Como Mudar Radicalmente Seu Setor Financeiro

Criar processos, implementar tecnologia e controles podem fazer seu negócio mudar por completo e não só no setor financeiro.

Existe uma frase que diz que para realizar a mudança, a gente só precisa começar e basicamente esse é o princípio para uma mudança radical no setor financeiro da sua empresa, você só precisa começar. Mas não vou te enganar, nem sempre mudar é um processo fácil e rápido, e na maioria das vezes abandonar certos hábitos pode ser doloroso, demorado, mas a contrapartida será uma ação transformadora para você empreendedor, para sua equipe e principalmente para sua empresa.

O que você precisa saber para tomar boas decisões quanto ao operacional geral da sua empresa?

Esse é um questionamento muito comum, e entender que a sua empresa trabalha com ciclos, e um equívoco constante é que o financeiro é a fonte da empresa, quando na verdade os outros setores que levam o recurso para que os custos e despesas sejam pagos.

Então para o começo de organização da casa (setor financeiro), é importante que as entradas e saídas estejam bem registradas, organizadas e de fácil acesso. Após ter o controle das entradas e saídas, é importante saber o fluxo de caixa e o ciclo financeiro da sua empresa.

Sendo assim, o recurso para fazer com que a operação da sua empresa gire, é importante ter metas para investimentos e recursos separados para qualquer tipo de emergências, um grande exemplo é o tempo que estamos vivendo de pandemia, nenhum empresário previu que passaria por isso, ter recursos guardados faz com que o planejamento seja mudado com calma e tranquilidade que o impacto será menor.

Tendo em pauta o planejamento, você empreendedor sabe como serão os próximos seis meses ou cinco anos? É difícil pensar o próximo mês, quem dirá o próximo ano. Se acalme, não é impossível. Tendo conhecimento do seu negócio e as informações registradas, fazer previsões se tornam possíveis e você irá perceber que seu negócio tem sazonalidades bem específicas.

Com essas informações em mãos, qual estratégia você pode ter para passar pelos períodos do ano mais difíceis? Como seus clientes se comportam nesses períodos? Para aprimorar os próximos períodos, ter conhecimento do passado é importante para não cometer os mesmos erros e perder o tempo certo para fazer alguma ação relevante para gerar recurso para o seu negócio.

Outro ponto importante para a organização do setor financeiro, é ter a contabilidade como parceira. Entender como as informações gerados pela empresa, impactam nas informações contábeis que serão transmitidas para o governo, e isso pode melhorar os resultados do seu caixa, irá depender do seu relacionamento com seu contador.

Para fechar todo esse ciclo é importante ter em mente cinco passos: processos, tecnologia, treinamento, engajamento e metas. Tenha processos bem definidos para que a qualquer momento você possa ter informações rápidas e corretas em suas mãos; use a tecnologia de softwares para agilizar o processo; ofereça treinamentos para equipe que vai estar à frente disso, uma equipe bem treinada entrega resultados confiáveis; tenha engajamento e metas se complementam, com informações assertivas a empresa consegue ter metas palpáveis e realizáveis gerando engajamento em toda a equipe com foco nos resultados.

Com tempo, paciência e muito trabalho você terá resultados concretos e palpáveis.

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Compartilhar Conteúdo

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Conhece nosso Podcast?