.).
2.2) Depreciação e manutenção de máquinas
2.3) Aluguel da fábrica
2.4) Energia elétrica
2.5) Material secundário
Para o controle da mão-de-obra, é necessário verificar o total de horas que os
operários ou empregados trabalharam no produto, utilizando apontamentos,
controles, etc.
A matéria-prima e o material secundário são controlados através de requisições de materiais.
A depreciação das máquinas pode ser estimada dividindo-se o tempo de vida útil da máquina pelo seu valor, e dividindo-se em frações de tempo até chegar ao tempo de utilização para fabricação do produto (ver item DEPRECIAÇÃO).

Fórmulas de cálculo do Preço de Venda

a) Considerando o Custo Fixo em relação às vendas:
PV = Custo do Produto (matéria-prima + M.O. Direta) /1-[(% lucro + % C.fixo + % comissão + % impostos) /100]

b) Considerando a Mão-de-obra direta com o Custo Fixo:

PV2 = Custo do produto (MP + M.O. Direta + Custos Fixos*) /1-[(% lucro + % C.fixo + % comissão + % impostos) /100]

* Incidência dos custos fixos = $ total no mês de custos fixos
$ total no mês da M.O. Direta

1 comentário em “Precificação de Produtos e Serviços”

  1. Clientes satisfeitos estao muito mais propensos a comprar de voce novamente. Mas clientes muito satisfeitos nao so comprarao de voce, mas tambem estarao menos sensiveis a possiveis percalcos no caminho e ainda farao recomendacoes do seu produto ou servico. Conforme abordamos  nesse artigo, clientes classificados apenas como satisfeitos podem estar proximos de encerrar o seu ciclo com a sua empresa. Por outro lado, clientes leais, ou seja, aqueles que apresentam notas 9 ou 10 em uma escala de satisfacao sao considerados clientes leais. Sao considerados promotores, pois irao ajuda-lo a promover o seu negocio 

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