4 benefícios da realidade aumentada no e-commerce

Já pensou em integrar a tecnologia ao seu e-commerce?

O uso da realidade aumentada é um recurso que vem sendo a cereja do bolo para as lojas online, pois, carregam o poder de esclarecer dúvidas dos clientes, durante todo o processo de compra.

No entanto, a realidade aumentada, auxilia esses consumidores, que gostam de comprar online mas, se sentem inseguros se a cor da tinta vai ficar  boa na parede, se o sofá vai combinar com a decoração se a cama caberá no quarto, por exemplo.

Se interessou e quer saber mais sobre essa tecnologia? 

Além desse recurso, o live commerce também se torna um grande aliado para potencializar vendas.

Então, continue a leitura e saiba tudo !

 

O que é realidade aumentada?

Realidade aumentada é uma tecnologia imersiva que conta com informações digitais de um ambiente físico em tempo real.

Através de uma tela é possível adicionar imagens em 3D, que são geradas por computadores, ligando o mundo virtual ao real.

Em suma, permite sobrepor elementos virtuais com os não virtuais, onde a demanda por essa tecnologia só cresce.

No ano de 2020 movimentou cerca de 120 bilhões de dólares em todo o mundo.

Diferente da realidade virtual, que demanda fone de ouvido ou equipamentos capazes de envolver o telespectador.

Por outro lado, na realidade aumentada é necessário apenas uma tela, independente do tamanho.

Conheça também: Mercado de TI, Trabalhar no Google e Tecnologia.

Por que adotar a realidade aumentada no e-commerce

Quando aplicada em e-commerce, a realidade aumentada permite que seus clientes consigam ter uma noção mais precisa em relação ao tamanho, dimensões e detalhes do produto.

A tecnologia promove exibições em versões realistas e que interagem com os produtos.

Permitindo assim que os clientes consigam transformar qualquer ambiente em um verdadeiro showroom particular.

Uma das vertentes de empreendedorismo social é também o empreendedorismo ambiental que tem como foco a preservação e recuperação ambiental.

Como funciona a realidade aumentada no e-commerce

No momento em que o consumidor abre a câmera do seu smartphone, ele consegue ver como o objeto ficará e assim decidir se vai ou não efetuar a compra.

Esse tempo chamado tempo de experimentação, influencia de forma direta no tempo de navegação no seu site, o que se torna relevante na hora de ranquear o e-commerce no Google.

Uso da realidade aumentada no Brasil

No Brasil, a realidade aumentada ainda está ganhando espaço, e com isso, pode ser um ótimo investimento para se ter como diferencial.

O termo foi criado em 1992 pelo cientistas Thomas P. durante o desenvolvimento do Boeing 747, um dos aviões mais famosos do mundo.

O foco principal fica por conta de oferecer experiências completas aos usuários, e graças a internet móvel, isso pode ser feito em qualquer lugar.

Os setores de seguro, turismo e lazer, meio ambiente e sustentabilidade, segurança e manufatura, têm sido os que mais adotam a realidade aumentada, com base em projetos futuros.

Benefícios da realidade aumentada no e-commerce:

O uso da realidade aumentada, permite ver como as roupas vão ficar no corpo, sem a necessidade de ir prová-las em um ambiente físico, evitando comprar e ter que realizar trocas.

Ela ainda permite simulação de cores em paredes e até mesmo personalizar e enxergar os objetos como achar melhor.

Separamos 4 dos principais benefícios de investir em realidade aumentada.

 

#1 Melhora a experiência do consumidor

Possibilita que as pessoas se envolvam mais com o mundo ao seu redor.

Integrando tecnologias que expandem, fazendo com que a realidade aumentada esteja diretamente ligada com a otimização de usuários.

 

#2 Diferencial entre os concorrentes

Quando o e-commerce apresenta diferenciais, a tendência é de superar seus concorrentes por apostar em algo único.

Então ter um varejo digital, demanda uma atualização do modelo de comércio tradicional, tornando-o mais flexível, ágil e personalizado.

 

#3 Logística e Pós-Venda

A logística de pós-venda, garante comprar com mais informações, evitando tamanhos errados que acabam sendo devolvidos.

Quando isso acontece a logística e a experiências dos consumidores, são afetadas de formas negativas.

Quanto maior o pedido, maior precisa ser a logística, nesse caso, a realidade aumentada evita que erros sejam cometidos.

Uma dica é enviar brindes aos clientes que optarem em conhecer melhor os produtos através da realidade aumentada. Isso fará com que eles se sintam mais próximos da sua marca.

 

#4 Aumento da taxa de conversão

A taxa de conversão está diretamente ligada às vendas e ao percentual de usuários que realizam vendas, de acordo com a quantidade de visitantes em um determinado período.

A realidade aumentada contribui para essa estratégia,

Além disso, ajuda o consumidor a conhecer todas as técnicas e aplicações de produto, facilitando e agilizando a compra.

Ademais, a tecnologia é uma ótima alternativa de aprendizagem e engajamento com a marca. Fatores determinantes para conquistas e ser competitivo no e-commerce.

Por fim, a realidade aumentada, é uma maneira de engajar e reter a sua base de clientes, fazendo com que os resultados sejam ainda mais lucrativos.

Se você está investindo em mercado online, é hora de investir em tecnologia e se tornar referência dentro do seu nicho.

Boas vendas!

Gostou desse conteúdo? Veja também: 6 ações de marketing digital para impulsionar as vendas.

Texto por: Paula Morais

× Gostou dos Nossos Materiais? Como posso te ajudar?