Ferramentas de Vendas para Impulsionar seu Negócio

A automação das vendas é fundamental para poder acelerar suas negociações. Quanto mais automatizado, mais tempo sua equipe comercial terá para qualificar, negociar e fechar negócios.

É importante entender que automação de vendas nada mais é do que a implantação de inovação, processos e softwares no processo comercial. Não irá substituir pessoas na empresa, mas irá facilitar o trabalhar e principalmente ampliará o potencial de resultados.

Neste artigo vamos lhe ajudar a entender as possibilidades para lhe ajudar a pensar no que adaptará ao seu negócio.

Captação de Contatos – Leads

Captar potenciais clientes é importante para agilizar o processo de vendas. Não se pode mais ficar esperando seu telefone tocar ou o cliente bater na sua porta. É fundamental você procurar o cliente onde ele estiver.

Mas como conseguir os contatos dos clientes? Como entrar em contato? Como vou fazer isso funcionar?

Existem várias ferramentas que trabalham de formas diferentes que vão poder te ajudar nesse sentido.

O Redrive é um sistema que faz automação de prospecção via whatsapp e intagram. Ulitizamos ele na Allman para ajudar na captação de clientes e na atração de candidatos para vagas de empregos.

Ele amplia a força de vendas da empresa, sendo utilizado um bot (robô) para contato com os potenciais clientes que você listar. Você pode programar o robô para mudar os nomes das pessoas e outras informações de acordo com o cadastro.

A vantagem do Redrive é a possibilidade de você importar contatos de potenciais clientes do Instagram e do Banco de Dados da Receita Federal (no caso de cnpjs) com os contatos das empresas. Essa parte é uma forma de ganhar tempo para sua equipe na prospecção e contatos.

Os valores da Plataforma variam de R$197,00 à R$697,00 de acordo com as ferramentas que você deseja utilizar.

A econodata é uma plataforma de dados para prospecção de empresas para empresas. Na plataforma é possível segmentar dados por regiões, por porte, por setor e outros filtros possíveis.

A plataforma promete assertividade nos dados para facilitar a prospecção, qualificando os dados dentro do sistema mostrando se estão corretos ou não. Outro ponto é o gerador de e-mails válidos, podendo assim você realizar uma campanha de cold e-mail para prospecção.

Os valores não estão disponíveis para consulta no site.

A Hunter é uma plataforma de captura de contatos de um determinado site. Uma ótima ferramenta para quem está implantando outbound. A ferramenta possui um plugin que é instalado no Google Chrome para facilitar a captura de dados.

Ao entrar no site de uma determinada empresa você pode clicar no plugin que ele irá buscar todos os e-mails disponíveis para contato do site, facilitando assim para equipe comercial.

A plataforma possui uma versão free limitada, mas que já é uma grande ajuda para uma empresa que está começando.

A snov é uma ferramenta semelhante a Hunter, que possibilita a captura de contatos dentro dos sites de potenciais clientes. A ferramenta promete entregar mais ao cliente, como um funil de vendas e um CRM específico dos contatos.

 

O Linkedin é uma plataforma rede social para relacionamento de trabalho, postagem de vagas e compartilhamento de práticas de gestão. Com essa finalidade, ela também serve para prospectar potenciais clientes, tendo assim o linkedin bussiness que tem a função de fornecer acesso aos dados da persona definida.

A solução de vendas do linkedin te permite mandar mensagem para os usuários dentro do perfil definido por sua empresa.

Gestão dos Contatos – CRM

Para melhorar vendas é obrigatório implantar um sistema de CRM. O aumento na produtividade e eficiência da sua equipe irá alcançar um nível superior com um CRM.

Pode ser feito no Excel ou qualquer outro sistema que ajude. Te apresento duas alternativas de CRM que irão lhe ajudar muito.

O tangerin é um sistema de gestão de empresas, principalmente focado em CRM e Gestão de Projetos. O sistema é de fácil utilização e consegue lhe ajudar no operacional e na gestão de vendas, facilitando todos os controles de processos de vendas.

A facilidade de uso do tangerin irá agilizar os resultados pois com a centralização da informação fica mais fácil os retornos de propostas e a análise do porquê os clientes estão rejeitando os contratos, por exemplo.

Nos da Allman controlamos até agendas da equipe por meio do tangerin, pois cada usuário pode ter acesso e marcar na agenda do outro, simplificando assim agendamentos de vendas ou de gestão de projetos.

O Pripedrive é um CRM que visa a gestão dos leads e a automação das vendas. Ele separa as vendas em estágios do processo de vendas, para poder ficar mais fácil o gerenciamento de cada negociação.

Todo CRM tem a estruturação e a gestão do histórico das negociações, facilitando assim para a gestão atual da negociação e de futuros negócios com os mesmos leads.

O Pipedrive tem um foco muito bom em relatórios que facilitam a sua tomada de decisão e você conseguirá analisar cada vendedor de forma separada, entendendo as fraquezas e as qualidades individuais.

Automação de Marketing

Ferramentas de automação de marketing permitem que gere leads através de formulários no site, através de oferecimento de materiais ricos e afins.

Essas ferramentas gerenciam e-mails de contato para oferecimento de produtos e/ou serviços, podendo até vincular site com as redes sociais para criar uma rede e atrair o cliente.

O RDstation é uma ferramenta bem robusta, já fomos clientes deles, que lhe auxilia no envio de campanha para os e-mails de leads e inscritos na sua rede. Ferramenta necessária para qualificação dos leads e aumento do engajamento.

Além desta funcionalidade eles possuem um CRM que gerencia os contatos e aponta ao vendedor o momento certo de contactar determinado lead.

Possui funcionalidades como: criação de landing pages, inserção de botão de whatsapp no site, modelos prontos de e-mails, segmentação e automação de contatos e relatórios.

O Active Campaing é uma ferramenta similar ao RD station, com mais opções internas de uso e aplicação. Por exemplo você consegue implantar em um e-commerce para utilização em abandono de carrinhos e ofertas de produtos.

O Active tem uma maior entrega de e-mails, sentimos isso ao usar, o que garante maior contato com seu lead. Isso é extremamente valido pois e-mails como Gmail e Hotmail bloqueiam muitos e-mails e os mandam para caixa de spam.

O sistema possui templates para aplicação e frequentemente ofertam lives gratuitas para você aprender a usar o sistema e tirar o máximo da ferramenta.

Assinar contratos fisicamente é coisa do passado, até porque a evolução dos últimos 3 anos fez com que as empresas percebessem que podem atender clientes em várias localidades através da internet.

Muitas ferramentas surgiram para homologação dos contratos e a gestão de assinaturas.

Clicksing é a ferramenta que utilizamos na Allman e nos ajudou muito na assinatura dos contratos e na gestão deles. Você coloca o contrato em word no sistema deles e ele dispara para as pessoas que você determinou para assinarem.

Esse sistema possui todas as funcionalidades para garantir a validade dos dados e assinaturas dos contratos.

Docusing é uma ferramenta similar ao Clicksing, que visa te ajudar a colher assinaturas e gerenciar a vida do contrato e de seus documentos.

As empresas precisam estar presentes em várias redes sociais de forma simultânea. Imagina gerenciar todos os posts e responder os comentários que são feitos de forma manual, ia dar trabalho.

Mlabs é uma plataforma de gestão de redes sociais que permite a criação de calendários, programação e postagens em várias redes sociais simultaneamente. O interessante é que você pode personalizar o texto de acordo com cada rede social, facilitando assim seu processo de gestão de redes sociais.

O interessante do Mlabs é a consolidação das mensagens das redes sociais em um único local, o que facilita as respostas e retorno aos contatos recebidos.

O Mlabs possui integração com o Canvas para criação de artes para postagens.

A Etus é similar ao Mlbas, que irá te ajudar na gestão das redes sociais. Na Allman já utilizamos a Etus, mas não conseguimos nos adaptar ao template da ferramenta. Migramos para o Mlabs no fim de 2021.

A Etus possui parceria com agencias o que facilita na gestão de clientes em um único site, e possui também um sistema de gestão de projetos e aprovações por parte do cliente.

Conhecer ferramentas de automação de vendas é necessário para impulsionar as vendas da sua empresa. Isso só ocorre, pois são aumentam escala e ampliam os resultados.

Ademais, conte com ferramentas para facilitar todas essas práticas dentro da sua empresa!

Boas vendas!

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Texto por: Décio Pessoa

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