Do Planejamento à Execução
5 Passos para você fazer acontecer!

Antes de tudo, vamos deixar claro que Ideias e planos são pensamentos que em todo momento estão na mente de um empreendedor. Contudo, como o empreendedor não tem tempo para implantar todas as ideias “revolucionárias” montamos esse artigo para lhe ajudar.

Agora neste artigo, vamos trabalhar 5 passos para você conseguir implantar e melhorar tudo na sua empresa, otimizando tempo e ganhando produtividade para você e sua equipe. Não somente de Planejamento vive uma empresa, mas é fundamental a Execução do planejado!

O Maior Erro do Empreendedor

O empreendedor em sua natureza comete um erro comum: Achar que as pessoas ao seu redor deveriam ser iguais a ele, e por não serem, ele acaba acumulando funções na própria empresa. 

Essa falta de maturidade para entender que as pessoas aprendem fazendo e muitas vezes corrigindo os erros, se faz necessária para o empreendedor ganhar tempo.

Sim! Quanto mais delegamos para as pessoas, mais tempo temos para fazer as melhorias nos processos internos e ganhar produtividade e rentabilidade nos nossos negócios.

Ah! mas não consigo contratar! no vídeo abaixo te mostro como eu escolho as pessoas para trabalhar comigo!

Vamos parar as desculpas e por a Mão na Massa!  

Passo 1 - Criar uma lista de Prioridades no seu dia

Um Empreendedor definitivamente tem todo dia uma bomba para apagar, isso é normal. Entretanto, é importante você separar o que é Urgente do que é Importante. Sim, existe uma grande diferença que você deve aprender para assim conseguir priorizar o seu dia.

Urgente é tudo que acontece de forma inesperada, e realmente exige resposta imediata. Geralmente a quando é Urgente é algo estressante viu!

Importante é tudo que é planejado e é previsível, geralmente está relacionado às metas da empresa. 

Existe um quadro que pode te ajudar a criar as prioridades do seu dia.

Primeiro, comece a criar padrões para lhe ajudar a pensar nas atividades e direcionar seu dia a dia. Posteriormente, elimine o que não é necessário no seu dia a dia, e ganhe tempo para fazer o que realmente é importante para você e seu resultado.

 

URGENTE 768x768 - Do Planejamento à Execução - 5 Passos para você fazer acontecer!

Após a definição do que realmente você irá executar no dia, crie uma lista de tarefas. Pode ser no seu celular, no computador, em uma agenda ou até mesmo em um papel de pão! Mas você precisa colocar e escrever! Assim você cria um senso de responsabilidade de entregar tudo que você programou para o dia.

Caso você não consiga realizar, essa atividade fica como primeira do próximo dia a ser realizada. 

Cuidado com o acúmulo, e a bola de neve!!! Não deixa para depois o que pode ser realizado hoje!

URGENTE 1 300x300 - Do Planejamento à Execução - 5 Passos para você fazer acontecer!

Passo 2 - Definir Objetivo Claro e Prazo para as Ações

Empreendedor essa parte é crucial! Defina o seu objetivo e seu prazo para executar! 

Muitas vezes mudamos de opinião, queremos mudar o foco e o rumo de tudo! Mas isso não pode acontecer! Em todos os momentos temos ideias novas, mas para que consigamos fazer a diferença na empresa é imprescindível ter inicio meio e fim nas ações, senão ficamos com muitas coisas inacabadas e perdidas no meio do caminho.

Defina seu objetivo e defina as ações com seus prazos. Use nossa planilha de gestão de tarefas e atividades para te ajudar.

 

Passo 3 - Pesquise

Agora sim! Vamos colocar a mão na massa! Muitas ideias que temos já foram implantadas em outros lugares por outras pessoas. Usar o google como base para nossas melhorias é fundamental, pois assim economizamos tempo e dinheiro! Esse material aqui é ótimo para você usar corretamente o google.

Mas irei copiar alguém? Não! Você irá aproveitar para validar sua ideia e usar a experiência e prática do que encontrar para agilizar o seu projeto. Hoje no Youtube é comum as pessoas compartilharem conhecimento de forma gratuita no intuito de ajudar mesmo (nos fazemos isso no nosso canal, aproveita e  Se inscreva no nosso canal).

Encontramos sistemas prontos que fazem o que desejamos, encontramos pessoas que já implantaram algo que pensamos e deu errado, outras que deram certo e etc.. O objetivo é aprender com a experiência das pessoas para facilitar sua vida. Seja inteligente!

Passo 4 - Peça Ajuda

Travou? Não consegue sair do lugar? Vai pedir HELP para alguém! Sim empreendedor não é feio pedir ajuda, feio é não terminar por falta de conhecimento ou prática. Procure algum conhecido ou uma indicação de alguém que pode te ajudar a fazer acontecer na sua empresa. 

Não fique travado no momento de dificuldade, eles irão acontecer, mas é fundamental você não parar ou desistir nesses momentos. Precisamos implantar as melhorias nas empresas, inovar é essencial para mantermos competitivos no mercado e continuar ganhando mercado.

Não tem condição de sabermos tudo, ou fazermos tudo! Tudo tem seu limite, delegue atividades que possam ser realizadas por alguém para te ajudar, ai sim você estará perto do seu objetivo final que é implantar as melhorias.

Passo 5 - Comemore seu Sucesso

Empreender no Brasil não é fácil! Por isso é importante você comemorar suas conquistas, das menores até as maiores. Compartilhe com sua equipe o resultado conquistado, compartilhe com seu time as mudanças realizadas. 

Agradeça a quem te ajudou a tirar do papel! E já programe seu próximo projeto para assim manter a empresa rumo ao sucesso sempre. Desenvolvendo melhorias em todo momento.

Nosso nosso canal do Youtube, nossos shorts mostram o dia a dia da nossa empresa na ajuda aos empreendedores. Se inscreva no nosso canal

Continue lutando para empreender e conte conosco!

Texto por: Décio Pessoa 

 

× Gostou dos Nossos Materiais? Como posso te ajudar?