Já pensou em integrar a tecnologia ao seu e-commerce?
O uso da realidade aumentada é um recurso que vem sendo a cereja do bolo para as lojas online, pois, carregam o poder de esclarecer dúvidas dos clientes, durante todo o processo de compra.
No entanto, a realidade aumentada, auxilia esses consumidores, que gostam de comprar online mas, se sentem inseguros se a cor da tinta vai ficar boa na parede, se o sofá vai combinar com a decoração se a cama caberá no quarto, por exemplo.
Se interessou e quer saber mais sobre essa tecnologia?
Além desse recurso, o live commerce também se torna um grande aliado para potencializar vendas.
Então, continue a leitura e saiba tudo !
Neste Artigo você verá:
O que é realidade aumentada?
Realidade aumentada é uma tecnologia imersiva que conta com informações digitais de um ambiente físico em tempo real.
Através de uma tela é possível adicionar imagens em 3D, que são geradas por computadores, ligando o mundo virtual ao real.
Em suma, permite sobrepor elementos virtuais com os não virtuais, onde a demanda por essa tecnologia só cresce.
No ano de 2020 movimentou cerca de 120 bilhões de dólares em todo o mundo.
Diferente da realidade virtual, que demanda fone de ouvido ou equipamentos capazes de envolver o telespectador.
Por outro lado, na realidade aumentada é necessário apenas uma tela, independente do tamanho.
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Por que adotar a realidade aumentada no e-commerce
Quando aplicada em e-commerce, a realidade aumentada permite que seus clientes consigam ter uma noção mais precisa em relação ao tamanho, dimensões e detalhes do produto.
A tecnologia promove exibições em versões realistas e que interagem com os produtos.
Permitindo assim que os clientes consigam transformar qualquer ambiente em um verdadeiro showroom particular.
Uma das vertentes de empreendedorismo social é também o empreendedorismo ambiental que tem como foco a preservação e recuperação ambiental.
Como funciona a realidade aumentada no e-commerce
No momento em que o consumidor abre a câmera do seu smartphone, ele consegue ver como o objeto ficará e assim decidir se vai ou não efetuar a compra.
Esse tempo chamado tempo de experimentação, influencia de forma direta no tempo de navegação no seu site, o que se torna relevante na hora de ranquear o e-commerce no Google.
Uso da realidade aumentada no Brasil
No Brasil, a realidade aumentada ainda está ganhando espaço, e com isso, pode ser um ótimo investimento para se ter como diferencial.
O termo foi criado em 1992 pelo cientistas Thomas P. durante o desenvolvimento do Boeing 747, um dos aviões mais famosos do mundo.
O foco principal fica por conta de oferecer experiências completas aos usuários, e graças a internet móvel, isso pode ser feito em qualquer lugar.
Os setores de seguro, turismo e lazer, meio ambiente e sustentabilidade, segurança e manufatura, têm sido os que mais adotam a realidade aumentada, com base em projetos futuros.
Benefícios da realidade aumentada no e-commerce:
O uso da realidade aumentada, permite ver como as roupas vão ficar no corpo, sem a necessidade de ir prová-las em um ambiente físico, evitando comprar e ter que realizar trocas.
Ela ainda permite simulação de cores em paredes e até mesmo personalizar e enxergar os objetos como achar melhor.
Separamos 4 dos principais benefícios de investir em realidade aumentada.
#1 Melhora a experiência do consumidor
Possibilita que as pessoas se envolvam mais com o mundo ao seu redor.
Integrando tecnologias que expandem, fazendo com que a realidade aumentada esteja diretamente ligada com a otimização de usuários.
#2 Diferencial entre os concorrentes
Quando o e-commerce apresenta diferenciais, a tendência é de superar seus concorrentes por apostar em algo único.
Então ter um varejo digital, demanda uma atualização do modelo de comércio tradicional, tornando-o mais flexível, ágil e personalizado.
#3 Logística e Pós-Venda
A logística de pós-venda, garante comprar com mais informações, evitando tamanhos errados que acabam sendo devolvidos.
Quando isso acontece a logística e a experiências dos consumidores, são afetadas de formas negativas.
Quanto maior o pedido, maior precisa ser a logística, nesse caso, a realidade aumentada evita que erros sejam cometidos.
Uma dica é enviar brindes aos clientes que optarem em conhecer melhor os produtos através da realidade aumentada. Isso fará com que eles se sintam mais próximos da sua marca.
#4 Aumento da taxa de conversão
A taxa de conversão está diretamente ligada às vendas e ao percentual de usuários que realizam vendas, de acordo com a quantidade de visitantes em um determinado período.
A realidade aumentada contribui para essa estratégia,
Além disso, ajuda o consumidor a conhecer todas as técnicas e aplicações de produto, facilitando e agilizando a compra.
Ademais, a tecnologia é uma ótima alternativa de aprendizagem e engajamento com a marca. Fatores determinantes para conquistas e ser competitivo no e-commerce.
Por fim, a realidade aumentada, é uma maneira de engajar e reter a sua base de clientes, fazendo com que os resultados sejam ainda mais lucrativos.
Se você está investindo em mercado online, é hora de investir em tecnologia e se tornar referência dentro do seu nicho.
Boas vendas!
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Paula Moraes