Como motivar minha equipe?

O que fazer quando você tem a certeza do potencial da sua equipe, mas sente que o engajamento não anda lá grandes coisas…? Se esta for a sua dificuldade como gestor, nós podemos te ajudar! Neste artigo você vai conferir algumas dicas valiosas para aplicar no seu negócio e alcançar resultados significativos.

Para começo de conversa, fique atento às mudanças do mercado

Com a evolução organizacional, os fatores motivacionais se tornaram um desafio para as empresas.  Por mais estranho que possa parecer, atualmente a motivação de uma equipe não depende apenas de um bom salário. Acredite: muitas vezes, o estímulo pode vir de ações que estão bem longe do contracheque.

Sabe aquela velha frase que diz “funcionário satisfeito, consumidor satisfeito”?

Então, o termo é antigo, mas de fato, funciona! Um colaborador motivado interage melhor com o seu público, e, querendo ou não, na maioria das vezes, o primeiro contato do cliente não é com o dono do negócio. Ou seja, a motivação faz com que o colaborador esteja engajado com o crescimento da empresa.

Sim! Quanto mais você motiva o seu funcionário, mais ele pode contribuir para o sucesso da sua empresa.

Ofereça capacitação

Investir na capacitação dos colaboradores, como por exemplo, treinamentos específicos, é manter a equipe em constante evolução. Além de potencializar as habilidades e corrigir as fraquezas, a capacitação aumenta as chances de resultados.

Não se esqueça que o planejamento estratégico é fundamental para organizar um treinamento de funcionários. Quando você planeja, fica mais fácil ter uma visão real das necessidades da empresa e de seus colaboradores. Não faz sentido ter uma boa dinâmica, um ótimo curso, se ele não está direcionado à pessoa certa.

Desafie seus colaboradores

As atividades rotineiras muitas vezes influenciam na desmotivação dos colaboradores. Então saia da rotina e ofereça novos desafios com propostas que podem despertar o interesse da equipe e melhorar a produtividade no ambiente de trabalho.

Uma pesquisa realizada pela Right Management – consultoria organizacional especializada em gestão de talentos e carreira, aponta que “as empresas que oferecem oportunidades ao colaborador são seis vezes mais propensas a motivar seus funcionários do que aquelas que não oferecem; quase 2,5 vezes mais inclinadas a serem produtivas e quatro vezes menos sujeitas a perder talentos” (Fonte: administradores.com).

Elogie–os!

Vamos ser sinceros: quem não gosta de receber um elogio? O reconhecimento do trabalho funciona como um start para despertar o sentimento de motivação. Para muitos colaboradores, ser visto pela liderança tem mais valor do que o reconhecimento financeiro; isso porque essa atitude é uma espécie de bússola que vai mostrar se ele está no caminho certo.

Mostre em público que seus colaboradores fazem a diferença

São atitudes que engajam o funcionário aos princípios da empresa. Esse feedback o faz sentir importante.

Essas dicas simples podem ser facilmente planejadas pela gestão para estimular o senso de cooperação e satisfação dentro da empresa. São ações que vão melhorar o desempenho e aumentar os resultados do seu empreendimento.

Nosso nosso canal do Youtube, nossos shorts mostram o dia a dia da nossa empresa na ajuda aos empreendedores. Se inscreva no nosso canal

Continue lutando para empreender e conte conosco!

 

Cleidy

Autora

Jussara

Editora

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Compartilhar Conteúdo

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Conhece nosso Podcast?