Estruturando seu setor de Marketing

O marketing é uma grande área que abrange do relacionamento com o mercado, estabelecimento de marca e posicionamento, desenvolvimento de campanhas de atração do cliente, retenção e principalmente vendas.

Sim! A área comercial faz parte da área de marketing. O grande Guru do Marketing estabeleceu 4 “Ps” de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Essas são as grandes áreas do marketing.

P de Produto

Ao escolher/desenvolver o seu produto e/ou serviço para trabalhar é importante analisar junto ao cliente se ele é atraído pelo produto. Ao trabalhar esse ponto é importante desenvolver pesquisas de mercado junto ao seu potencial cliente e analisar seus concorrentes.

Um profissional de inteligência de mercado é importante para trabalhar essas análises e manter o constante desenvolvimento do produto/serviço da empresa para o contínuo desenvolvimento.

Ferramentas de pesquisa podem te ajudar, Survey Monkey, Typeform e Google Forms são ótimas para o trabalho.

P de Praça

Os locais de venda, logística, posicionamento nos PDVs e outros pontos são tratados por essa área do marketing. Sim logística é parte de marketing!

Um profissional de promoção de venda é fundamental para atuar diretamente nos PDVs, organizando e dando visibilidade para os produtos. Principalmente visto em Supermercados e grandes Atacados, esse profissional faz o trabalho duro e pesado da ponta.

Estudar o mercado, preferencias do público, hábitos de consumo, e características populacionais são fatores chaves para essa área do marketing.

Ferramentas de mapeamento podem te ajudar, google maps, economapas, google trends e fontes locais de informação, no Brasil o IBGE tem mapeado muitos aspectos nos Censos.

P de Preço

E como definir preço de venda? Sim, também é papel do marketing tratar precificação! O profissional (que pode ser de finanças, contábeis, administração, engenharia de produção etc.) tem que levar em consideração aspectos sociais, concorrência, e posicionamento do produto.

Conhecimento de Markup e técnicas de precificação são pontos fundamentais para esse profissional de mercado.

P de Promoção

Esse sim é a forma de marketing mais conhecida: Publicidade e Propaganda. É nessa etapa que entra vários modos de divulgação e a maioria dos profissionais que atuam no marketing.

Atualmente se divide em duas grades áreas: Online e Offline. Mais qual é a melhor? A resposta é: São iguais! Vai depender do que você espera e principalmente o que tem para investir.

Marketing offline funcional muito para grandes varejistas, principalmente a propaganda em televisão que atinge a grande massa da população. Mas estratégias “antigas” ainda dão muito resultado como panfletos, radio, visitas e outras.

Marketing Online ou Digital é a “febre” do momento, com “gurus” todos os dias fazendo anúncios oferecendo riqueza e prosperidade para profissionais da área. Essa estratégia de venda atrai muito um publico mais jovem que consome redes sociais e youtube.

Profissionais de Publicidade e Propaganda são fundamentais para escolherem as melhores soluções e práticas para cada tipo de negócio. Conhecer ferramentas e criatividade são fundamentais para desenvolver.

Estruturando o Marketing

O primeiro passo é desenhar o que você deseja no marketing do seu negócio. Quanto tempo você tem para colher os resultados e qual volume de resultados seu negócio precisa.

Estratégias de curto prazo precisam de mais investimento, pois são mais agressivas e direcionadas para o resultado. Estratégias de longo prazo dependem menos de investimento e mais de tempo e aplicação.

Uma base de marketing é fundamental! Seu negócio precisa aparecer no digital, isso não tem como fugir! Você pode e deve investir em:

-SEO: Ranqueamento e Posicionamento no Google e outras redes de pesquisa

-Inbound: Produção de conteúdo e divulgação destes criando um relacionamento

-Outbound: Vendas ativas que vão ao encontro dos perfis de clientes que você deseja atingir.

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