Empresário com Mania de Estoque Cheio

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_single_image image=”4876″ img_size=”large”][vc_column_text]Se você é empreendedor, com certeza já deve ter escutado a frase: “estoque parado é dinheiro parado”, certo? Grandes e pequenos empreendedores muitas vezes não compreendem que a má gestão de estoque é um dos maiores gargalos dentro de uma empresa. Neste artigo trouxemos algumas dicas para um faturamento positivo através da administração eficiente deste setor.[/vc_column_text][vc_column_text]Para começar, entenda um problema: Se você tem estoque parado, na verdade o que você tem é prejuízo. Primeiro porque foi preciso investir dinheiro na compra, e, segundo, porque a mercadoria ocupa espaço. Quanto mais tempo o estoque fica “agarrado” maior o prejuízo.[/vc_column_text][vc_column_text]Se você colocar na ponta do lápis, vai perceber que o recurso injetado num estoque sem planejamento poderia ter sido investido em outra área que provavelmente traria mais lucro. Além disso, armazenar mercadoria é sempre algo preocupante. O ramo supermercadista, por exemplo, precisa de um monitoramento rigoroso em relação à data de validade e conservação dos produtos. Se o ramo é de vestuário, tem que ficar atendo às estações – o que fazer com a roupa fora de moda que ficou para trás?[/vc_column_text][vc_column_text]Essa sensação de dinheiro jogado fora leva muitos empreendedores – principalmente lojistas, a viverem de promoções para escoar o produto. Claro, não há nada de errado em colocar a mercadoria em oferta, mas como dissemos no título deste artigo, alguns empresários têm mania de estoque cheio, principalmente por não saber alinhar o setor de compras com o setor de vendas.[/vc_column_text][vc_column_text]Pensando nisso, listamos 4 dicas para uma boa gestão de estoque:[/vc_column_text][vc_column_text]

1 – Conheça a demanda do seu negócio

[/vc_column_text][vc_column_text]É impossível gerir um estoque sem identificar o seu cliente, o que ele consome e qual é a média mensal de saída do seu produto. Essa análise facilitará o controle de entradas e saídas de mercadoria.[/vc_column_text][vc_column_text]

2 – Monitore o fluxo de entradas e saídas

[/vc_column_text][vc_column_text]O alinhamento dos setores de compra e de venda é essencial para uma boa gestão de estoque. Manter esse controle te ajuda a prever a real necessidade de compras, bem como a quantidade e a especificidade do produto. Além disso, ficará mais fácil estimar vendas futuras, projetar pedidos com os fornecedores, aprimorar o planejamento de produção e saber quais produtos têm mais saída no seu negócio.[/vc_column_text][vc_column_text]

3 – Faça planejamento de compras

[/vc_column_text][vc_column_text]Junto ao fluxo de vendas, programe as compras de acordo com a demanda do seu negócio. Monte um calendário, estabeleça datas, quantidade e fornecedor para cada mercadoria. Essa otimização do processo evitará que o produto fique agarrado no estabelecimento além de diminuir os custos.[/vc_column_text][vc_column_text]

4 – Mantenha relacionamento com os fornecedores.

[/vc_column_text][vc_column_text]Para começar, não foque em apenas um fornecedor. Seu empreendimento precisa de variedade. O cliente gosta e seu bolso agradece quando você tem opções de negociar melhores preços. Um bom relacionamento com o fornecedor evita muitos prejuízos. Um pedido feito errado, por exemplo, pode facilmente ser solucionado quando se tem uma relação cordial com quem te fornece mercadoria.[/vc_column_text][vc_column_text]Portanto, uma gestão de estoque eficiente não se limita a vender produto. É preciso um planejamento estratégico para diminuir custos, evitar prejuízos e aumentar a lucratividade do seu negócio.[/vc_column_text][vc_column_text]Este artigo foi útil para você? Sugira outros temas para melhorar o seu negócio! Você pode conferir outras dicas em nosso perfil do Instagram, acessando @allmanconsultoria. Até a próxima![/vc_column_text][vc_cta h2=”Quer inovar seu negócio?” h2_font_container=”font_size:20px|color:%23000000|line_height:24px” h2_use_theme_fonts=”yes” txt_align=”center” shape=”square” style=”flat” add_button=”right” btn_title=”Chame a Allman” btn_style=”flat” btn_color=”inverse” btn_size=”lg” btn_align=”right” btn_i_align=”right” btn_i_icon_fontawesome=”fa fa-chevron-right” use_custom_fonts_h2=”true” btn_add_icon=”true” btn_link=”url:http%3A%2F%2Fallman.com.br%2Fcontato%2F|||” el_class=”third_bg_color” css=”.vc_custom_1554761627365{margin-bottom: 0px !important;background-color: #f9e000 !important;}”][/vc_cta][/vc_column][vc_column width=”1/3″][stm_sidebar sidebar=”527″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”4773″][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

Jussara

Editora – Equipe Allman[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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