Como organizar as finanças da empresa

Como organizar o financeiro da empresa

Uma das maiores perguntas é Como organizar as finanças da empresa? Se tem um fator que pode quebrar uma empresa é as finanças. O setor financeiro geralmente não é o responsável pelos problemas financeiros realmente, pois geralmente são consequências de vendas erradas, seja com margem pequena ou inadimplência alta, ou problemas nas compras, produto agarrado ou não compra planejado.

Você leu certo! Os problemas financeiros normalmente não são gerados pela área financeira, ele só recebe a bomba para resolver o problema.  Nesse sentido, como então posso organizar as finanças da empresa?

Nesse artigo vamos te passar as dicas para você colocar em prática e fazer acontecer na empresa. 

Por que a gestão financeira é importante?

Desde já é importante entender que o financeiro é responsável por centralizar as informações da empresa, alinhando compras, vendas e estoque. Esse fator faz como que seja o coração do negócio, mantendo o fluxo de informações rodando na empresa.

Para gerenciar as informações é fundamental conseguir ter uma visão além do alcance, como diria o Lion do ThunderCats. Você tem que antecipar problemas de fluxo de caixa para que não passe aperto ou para corrigir problemas que você está passando.

Agora coloque tudo no papel, mas por favor use um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) – traduzindo do inglês, “Planejamento dos Recursos da Empresa”. Logo, “sistema ERP” nada mais é do que um software de gestão empresarial que serve para automatizar processos manuais, armazenar dados e unificar a visualização de resultados. para facilitar sua vida, e padronizar os lançamentoDess.

Gestão do Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é um nome complexo, mas na prática é simples para fazer. Você vai pegar tudo que tem para pagar dia a dia (te sugiro fazer 90 dias corridos) e confrontar com tudo que você tem a receber nos mesmos dias. Nessa comparação você irá entender os dias que a empresa irá gerar dinheiro e os dias que a empresa terá falta de dinheiro.

Com o fluxo de caixa na mão você pode passar para os setores comercial e compras, fazendo que eles se planejem para não estrangular a empresa.

Planejando Compras com base na gestão financeira

O setor de compras com posse da projeção financeira deve planejar as próximas compras e negociar com os fornecedores as melhores datas de pagamento, para assim não impactar muito no negócio.

Outro ponto é montar um limite de compras da empresa, usando assim os limites financeiros e o giro de mercadorias para conseguir definir até onde as compras são saudáveis ou não para a empresa.

Gerar estoque excessivo irá prejudicar a empresa ao ponto de ter todo dinheiro empatado em mercadorias e não tendo assim disponibilidade financeira para as contas a vencer. Se você empatar o dinheiro, é sinal que está financiando o seu fornecedor. O ideal é que você consiga comprar a mercadoria e vender dentro do período de pagamento junto ao fornecedor.

Existe alguns segmentos que é mais complexo essa gestão, como supermercados e materiais de construção, pois a maioria dos fornecedores não dão prazo de pagamento grande, sendo na maioria a vista e 7 a 21 dias para pagar.

Planejando Vendas com base na gestão financeira

Se tem uma coisa que eu aprendi com 10 anos de empreendedorismo e consultoria foi que é melhor perder uma venda do que vender e não receber. Entregar uma mercadoria ou prestar um serviço para não receber é a pior situação que um empreendedor passa.

É fundamental analisar a inadimplência do negócio para saber como está a situação do seu recebimento e assim definir os padrões de vendas reais do seu negócio, além de conseguir “demitir clientes ou rejeitar vendas”, para não ter prejuízo certo.

O setor comercial deve vender corretamente, com o preço certo, e fazer o preço certo é importante viu, neste artigo aqui você consegue aprender mais sobre como fazer preço. 

Conclusão: Como organizar as finanças da empresa

Em conclusão, as finanças da empresa dependem de todos os setores, pois é o resultado de cada negócio na empresa que afeta o financeiro. Você deve conseguir identificar o motivo do problema no financeiro para conseguir tratar corretamente. Assim seu negócio se manterá saudável e você conseguirá ampliar sua empresa de uma forma sustentável e estruturada.

Nosso nosso canal do Youtube, nossos shorts mostram o dia a dia da nossa empresa na ajuda aos empreendedores. Se inscreva no nosso canal

Continue lutando para empreender e conte conosco!

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Compartilhar Conteúdo

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Conhece nosso Podcast?