7 estratégias para aumentar as vendas de sua empresa

O desenvolvimento do setor comercial é fundamental para qualquer negócio. Muitas empresas se perdem no momento de estruturar o setor de vendas, e cometem erros básicos.

Entender os erros atuais, e mudar o processo de venda é fundamental para você aumentar as vendas.

Neste artigo vamos abordar 7 estratégias que você aumentar as vendas de sua empresa.

Temos um artigo completo para te ensinar na estruturação de conteúdo para marketing digital, vale a leitura

Como vender mais – Entendendo a situação atual

A afirmação e pergunta, é uma das mais pesquisadas no google. Mas a resposta deve ser direcionada para cada segmento.

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O primeiro passo é realizar uma análise da situação atual do seu negócio.

Vamos usar a Matriz SWOT (FOFA) para analisar a situação atual da sua empresa, e assim você irá visualizar.

Uma estratégia importante é visualizar as coisas, sabe aquela expressão que diz: quer que eu desenhe? Nesse caso é fundamental que desenhe.

Papel e caneta na mão e vamos lá!

Análise SWOT

A SWOT é uma ferramenta de análise estratégica da empresa, mas pode ser aplicada na análise pessoal também.

Em cada um dos pontos você irá listar a visão sua do seu negócio, da equipe e dos clientes. Quando realizamos o planejamento em clientes, nos gostamos de aplicar uma pesquisa com os clientes (pesquisa de satisfação) para pegarmos a visão deles sobre a empresa.

S – Strengths (Força) – Liste tudo que seu negócio é bom.

  • Diferencial do mercado
  • O que os clientes mais elogiam
  • Forma diferente de atuar
  • Qualidade da equipe
  • Logística diferenciada
  • Entrega rápida
  • Qualidade dos produtos
  • Conhecimento do mercado

Realmente analise o que a empresa tem de melhor, e seja honesto em todas as análises.

W – Weaknesses (Fraquezas) – Liste tudo que é ruim ou não funciona como deveria

  • erros de atendimento
  • erros no sistema
  • comportamento de equipe
  • reclamações de clientes
  • problemas frequentes

A honestidade vai ser fundamental para entender onde realmente estão os problemas da empresa

O – Opportunities (Oportunidades) – Liste o que é novidade no mercado, ideias e etc.

  • Sistema
  • Práticas do mercado
  • Novidades a vista
  • Novos serviços e/ou produtos
  • Tecnologias

Entende o que pode gerar um diferencial no seu negócio, com o uso/aplicação de algo novo na empresa

T – Threats (Ameaças) – Liste o que pode atrapalhar o seu mercado

  • Legislação
  • Novos impostos
  • Entrada de concorrentes
  • Mão de Obra

Fatores que são externos a empresa, que podem complicar ainda mais as coisas.

Estratégias de aumento de vendas

Com base nos dados levantados, você irá visualizar as situações que serão apresentadas, e poderá escolher um ou várias da estratégia que iremos te apresentar para aumentar suas vendas.

É fundamental entender que não adianta usar marketing para atrair clientes se o atendimento interno é péssimo. Irá só atrapalhar mais a empresa.

#1 – Qualificação dos Vendedores

Equipe preparada é fundamental para tudo funcionar. Um vendedor que não conhece seu produto/serviço, não consegue ter argumentos para vender.

Treine seu time para conhecer mais com o que trabalha. Peça aos fornecedores, treinamentos específicos dos produtos.

Sobre o atendimento, acesse nosso treinamento gratuito, que irá te ajudar.

#2 – ERP

Para aprimorar as vendas, não adianta tentar gerenciar as vendas ou a empresa, fazendo tudo na cabeça ou na agenda.

É fundamental um sistema base para que você possa organizar a empresa, com vendas, financeiro, estoque e outros aspectos necessários.

O ERP vai organizar a rotina da empresa.

#3 – Processo definido

Desenhe o passo a passo das vendas. Como deve ser a abordagem, como funciona a negociação, qual limite máximo de desconto, qual a meta individual, relatórios diários de como está as vendas (daily), dificuldades dos vendedores, pontuações frequentes dos clientes.

Todos os passos vão te ajudar a ter um fluxo constante de vendas, sem atrapalhar os processos

Exemplos de processos de vendas

#4- Prospecção de Clientes

Não espere o cliente te encontrar ou o marketing atrair o cliente da empresa. É necessário buscar o cliente.

Entenda qual o perfil do seu cliente, os comportamentos comuns deles e as necessidades. Com base nesses dados procures clientes novos no mesmo perfil.

Entre em contato apresentando sua empresa, seus produtos e as soluções que oferece a eles. O cliente só vai comprar se ele souber que você existe, então faça a prospecção sempre.

#5 – Follow up e Relacionamento

Muitas vendas não são fechadas no momento do primeiro contato. É fundamental manter o relacionamento com as pessoas, para cultivar esses potenciais clientes. Existe o vendedor (farmer) focado em aumentar o contato com o cliente.

Então é necessário trabalhar com o retorno de contato. Deixe na agenda para entrar em contato a cada 15 dias no máximo com as pessoas, pode ser ligação e/ou whatsapp.

Frequentemente um erro comum é faz com que uma venda não seja fechada, pois não lembrou de retornar uma ligação ou visita ao cliente.

#6 – Indicação de Clientes

Crie um vínculo com seu cliente para que ele seja vendedor da sua marca. Isso acontece de uma forma espontânea ou direcionada.

Você pode colocar junto do produto uma “cartinha” agradecendo a compra, e falando com ele para postar nas redes sociais e marcar sua empresa. Entendeu que é direcionada, mas não obrigatória? Você vai sugerir, e possivelmente ele irá fazer.

Não existe vendedor melhor do que um cliente satisfeito.

#7 – Marketing de Conteúdo

Use as redes sociais ao seu favor. Instagram, Tik Tok, Youtube e outras, sevem para você mostrar o seu trabalho.

Entretanto, tenha uma estratégia, não é só postar. Você tem que entender as dificuldades do seu cliente.

  • O que ele digita no google para procurar
  • O que ele assiste no youtube para saber mais
  • Quais são as duvidas frequentes que ele tem

Essas informações serão a base dos seus posts para redes sociais.

Um detalhe importante, você não vai gostar dos primeiros vídeos, primeiros posts… a timidez vem, porém, a melhoria só vem pela prática.

Veja também: Marketing de Conteúdo: 5 grandes tendências para 2023.

Vai e faz!

Todas as dicas são evolutivas. Sempre você irá melhorar, consequentemente, ampliará ainda mais suas vendas.

Se precisar de ajudar, pode contar conosco. Teremos um prazer em te direcionar.

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