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Tecnologia no E-commerce: Veja 5 recursos fundamentais

  • Marketing, Vendas

O aumento do e-commerce vem acontecendo em ritmo acelerado. 

O cenário das lojas online na movimentação do varejo é positivo, afinal, comprar remotamente ultrapassou a compra em lojas físicas.

Contudo, a tecnologia desempenha um papel importante no e-commerce.

Permitindo buscas avançadas e personalização, recursos que estão sendo considerados obrigatórios nas lojas virtuais. 

Ao longo desse conteúdo será possível entender sobre a tecnologia e ainda conhecer 5 delas que prometem revolucionar o e-commerce. 

Boa leitura!

Neste Artigo você verá:

  • Como a tecnologia ajuda no e-commerce
  • Como a tecnologia no e-commerce auxilia nas vendas
  • Como a tecnologia no e-commerce ajuda na produtividade
  • 5 tecnologias no e-commerce para acompanhar
    • #1 Plataforma Omnichannel
    • #2 Chatbots
    • #3 Pesquisa por Voz
    • #4 Mobile First
  • #5 Blockchain

Como a tecnologia ajuda no e-commerce

Fazer o uso da tecnologia no e-commerce, ajuda a aumentar o desempenho das vendas na loja virtual.

Tudo isso, através da automação, dinamização e até na otimização de processos e personalização.

Entretanto, a tecnologia facilita absolutamente todos os processos que envolvem a venda online, passando pelo controle de estoque, logística, confirmação de pagamento e etc. 

Cada vez mais surgem estratégias capazes de ajudar ainda mais o e-commerce a prestar excelentes serviços.

Veja também: 4 benefícios da realidade aumentada no e-commerce. 

Como a tecnologia no e-commerce auxilia nas vendas

A tecnologia no e-commerce aliada às vendas, permite com que sejamos mais rigorosos na hora de servir o cliente e observar tudo o que o consumidor espera da plataforma. 

Isso facilita as necessidades do cliente e o cumprimento das etapas de compra.

Além de software de CRM, tem a proposta de automação de vendas, processo estratégico que envolve a criação e aplicação de determinadas regras e ações.

Fazendo com que não haja a necessidade de um acompanhamento manual de todas as etapas de um processo, tudo é feito através de sistemas.

Como a tecnologia no e-commerce ajuda na produtividade

Uma coisa é certa, o e-commerce faz parte da nova economia.

E com isso, a tecnologia e qualquer sistema de negócios que seja eficiente, é capaz de reduzir custos.

Além de vantagens extras como ampliar a produtividade, otimizar investimentos e promover a gestão estratégica, tudo de maneira inteligente.

Entretanto, essas ferramentas tecnológicas permitem que as equipes atuem de forma remota.

Com isso, fazem seus próprios horários, têm uma melhor qualidade de vida e ainda são capazes de entregar excelentes trabalhos, mesmo que longes um do outro.

Quer trabalhar com isso? Veja nosso post sobre profissões no e-commerce.

5 tecnologias no e-commerce para acompanhar

São muitas as expectativas para as tecnologias no setor de e-commerce que prometem movimentar o mundo do consumo. 

A seguir, conheça 5 dessas tecnologias e entenda o motivo de serem cada vez mais essenciais para o seu e-commerce.

#1 Plataforma Omnichannel

Uma convergência entre todos os canais de uma empresa.

Ou seja, é integrada com o objetivo de se comunicar com o consumidor de forma uniformizada, aprimorando a experiência do cliente. 

Quando aplicado ao e-commerce integra canais online e offline, podendo ser de atendimento, vendas ou pagamentos. 

Ou seja, não limita a sua atuação na internet.

#2 Chatbots

Trata-se de softwares que interagem com pessoas através de um aplicativo de mensagem. 

Os chatbots estão cada vez mais presentes em todos os segmentos, sendo uma tendência que vem crescendo e muito nos e-commerce. 

Podem ainda trazer inúmeras vantagens para as lojas virtuais pois mantém conversas com um usuário humano, de forma natural, porém através de um aplicativo robotizado.

#3 Pesquisa por Voz

Esse recurso permite que os usuários busquem por informações nas lojas virtuais ou na internet apenas com o uso da voz, sem digitar nada. 

Essa técnica é possível através do reconhecimento de fala com o auxílio da inteligência artificial. 

De forma simples, a pessoa fala o que quer, o dispositivo reconhece o que foi dito, transforma em texto, codifica a informação e por fim, apresenta os resultados.

#4 Mobile First

Prática do marketing digital, tem como foco os dispositivos móveis na criação de produtos e serviços digitais. 

O mobile first é uma política da plataforma Google que prioriza as páginas na versão mobile, no momento da sua indexação e do ranqueamento. 

Essa técnica faz a criação antes em dispositivos móveis para só depois adaptá-lo para desktop e demais plataformas.

Sendo totalmente ao contrário do que acontece na maioria das vezes.

#5 Blockchain

Proporciona mais segurança e transforma as plataformas de e-commerce. 

Ele armazena periodicamente as informações de transações em lotes, chamados blocos. 

Ou seja, esses blocos recebem um código matemático único junto a uma impressão digital que ao serem interligados em ordem cronológica, forma uma linha contínua de blocos.

Como uma espécie de correntes, que dá nome ao termo chain.

Ao final das 5 tecnologias, pudemos entender que a maioria são completamente acessíveis e podem ser implementadas a qualquer momento. 

E então, se você quer que o seu e-commerce decole, a hora de começar é agora.

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Paula Moraes

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