Como produzir conteúdo para funil de vendas

A princípio, uma das maiores dificuldades que se tem é, como saber qual conteúdo vou produzir para internet. Iremos usar o Funil de vendas para nos ajudar. Esse desafio é o mesmo para quem trabalhar com posts em redes sociais, vídeos no YouTube, blog ou qualquer conteúdo online. Esse tipo de conteúdo deve fazer parte do planejamento de vendas da empresa, nesse artigo falamos mais sobre ele.

Primeiramente, precisa-se entender qual é o público que você deseja trabalhar, em qual etapa do funil de vendas ele esta e principalmente, que tipo de engajamento você deseja com a publicação. Entenda mais sobre marketing digital antes de continuar na produção de conteúdo.

Funil de Vendas e suas Fases

Antes de tudo, precisamos entender que o funil de venda nada mais é do que um método para te ajudar a entender em qual momento o seu cliente está no processo de compra da sua empresa. Vamos conceitualizar para te ajudar a entender cada etapa, e qual fase está o seu cliente, para depois você ver qual conteúdo você ira produzir para eles.

O funil é a melhor forma de entendimento sobre o processo de vendas, pois nele você consegue ver o andamento de cada pessoa que consome seu conteúdo até ele virar cliente do seu produto.

Topo de Funil

Então, na fase inicial do funil, tem o TOPO do funil, nele se enquadram todas as pessoas que estão vendo seu conteúdo, pessoa que pesquisa na internet via Google, YouTube, redes sociais ou outras plataformas de pesquisas. Essas pessoas estão procurando alguma informação que você esta apresentando de forma mais superficial.

Às vezes, as pessoas que estão começando a pesquisar sobre o tema que você ira despertar o interesse delas sobre o que esta postando. Nessa fase você deve conseguir chamar atenção para o que esta postando. Essa fase então é a fase de atrair o máximo de pessoas possíveis para seu conteúdo.

Funil de vendas X fase de compra do cliente

Meio de Funil

A fase de meio de funil é, por outro lado, o ponto intermediário do funil que transforma curiosos em potenciais clientes. Realmente divide os prospects em leads ou curiosos, facilitando assim para a equipe de vendas no momento do trabalho.

Assim também, O lead que esta no meio do funil já entendeu a dor que ele sente e já sabe qual o seu problema, agora ele esta procurando formas de resolver essas situações. Cabe a empresa fornecer conteúdos para ajudar nesse momento. Ele pode estar em dúvida de comprar ou não com você, e esse é o momento de passar mais confiança para o cliente.

Fundo de Funil

Fundo de funil é o estágio da tomada de decisão do cliente para compra, definitivamente ele já conhece o seu produto/serviço e está na eminente tomada de decisão. Esses leads estão com mão levantadas esperando por você para virarem clientes. Você deve dar muita atenção nesse momento para conseguir converter a venda.

Definitivamente eles estão comparando o seu produto com os concorrentes para determinar a melhor escolha. Ele vai comprar os pros e contras e os valores de cada solução.

Como produzir conteúdo para as fases do funil

Video canal da allman no YouTube – conteúdo e etapas de funil

Com o entendimento de cada fase do funil fica mais claro as ferramentas que devem ser trabalhadas, mas iremos facilitar ainda mais o seu processo. Vamos trabalhar com as ferramentas e direcionar a produção do conteúdo. No video no nosso canal do youtube mostramos como planejamos nosso conteúdo.

Ferramenta para definir os conteúdos

Em primeiro lugar, precisamos ver os conteúdos mais procurados pelas pessoas na internet. Podemos usar algumas ferramentas para nos ajudar.

A princípio a ferramenta que mais te ajuda é o Answer the public. Nela você consegue consultar 2 vezes por dia, gratuitamente, e conseguir conteúdos para lhe ajudar a definir as suas postagens.

No site você ira mudar as configurações para Brazil e Português para assim você conseguir pesquisar o conteúdo de acordo com o que deseja. Escreva a palavra-chave e mande pesquisar. Use palavras básicas do seu conteúdo para te ajudar, como: shampoo para cabelos cacheados, Sistema para Pequenas Empresas, etc. Logicamente que a palavra-chave tem que estar ligada ao seu produto/serviço para que você consiga encontrar os conteúdos corretos.

Existem outras ferramentas que podem te ajudar no aumento das suas vendas, nesse artigo falamos mais sobre elas.

pagina inicial answer the public

Usando um exemplo, digitei gestão financeira e mandei pesquisar. No primeiro momento aparece as dúvidas / questões frequentemente pesquisadas no Google pelas pessoas. Cada uma desses questionamentos vai te servir direcionando os conteúdos que você ira produzir. E ao descer a página no site você ira encontrar mais preposições, palavras-chave e outros assuntos que irão facilitar a sua condução. Uma dica importante, o site consegue exportar tanto em imagem quanto em Excel, você ira assim salvar os conteúdos para poder produzi-los.

Definição dos Conteúdos por Etapa do Funil

Agora com os conteúdos mais pesquisados em mãos, você ira distribuir de forma a fazer a pessoa que esta pesquisando encontrar seus posts e conteúdos. Em outras palavras, você vai usar as dúvidas das pessoas como forma de atraí-las.

Conteúdo para Topo de Funil

  • Post para Instagram – Reels, Posts e Storys
  • Youtube – Shorts e Vídeos Longos
  • Tik Tok – Vídeos
  • Linkedin – Posts e Vídeos
  • Facebook – Vídeos e Posts
  • Blog – Posts com Texto e Vídeos
  • Newsletter – Envio desses conteúdos por e-mail
  • Whatsapp – Envio desses conteúdos por whatsapp
  • Ebooks básicos para download através do seu site

Lembre de fazer conteúdos mais abertos, pois você vai pegar pessoas que ainda não sabem realmente quais são as dores e os problemas que elas enfrentam. São conteúdos mais genéricos. Use conteúdos práticos como:

  • 5 ferramentas para aumentar as vendas
  • 7 benefícios da gestão financeira para supermercados
  • 5 coisas que todo careca tem que saber

Conteúdo para Meio de Funil

  • Ebooks mais completos
  • Check-lists
  • Planilhas para download

Aqui você tem que usar e abusar do seu site, leve todas as pessoas para baixar os conteúdos no seu portal. Crie landing page para capturar o e-mail e o WhatsApp do interessado, para que somente depois ele consiga baixar os conteúdos. Abuse de conteúdos como:

  • Planilha de Gestão de Fluxo de caixa
  • Check list de compra de carro usado
  • Calendário de marketing de conteúdo

Conteúdo para Fundo de Funil

  • Cupons de desconto
  • avaliação de ferramenta gratuitamente
  • consultoria gratuita
  • demonstração do produto

Esse e o momento de fisgar o peixe, você já trabalhou as iscas e ele esta no seu anzol, usei com sabedoria! O lead conhece seus materiais, já está interessado, agora você deve fazer com que ele tome a decisão, use comparações, de uma contrapartida de desconto ou algo que faca ele agilizar a tomada de decisão ao seu favor.

Agora que você já sabe como produzir o conteúdo, está na hora de pôr a mão na massa. Comece planejando e testando seus conteúdos. Com o tempo você ira aprimorar sua escrita e suas artes, tudo leva tempo.

No nosso canal do Youtube, nossos shorts mostram o dia a dia da nossa empresa na ajuda aos empreendedores. Se inscreva no nosso canal

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