Marketing: o que você precisa saber

O papel do Marketing é atrair o cliente, e mesmo com o desenvolvimento da tecnologia e a mudança de comportamento dos clientes deve-se ficar atento as estratégias de marketing.

O marketing deve ser trabalhado utilizando todos os recursos disponíveis pela empresa, seja pago ou gratuito. O empreendedor precisa primeiro definir o nicho de mercado que sua empresa deseja atuar, para assim focar o marketing direcionado a sua persona.

Para facilitar essa gestão é possível utilizar ferramentas que facilitarão esse processo.

Os objetivos principais do marketing são de promover a empresa, promover produtos/serviços, criar um relacionamento entre marca e mercado, potencializar vendas e comunicar com clientes.

As atividades de marketing devem ser divididas em offline e online. Com o mercado modificado precisa-se realizar as suas ações complementares para otimizar os resultados das campanhas.

Clique aqui e entenda um pouco mais sobre como funciona o mercado digital. 

Ações de marketing offline

Acessoria de imprensa

A função da assessoria de impressa é criar um relacionamento com os comunicadores que influenciam e divulgam. Enviar releases para impressa noticiar algo da empresa, por exemplo uma ação social. São meios da empresa ganhar notoriedade sem pagar diretamente para publicar (Rádio, TV ou Jornais) as notícias.

Panfletos

Os panfletos ainda são muito utilizados por alguns segmentos, principalmente para varejo, pois o consumidor é atraído por promoções. A panfletagem tem um custo menor do que veicular em redes de TV e Rádio.

Placas

As placas são formas de chamar atenção dos clientes. Existem placas externas, que indicam a localidade da empresa, muito utilizadas na fachada. Outras placas são usadas internamente para localização de produtos ou ações de marketing especificas.

Outdoor

Os outdoors são frequentemente vistos em ruas/avenidas com muito movimento. Servem para atrair os olhares das pessoas que trafegam pela rua. Atualmente é utilizado telões para criar mais interação com os usuários.

Anúncios em jornais/revistas

As pessoas ainda leem jornais e revistas? A resposta é sim, mas vem diminuindo muito. Os veículos de comunicação têm notado essas mudanças e estão atrelando o impresso com o digital. Fazer anúncios segmentados são interessantes para atraírem o publico certo para seu negócio.

Folders

Os folders são utilizados para apresentação da empresa e de produtos/serviços. São distribuídos para potenciais clientes da empresa como forma de apresentar e criar credibilidade.

Propagandas em rádio e televisão

A televisão continua sendo assistida, e está cada dia mais segmentada pelo público. As rádios também estão segmentando seus ouvintes pelas músicas e pelo perfil que desejam.

Entender esses pontos são importantes para saber se existe um fit, e qual a melhor estratégia utilizar. Essas campanhas são as que necessitam de um maior investimento, mas são as que mais dão retorno imediato.

Carro de som

A utilização de carros de som e/ou motos/bicicletas para divulgação de áudios com anúncios/propagandas das empresas. É muito utilizado por empresas do varejo para atrair vendas imediatas para o negócio.

Feiras e eventos

A participação em Feiras e Eventos pode criar um fit maior com potenciais clientes, dando visibilidade para a empresa. É fundamental entender que durante a feira/evento a equipe comercial necessita buscar leads para tornar viável o investimento realizado.

Ações de marketing online

Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo ou inbound marketing são estratégias de criação de conteúdos para criar uma notoriedade para marca/pessoa.

São utilizadas estratégias de blog, site, redes sociais, vídeos e WhatsApp. É uma estratégia já consolidada no mercado que visa atrair leads para a empresa, vendas de cursos e outros tipos de vendas.

SEO

São estratégias de ranqueamento no google, youtube ou redes sociais, para seu conteúdo ter mais visualizações e ser mais relevante para as pessoas.

É possível utilizar o Google meu negócio, por exemplo, como uma forma de veícular as novidades da sua empresa. Clique aqui e aprenda a como utilizar. 

E-mail Marketing

O e-mail marketing é utilizado para se nutrir os leads capturados, criando listas de e-mail. Os conteúdos enviados devem ser relevantes para quem recebe, caso contrário pode se criar uma reclamação, descadastro ou até repelir potenciais clientes.

Redes sociais

As redes sociais são utilizadas diariamente por milhões de pessoas, compartilhando fotos, vídeos e realizações do dia a dia).

São fontes de captura de leads, desde que seja bem assertivo nas suas campanhas. Utilizando corretamente os anúncios das redes sociais, ou até mesmo criando relacionamento entre marca e usuários, sem necessariamente investir em ADS.

Uma maneira de crescer a sua marca nas redes sociais é a realização de Live shopping.

WhatsApp Business

Sua empresa ainda usa um perfil normal do whatsapp? Existem recursos que facilitam a gestão do relacionamento com o cliente e principalmente usar a ferramenta como potencial de venda para a empresa. 

Youtube

Vídeos são conteúdos procurados pelas pessoas para facilitar o aprendizado e agilizar o processo de implantação de melhorias seja na vida pessoal, profissional ou empresarial. Os vídeos são ranqueados no youtube e no google, facilitando assim serem encontrados por quem demanda sobre o tema.

Conhecer esses temas e conceitos são base para se criar estratégias comerciais assertivas nas vendas. O papel do marketing é criar formas de atrair os clientes e o papel das vendas é convertê-los a serem clientes do negócio.

Toda boa estratégia de marketing deve estar aliada a uma ótima estratégia de vendas.

Glossário de termos do marketing

Persona – Perfil de cliente, caracterizado por idade, características e comportamentos.

Fit – Sintonia entre empresa, produto e serviço com o mercado.

Lead – Contatos que se gera através de ações de marketing. Potenciais clientes para sua empresa.

ADS – Anúncios online pago com estratégias de captura de leads para potencializar vendas.

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