Ir para o conteúdo
  • Empreendedorismo & Inovação
  • Gestão de Processos
  • Gestão de Pessoas
  • Financeiro e Tributário
  • Comercial & Marketing
  • Materiais & Ebooks
  • Empreendedorismo & Inovação
  • Gestão de Processos
  • Gestão de Pessoas
  • Financeiro e Tributário
  • Comercial & Marketing
  • Materiais & Ebooks

4 benefícios da realidade aumentada no e-commerce

  • Marketing, Vendas

Já pensou em integrar a tecnologia ao seu e-commerce?

O uso da realidade aumentada é um recurso que vem sendo a cereja do bolo para as lojas online, pois, carregam o poder de esclarecer dúvidas dos clientes, durante todo o processo de compra.

No entanto, a realidade aumentada, auxilia esses consumidores, que gostam de comprar online mas, se sentem inseguros se a cor da tinta vai ficar  boa na parede, se o sofá vai combinar com a decoração se a cama caberá no quarto, por exemplo.

Se interessou e quer saber mais sobre essa tecnologia? 

Além desse recurso, o live commerce também se torna um grande aliado para potencializar vendas.

Então, continue a leitura e saiba tudo !

Neste Artigo você verá:

  • O que é realidade aumentada?
  • Por que adotar a realidade aumentada no e-commerce
  • Como funciona a realidade aumentada no e-commerce
  • Uso da realidade aumentada no Brasil
  • Benefícios da realidade aumentada no e-commerce:
    • #1 Melhora a experiência do consumidor
    • #2 Diferencial entre os concorrentes
    • #3 Logística e Pós-Venda
    • #4 Aumento da taxa de conversão

O que é realidade aumentada?

Realidade aumentada é uma tecnologia imersiva que conta com informações digitais de um ambiente físico em tempo real.

Através de uma tela é possível adicionar imagens em 3D, que são geradas por computadores, ligando o mundo virtual ao real.

Em suma, permite sobrepor elementos virtuais com os não virtuais, onde a demanda por essa tecnologia só cresce.

No ano de 2020 movimentou cerca de 120 bilhões de dólares em todo o mundo.

Diferente da realidade virtual, que demanda fone de ouvido ou equipamentos capazes de envolver o telespectador.

Por outro lado, na realidade aumentada é necessário apenas uma tela, independente do tamanho.

Conheça também: Mercado de TI, Trabalhar no Google e Tecnologia.

Por que adotar a realidade aumentada no e-commerce

Quando aplicada em e-commerce, a realidade aumentada permite que seus clientes consigam ter uma noção mais precisa em relação ao tamanho, dimensões e detalhes do produto.

A tecnologia promove exibições em versões realistas e que interagem com os produtos.

Permitindo assim que os clientes consigam transformar qualquer ambiente em um verdadeiro showroom particular.

Uma das vertentes de empreendedorismo social é também o empreendedorismo ambiental que tem como foco a preservação e recuperação ambiental.

Como funciona a realidade aumentada no e-commerce

No momento em que o consumidor abre a câmera do seu smartphone, ele consegue ver como o objeto ficará e assim decidir se vai ou não efetuar a compra.

Esse tempo chamado tempo de experimentação, influencia de forma direta no tempo de navegação no seu site, o que se torna relevante na hora de ranquear o e-commerce no Google.

Uso da realidade aumentada no Brasil

No Brasil, a realidade aumentada ainda está ganhando espaço, e com isso, pode ser um ótimo investimento para se ter como diferencial.

O termo foi criado em 1992 pelo cientistas Thomas P. durante o desenvolvimento do Boeing 747, um dos aviões mais famosos do mundo.

O foco principal fica por conta de oferecer experiências completas aos usuários, e graças a internet móvel, isso pode ser feito em qualquer lugar.

Os setores de seguro, turismo e lazer, meio ambiente e sustentabilidade, segurança e manufatura, têm sido os que mais adotam a realidade aumentada, com base em projetos futuros.

Benefícios da realidade aumentada no e-commerce:

O uso da realidade aumentada, permite ver como as roupas vão ficar no corpo, sem a necessidade de ir prová-las em um ambiente físico, evitando comprar e ter que realizar trocas.

Ela ainda permite simulação de cores em paredes e até mesmo personalizar e enxergar os objetos como achar melhor.

Separamos 4 dos principais benefícios de investir em realidade aumentada.

 

#1 Melhora a experiência do consumidor

Possibilita que as pessoas se envolvam mais com o mundo ao seu redor.

Integrando tecnologias que expandem, fazendo com que a realidade aumentada esteja diretamente ligada com a otimização de usuários.

 

#2 Diferencial entre os concorrentes

Quando o e-commerce apresenta diferenciais, a tendência é de superar seus concorrentes por apostar em algo único.

Então ter um varejo digital, demanda uma atualização do modelo de comércio tradicional, tornando-o mais flexível, ágil e personalizado.

 

#3 Logística e Pós-Venda

A logística de pós-venda, garante comprar com mais informações, evitando tamanhos errados que acabam sendo devolvidos.

Quando isso acontece a logística e a experiências dos consumidores, são afetadas de formas negativas.

Quanto maior o pedido, maior precisa ser a logística, nesse caso, a realidade aumentada evita que erros sejam cometidos.

Uma dica é enviar brindes aos clientes que optarem em conhecer melhor os produtos através da realidade aumentada. Isso fará com que eles se sintam mais próximos da sua marca.

 

#4 Aumento da taxa de conversão

A taxa de conversão está diretamente ligada às vendas e ao percentual de usuários que realizam vendas, de acordo com a quantidade de visitantes em um determinado período.

A realidade aumentada contribui para essa estratégia,

Além disso, ajuda o consumidor a conhecer todas as técnicas e aplicações de produto, facilitando e agilizando a compra.

Ademais, a tecnologia é uma ótima alternativa de aprendizagem e engajamento com a marca. Fatores determinantes para conquistas e ser competitivo no e-commerce.

Por fim, a realidade aumentada, é uma maneira de engajar e reter a sua base de clientes, fazendo com que os resultados sejam ainda mais lucrativos.

Se você está investindo em mercado online, é hora de investir em tecnologia e se tornar referência dentro do seu nicho.

Boas vendas!

Gostou desse conteúdo? Veja também: 6 ações de marketing digital para impulsionar as vendas.

Paula Moraes

Picture of Paula Moraes

Paula Moraes

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Compartilhar Conteúdo

Conhece nosso Podcast?

Escutar

Dicas para precificar seu produto e serviço

Veja Mais

Utilizar softwares ou planilhas de gestão?

Veja Mais

Precificação de Produtos e Serviços

Veja Mais

Veja Mais:

Finanças

A Importância de Enviar Documentos Corretos para a Contabilidade e Realizar um Planejamento Tributário Anual

Leia Mais
Imagem ilustrativa sobre custo fixo e variável com questionamento sobre lucro empresarial
Finanças

O Maior Vilão das Finanças Empresariais: Custo Fixo ou Variável?

Leia Mais
Finanças

Precificação Inteligente – Você Está Perdendo Dinheiro Sem Saber?

Leia Mais

Especialização em Soluções em Gestão

 
 

Páginas da Allman

  • Allman
  • Cursos e Treinamentos
  • Consultoria em Gestão
  • Recrutamento e Seleção
  • Contato
  • Allman
  • Cursos e Treinamentos
  • Consultoria em Gestão
  • Recrutamento e Seleção
  • Contato

Páginas do Blog

  • Empreendedorismo & Inovação
  • Gestão de Processos
  • Gestão de Pessoas
  • Financeiro e Tributário
  • Comercial & Marketing
  • Materiais & Ebooks
  • Empreendedorismo & Inovação
  • Gestão de Processos
  • Gestão de Pessoas
  • Financeiro e Tributário
  • Comercial & Marketing
  • Materiais & Ebooks