Empresário com Mania de Estoque Cheio

Se você é empreendedor, com certeza já deve ter escutado a frase: “estoque parado é dinheiro parado”, certo? Grandes e pequenos empreendedores muitas vezes não compreendem que a má gestão de estoque é um dos maiores gargalos dentro de uma empresa. Neste artigo trouxemos algumas dicas para um faturamento positivo através da administração eficiente deste setor.

Para começar, entenda um problema: Se você tem estoque parado, na verdade o que você tem é prejuízo. Primeiro porque foi preciso investir dinheiro na compra, e, segundo, porque a mercadoria ocupa espaço. Quanto mais tempo o estoque fica “agarrado” maior o prejuízo.

Se você colocar na ponta do lápis, vai perceber que o recurso injetado num estoque sem planejamento poderia ter sido investido em outra área que provavelmente traria mais lucro. Além disso, armazenar mercadoria é sempre algo preocupante. O ramo supermercadista, por exemplo, precisa de um monitoramento rigoroso em relação à data de validade e conservação dos produtos. Se o ramo é de vestuário, tem que ficar atendo às estações – o que fazer com a roupa fora de moda que ficou para trás?

Essa sensação de dinheiro jogado fora leva muitos empreendedores – principalmente lojistas, a viverem de promoções para escoar o produto. Claro, não há nada de errado em colocar a mercadoria em oferta, mas como dissemos no título deste artigo, alguns empresários têm mania de estoque cheio, principalmente por não saber alinhar o setor de compras com o setor de vendas.

Pensando nisso, listamos 4 dicas para uma boa gestão de estoque:

1 – Conheça a demanda do seu negócio

É impossível gerir um estoque sem identificar o seu cliente, o que ele consome e qual é a média mensal de saída do seu produto. Essa análise facilitará o controle de entradas e saídas de mercadoria.

2 – Monitore o fluxo de entradas e saídas

O alinhamento dos setores de compra e de venda é essencial para uma boa gestão de estoque. Manter esse controle te ajuda a prever a real necessidade de compras, bem como a quantidade e a especificidade do produto. Além disso, ficará mais fácil estimar vendas futuras, projetar pedidos com os fornecedores, aprimorar o planejamento de produção e saber quais produtos têm mais saída no seu negócio.

3 – Faça planejamento de compras

Junto ao fluxo de vendas, programe as compras de acordo com a demanda do seu negócio. Monte um calendário, estabeleça datas, quantidade e fornecedor para cada mercadoria. Essa otimização do processo evitará que o produto fique agarrado no estabelecimento, além de diminuir os custos.

4 – Mantenha relacionamento com os fornecedores

Para começar, não foque em apenas um fornecedor. Seu empreendimento precisa de variedade. O cliente gosta e seu bolso agradece quando você tem opções de negociar melhores preços.

Um bom relacionamento com o fornecedor evita muitos prejuízos.

Um pedido feito errado, por exemplo, pode ser facilmente solucionado quando se tem uma relação cordial com quem te fornece mercadoria.

Portanto, uma gestão de estoque eficiente não se limita a vender produto. É preciso um planejamento estratégico para diminuir custos, evitar prejuízos e aumentar a lucratividade do seu negócio.

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