Ir para o conteúdo
  • Empreendedorismo & Inovação
  • Gestão de Processos
  • Gestão de Pessoas
  • Financeiro e Tributário
  • Comercial & Marketing
  • Materiais & Ebooks
  • Empreendedorismo & Inovação
  • Gestão de Processos
  • Gestão de Pessoas
  • Financeiro e Tributário
  • Comercial & Marketing
  • Materiais & Ebooks

Estruturando seu setor de Marketing

  • Marketing

O marketing é uma grande área que abrange do relacionamento com o mercado, estabelecimento de marca e posicionamento, desenvolvimento de campanhas de atração do cliente, retenção e principalmente vendas.

Sim! A área comercial faz parte da área de marketing. O grande Guru do Marketing estabeleceu 4 “Ps” de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Essas são as grandes áreas do marketing.

Neste Artigo você verá:

  • P de Produto
  • P de Praça
  • P de Preço
  • P de Promoção

P de Produto

Ao escolher/desenvolver o seu produto e/ou serviço para trabalhar é importante analisar junto ao cliente se ele é atraído pelo produto. Ao trabalhar esse ponto é importante desenvolver pesquisas de mercado junto ao seu potencial cliente e analisar seus concorrentes.

Um profissional de inteligência de mercado é importante para trabalhar essas análises e manter o constante desenvolvimento do produto/serviço da empresa para o contínuo desenvolvimento.

Ferramentas de pesquisa podem te ajudar, Survey Monkey, Typeform e Google Forms são ótimas para o trabalho.

P de Praça

Os locais de venda, logística, posicionamento nos PDVs e outros pontos são tratados por essa área do marketing. Sim logística é parte de marketing!

Um profissional de promoção de venda é fundamental para atuar diretamente nos PDVs, organizando e dando visibilidade para os produtos. Principalmente visto em Supermercados e grandes Atacados, esse profissional faz o trabalho duro e pesado da ponta.

Estudar o mercado, preferencias do público, hábitos de consumo, e características populacionais são fatores chaves para essa área do marketing.

Ferramentas de mapeamento podem te ajudar, google maps, economapas, google trends e fontes locais de informação, no Brasil o IBGE tem mapeado muitos aspectos nos Censos.

P de Preço

E como definir preço de venda? Sim, também é papel do marketing tratar precificação! O profissional (que pode ser de finanças, contábeis, administração, engenharia de produção etc.) tem que levar em consideração aspectos sociais, concorrência, e posicionamento do produto.

Conhecimento de Markup e técnicas de precificação são pontos fundamentais para esse profissional de mercado.

P de Promoção

Esse sim é a forma de marketing mais conhecida: Publicidade e Propaganda. É nessa etapa que entra vários modos de divulgação e a maioria dos profissionais que atuam no marketing.

Atualmente se divide em duas grades áreas: Online e Offline. Mais qual é a melhor? A resposta é: São iguais! Vai depender do que você espera e principalmente o que tem para investir.

Marketing offline funcional muito para grandes varejistas, principalmente a propaganda em televisão que atinge a grande massa da população. Mas estratégias “antigas” ainda dão muito resultado como panfletos, radio, visitas e outras.

Marketing Online ou Digital é a “febre” do momento, com “gurus” todos os dias fazendo anúncios oferecendo riqueza e prosperidade para profissionais da área. Essa estratégia de venda atrai muito um publico mais jovem que consome redes sociais e youtube.

Profissionais de Publicidade e Propaganda são fundamentais para escolherem as melhores soluções e práticas para cada tipo de negócio. Conhecer ferramentas e criatividade são fundamentais para desenvolver.

Seu ponto de partida no marketing

O primeiro passo é desenhar o que você deseja no marketing do seu negócio. Quanto tempo você tem para colher os resultados e qual volume de resultados seu negócio precisa.

Estratégias de curto prazo precisam de mais investimento, pois são mais agressivas e direcionadas para o resultado. Estratégias de longo prazo dependem menos de investimento e mais de tempo e aplicação.

Uma base de marketing é fundamental! Seu negócio precisa aparecer no digital, isso não tem como fugir! Você pode e deve investir em:

-SEO: Ranqueamento e Posicionamento no Google e outras redes de pesquisa

-Inbound: Produção de conteúdo e divulgação destes criando um relacionamento

-Outbound: Vendas ativas que vão ao encontro dos perfis de clientes que você deseja atingir.

Decio Pessoa

Picture of Decio Pessoa

Decio Pessoa

Apaixonado pelo Empreendedorismo e Vendas

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Compartilhar Conteúdo

Conhece nosso Podcast?

Escutar

Ajude as Pessoas que estão ao seu Redor!

Veja Mais

Como fazer um bom planejamento comercial?

Veja Mais

Gestão do Tempo – Quanto Tempo você tem?

Veja Mais

Veja Mais:

gestão de resultados empresariais com foco no negócio
Competitividade

Foco no Negócio: Como a Gestão de Resultados Pode Transformar Sua Empresa

Leia Mais
Comercial

Como Usar o Storytelling para Vender Sem Ser Aquele Vendedor Chato

Leia Mais
Finanças

A Importância de Enviar Documentos Corretos para a Contabilidade e Realizar um Planejamento Tributário Anual

Leia Mais

Especialização em Soluções em Gestão

 
 

Páginas da Allman

  • Allman
  • Cursos e Treinamentos
  • Consultoria em Gestão
  • Recrutamento e Seleção
  • Contato
  • Allman
  • Cursos e Treinamentos
  • Consultoria em Gestão
  • Recrutamento e Seleção
  • Contato

Páginas do Blog

  • Empreendedorismo & Inovação
  • Gestão de Processos
  • Gestão de Pessoas
  • Financeiro e Tributário
  • Comercial & Marketing
  • Materiais & Ebooks
  • Empreendedorismo & Inovação
  • Gestão de Processos
  • Gestão de Pessoas
  • Financeiro e Tributário
  • Comercial & Marketing
  • Materiais & Ebooks