Como criar um site de vendas

Um dos termos mais procurados na internet sobre vendas é de como criar um site de vendas. Uma ótima pesquisa, porém os resultados talvez não vão te ajudar tanto.

Nesse artigo irei te ajudar a estruturar seu site de vendas, com o passo a passo de como escolher o melhor modelo e o que deve ter no seu site.

Primeiramente iremos abordar a importância de um site, posteriormente falaremos dos tipos de site e 5 fatores fundamentais para seu site ter sucesso.

Temos outro artigo que aborda 5 recursos fundamentais de um e-commerce.

Por que criar um site

O acesso ao digital a cada dia vai aumentando, e essa informação todos tem. Entretanto, qual motivo não faz todos terem um site?

A internet possibilita a visualização de um número maior de pessoas, independente se tem perfil ou não de potencial cliente para o negócio. Atualmente, o número de lares brasileiros com acesso à internet é de 90%, são 65 milhões de famílias que acessam a internet.

Essas pessoas acessam sites, redes sociais e WhatsApp com frequência, abrindo oportunidades únicas de vendas para uma empresa.

Tipos de Site

Sites de vendas são divididos em tipos diferentes, de acordo com o segmento e a necessidade de cada empresa.

Cada site tem uma função diferente, uma forma diferente, entretanto o foco principal dele sempre será vender.

Tipos de sites de vendas

Cartão digital / mini site / bio

O mini site é muito utilizado como link dentro do Instagram para centralizar os links principais de cada perfil. É uma ótima opção para início de qualquer empresa na internet. Pois ele demanda pouco conteúdo e pouca configuração.

O mini site é indicado para profissionais liberais e pequenas empresas que estão querendo iniciar seu posicionamento na rede.

O foco principal é o acesso rápido aos contatos para efetuar uma ligação ou chamar via WhatsApp.

Um modelo de mini site interessante é para advogados. Acesse um site para você analisar.

Landing Page / One Page

O modelo de site one page é muito utilizado para se trabalhar com venda direta de produto e/ou serviço. Direcionando todo o conteúdo da página para as chamadas de venda.

Para a landing page é necessário desenvolver o texto (o que na internet chamamos de Copy) para uma maior atração e conversão dos visitantes da página. Um modelo de site muito usado para páginas de vendas vinculadas a anúncios nas redes sociais.

A One page também pode ser trabalhada por prestadores de serviço e empresas que desejam ganhar volume em um produto específico da empresa. Acesse um site para você analisar.

Site institucional

O site institucional é mais amplo e conta com várias páginas internas. Muito usado para ser um divulgador geral da empresa.

Esse tipo de site pode ser usado por qualquer segmento, e deve ser atrelado a uma produção de conteúdo frequente para aumentar o acesso ao site. Usamos essa estratégia na Allman, que possui o site institucional e um blog para atração de visitantes.

O site institucional requer mais informações, podendo detalhar serviços, produtos, equipe da empresa, localização e qualquer outra informação necessária para aumentar a atração de pessoas a acessar a página. Um exemplo interessante de uma loja que não trabalha com e-commerce, entretanto utiliza o site institucional

Loja Virtual

A loja virtual, que também é conhecida como e-commerce, é uma página que foca na venda direta, possibilitando ao cliente comprar em qualquer momento o produto. O e-commerce pode ser próprio ou de uma plataforma.

A loja virtual própria é usada e configurada pela empresa, em grande parte desenvolvia via wordpress para criar vinculo com o sistema da loja da empresa para facilitar o faturamento e cobrança. Um exemplo de loja virtual para te ajudar.

Outro modelo de loja virtual é de plataforma, onde a empresa paga um aluguel do site e utiliza a plataforma. Geralmente esses sites são padronizados, e não permitem muita alteração no site.

Domínio Próprio e E-mail

O domínio do site é vendido por empresas de hospedagem, como hostgator e outras, entretanto a gestão dos registros no Brasil é feito pelo registro.br

A empresa deve comprar o domínio mais apropriado para seu segmento e seu público. Geralmente o domínio mais comprado é nomedaempresa.com.br ou nomedaempresa.com.

A empresa com a compra do domínio já está habilitada a usar o e-mail com o @nomedaempresa.com.br, o que irá profissionalizar mais a comunicação com os clientes. Para usar o e-mail e o site é necessário pagar uma hospedagem na internet, local onde seu site irá “morar”.

Fatores criticos para um site de vendas

O site para ter sucesso necessita seguir alguns critérios e regras na internet. Muitos casos essas regras são criadas pelos algorítimos dos sites de pesquisa, que direcionam o trafego de pessoas para acessar o site a partir de uma busca.

SEO

O SEO, search engine optimization, são estratégias usadas para otimizar a estrutura do site e conteúdo com os sites de pesquisa, ranqueando melhor seu site quando um termo é pesquisado. Alguns pontos devem ser trabalhados no SEO como palavras chave, otimização do url da pagina, sitemap e outras.

Essas configurações são realizadas por profissionais da área, e são constantemente modificadas de acordo com as mudanças dos algorítimos na internet.

Conteúdo

O conteúdo do site é fundamental para atração do público, pois nele vão conter as palavras-chave que ranqueiam no SEO.

Uma estratégia importante é a utilização de um blog dentro do site para aumentar a atratividade, entretanto é necessário criar artigos e postá-los com frequência.

Informação e Descrição

As informações dentro do site são fundamentais, principalmente em um e-commerce. Descrever corretamente o item a ser vendido, abordando suas características, funcionalidades, aplicações, etc.

Dedique tempo na construção da descrição de cada ponto, e nas informações no site.

Chamada para ação – CTA – Call to action

O CTA são os botões disponíveis na página para seu cliente clicar e conseguir contato com a empresa. O CTA deve sempre ser usado com chamadas fortes, direcionando o clique do usuário do site.

Esses botões são vinculados a formulários para captação dos dados de contato de potenciais clientes, direcionando posteriormente ao WhatsApp do vendedor da empresa.

Velocidade

Um dos principais fatores criticos de um site é a velocidade de acesso e a disponibilidade. É importante entender o segmento para direcionar o site para ser acessado via desktop ou mobile.

Cada tipo de acesso deve ser configurado para otimizar o tempo de disponibilidade do site para o usuário.

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