Black Friday: Aprenda a organizar sua empresa

O cheiro de promoção está no ar e a sua empresa está preparada para alavancar as vendas nessa Black Friday? Uma das épocas mais aguardadas para os empreendedores está chegando. A última sexta-feira de novembro é conhecida por muitos como a última chance de alavancar as vendas e aumentar a receita antes do ano acabar.

Apesar de inúmeros benefícios, é uma época conturbada, sendo considerada um campo de batalha e você precisa sair vitorioso. Sua empresa precisa estar organizada e pronta para vender e fidelizar os clientes; nesse intuito, criamos uma série de conteúdos que vão te auxiliar. Preparados para começar, pegue sua espada e escudo e vamos começar a treinar!

Conheça a sua empresa, seu público e o mercado

Antes de partir para o campo de batalha é importante conhecer onde está batalhando, com e principalmente contra quem. O mercado é naturalmente competitivo e não precisamos ser ingênuos. Principalmente com inúmeras promoções por todos os lados, é importante se conhecer a fim de criar estratégias eficientes para alcançar objetivos claros no final.

Conhecer seus produtos, seus colaboradores, e seu público são mais que importantes, são estudos necessários para saber como cativar. A sua clientela fiel vai comprar de você se tiver o intuído de fazer, mas você precisa buscar, você quer vender mais. Com isso é importante estudar a melhor forma de alcançar esse publico de forma honesta e se destacando dos concorrentes.

Estude os processos da sua empresa, analise o estoque, os canais de vendas, as formas de entregar o produto, como está sendo a pós-venda. Pois tudo isso importa para saber quais pontos você precisa melhorar em sua empresa e como fazer isso.

Defina os descontos e promoções dos produtos e serviços

Pense que um guerreiro não vai para o campo de batalha de mãos abanando, você não vai para a Black Friday sem as promoções. É preciso escolher muito bem quais produtos ou serviços estarão com desconto para não sofrer no futuro com cálculos mal feitos e prejuízos indesejados. Pois o objetivo aqui é ter lucro.

Escolha de forma criteriosa, pois é importante pensar no preço a ser colocado. O estoque é suficiente para suportar a demanda, e se o cliente tem a necessidade daquele produto ou serviço.

Do mesmo modo, colocar em promoção produtos que você não tenha muita saída normalmente. Entretanto, nunca excluindo produtos de alta rotatividade e os chamados “cargo chefe” do seu empreendimento. Pois muitos irão a você na esperança de conseguir aquele produto que só você sabe oferecer.

Por exemplo, ao longo dos períodos que adiantam a Black Friday ficar de olho nos clientes e no padrão de consumo. Além de fazer pesquisa para identificar quais produtos brilham aos olhos e podem ser definitivos para o sucesso das empresas.

Faça o alinhamento com os fornecedores

Antes de partir para qualquer batalha é necessário preparar os mantimentos e você empresario precisa se atentar aos seus fornecedores. Tudo isso para não arriscar ter problemas ligados a qualidade, disponibilidade ou até mesmo com sua margem de lucro.

Aproveite esse período que antecede o grande dia para pesquisar e avaliar os possíveis fornecedores, consulte os de confiança sobre a disponibilidade dos produtos. Sempre considerando o seu histórico de clientes, pois o padrão de consumo tende a se manter o mesmo e isso te ajuda a decidir no que investir.

Peça garantia dos prazos de entrega, das quantidades e até mesmo dos padrões das embalagens, pois todos esses elementos se tornam fundamentais e dever se acordados com clareza para evitar imprevistos e garantir que os produtos estejam disponíveis conforme a projeção de vendas.

Prepare o seu estoque para a Black Friday

Continuando com a organização, do que adianta ter os mantimentos necessários para a batalha e não saber como armazenas, tudo pode estar perdido. O controle de estoque é fundamental para uma campanha de Black Friday bem sucedida, pois o seu cliente vai comprar esperando encontrar no estoque, e você não quer ter que falar “olha eu tenho, mas acabou” não faça isso.

No item anterior eu comentei sobre analisar o habito de compra dos seus consumidores e isso serve para nortear também como você deve repor o estoque. A Black Friday atrai muitos consumidores de primeira viagem, mas itens de grande giro não podem ser ignorados e precisam ter uma atenção maior.

Outra dica é para analisar os produtos que não tem o costume de sair com frequência para poder aplicar um desconto e com isso desovar esses produtos do estoque que geralmente não saem.

E para evitar qualquer constrangimento ou perda de venda sempre tenha um estoque de segurança, isso significa ter uma quantidade estratégica de mercadoria para suprir certas vendas, mas não o bastante para ter risco de perda. Tudo isso serve para enfrentar imprevistos como atrasos na entrega ou amento inesperado na demanda.

Agora que preparou a sua empresa, que tal conferir algumas dicas para aumentar as suas vendas!

  • Atuar como e-commerce e marketplace: pode parecer uma dica boba, mas muitos empresários desconhecem do poder das redes sociais, e você não precisa se desfazer do estabelecimento físico, muito pelo contrário, tente unir os dois.
  • Agir com transparência: O cliente não é burro, você pode até tentar enganar com promoções mentirosas, mas a verdade é que não adianta manchar a sua reputação tentando dar de “esperto”.
  • Invista em ser lembrado: Esse momento de promoções é ótimo para ser lembrado, invista em anúncios, promova as suas promoções, gaste em uma identidade visual chamativa, pois tudo isso impacta na experiência do consumidor e para definir se ele vai voltar ou não.

Essas foram algumas dicas que irão te preparar para essa data tão aguardada tanto por consumidores como para empresários e sua oportunidade de alavancar as vendas você já tem, agora clique aqui e leia outros conteúdos do blog da Allman sobre cada ponto abordado no texto e garanta sua vitória nessa batalha.

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