Marketing de Conteúdo: 5 grandes tendências para 2023

O ano está acelerado e com isso, chegou a hora de analisar as tendências do marketing de conteúdo para 2023.

Essa é uma tarefa importante, afinal, o cenário digital segue em constante evolução. 

Para isso, elaboramos esse conteúdo com as principais tendências que a sua empresa precisa estar de olho.

Com isso, será mais fácil visualizar tudo sobre como essas inovações podem impactar os seus negócios. 

Boa leitura!
Acompanhe também: Como produzir conteúdo para funil de vendas.

Importância do marketing de conteúdo para as empresas

O foco principal das empresas são as vendas. 

Sem as tendências de marketing digital não é possível entender quais conteúdos estão em alta e quais vão ser as principais estratégias para alcançar cada vez mais clientes.

No Brasil, a DataReportal uma das mais famosas plataformas de vídeos, atingiu cerca de 74,1 milhões de usuários somente em janeiro de 2022.

Com isso, as tendências de marketing auxiliam as empresas na hora de identificarem as possibilidades de mudanças, estando sempre à frente dos seus concorrentes.

E claro, se preparando para atender a todas as necessidades e desejos dos clientes.

5 grandes tendências em marketing de conteúdo

O mundo vive em uma constante transformação, principalmente com relação a tecnologia. 

Bom, a sua empresa deve evoluir para não ficar para trás no quesito competir com os concorrentes.

Vai além de gerar lucros para a empresa, o marketing de conteúdo faz diferença e auxilia sua empresa como um todo.

Confira a seguir as principais tendências para 2023 e comece já a preparação!

#1 Conteúdo em Vídeo

Os vídeos são aqueles conteúdos que sempre estão em alta, ganhando mais espaço nas plataformas, afinal, os usuários demonstram gostar mais dos vídeos do que de fotos.

Então, procure investir em plataformas e redes focadas no formato para alcançar seu público-alvo. 

Lembre-se, os conteúdos devem ser de acordo com sua estratégia digital e as personas.

Essa é uma estratégia muito recomendada pelas agências de seo, que visa também a ajudar a melhor posicionar na primeira página do Google. 

#2 Estratégias de podcast

Não se trata de uma surpresa, afinal, os podcasts estão sendo bem consumidos atualmente. 

Afinal, trata-se de um formato onde as pessoas estão cada vez mais engajadas. 

A preferência ainda é pelos perfis informativos, onde são oferecidas perspectivas que o ouvinte possivelmente não teria acompanhado se o conteúdo fosse de outra forma.

Aqui o e-mail marketing pode ser usado como ferramenta de convite aos potenciais ouvintes, sempre para uma base bem segmentada. 

Aproveite e acompanhe nosso AllmanCast – Um podcast de empreendedorismo!

#3 Conteúdo gerado pelo usuário

Construir um forte relacionamento com os clientes é fundamental. 

Com isso é importante gerar conteúdos para esses usuários, principalmente se esses clientes estiverem dispostos a postar e falar sobre a sua empresa.

Espera-se para 2023 que essas ações se tornem tendência quando o assunto são os conteúdos gerados pelos usuários:

  • vídeos postados nas redes sociais, fazendo uso do produto e compartilhando a sua opinião sobre ele;
  • postagens com hashtags que constroem um seguidor online, chamando novas pessoas;
  • depoimentos sobre a boa experiência com a empresa, publicadas nas avaliações, principalmente nas redes sociais;
  • elaboração de desafios para clientes, como o compartilhamento de fotos interagindo com a marca, dando um presente ou bonificação aos participantes.

Já em 2022, muitas empresas estão apostando nesses tipos de conteúdo.

Fazendo com que se torne importante para aqueles que querem seguir e colocar em prática as tendências do marketing.

#4 Marketing cada vez mais personalizado

Junto às novas tecnologias e a ajuda de profissionais da área, as empresas poderão utilizar as tendências de personalização para coletar mais dados sobre os seus clientes.

Ou seja, esses dados podem ser utilizados na realização de novas campanhas. 

Sempre de acordo com as necessidades e interesses de cada cliente. 

A partir do momento que se tem uma abordagem mais personalizada, a empresa consegue garantir atenção e negócios cada vez mais eficazes.

#5 Publicidade gamificada

Os anúncios interativos são inesquecíveis. 

Ou seja, adicionar elementos faz com que ele seja ainda mais potente, sendo sem dúvidas uma das principais tendências para 2023. 

Isso porque os consumidores são atacados por informações a todo o momento.

As marcas competem por atenção, então, apostar nessa publicidade gamificada aumenta o engajamento dessas mensagens.

Lembre-se sempre de considerar todas as tendências para 2023.

Agora com tanta informação, é hora de entender quais delas mais fazem sentido para a empresa e suprem as necessidades. 

Com isso, você pode colocá-las em prática e crescer ainda mais em 2023.

A tarefa é simples, porém quanto mais conhecimento melhor. 

Então, aprenda a fazer um plano de negócios para conduzir uma boa gestão dos seus negócios!

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