O departamento comercial é o setor vital dentro de um empreendimento. É claro que as outras áreas são importantes, mas, digamos que ele representa o coração da empresa. É dele que surgem as estratégias de negociação para melhorar o fluxo de vendas e gerar lucro, pois é o setor que se relaciona diretamente com todos os stakeholders do negócio. É por isso que a boa gestão da área comercial tem extrema importância em qualquer tipo de empresa, independente do seu porte ou setor de atuação. Uma gestão comercial eficiente é capaz de diferenciar uma empresa da concorrência, gerando melhor resultado financeiro, atraindo e fidelizando clientes. A consequência disso é vida longa para o seu negócio!
Se a sua empresa oferece um produto ou serviço de qualidade, ótimo! Já é o começo para entrar na competição do mercado. Mas tenho que te dizer que só isso não basta. É preciso planejar as vendas, contratar e capacitar bons vendedores e investir em ferramentas para otimização do negócio. Mas como fazer um gerenciamento de vendas eficiente? Se este for o questionamento do seu negócio, você está no lugar certo. Acompanhe neste artigo algumas estratégias para melhorar o processo de vendas e garantir resultados positivos.
Neste Artigo você verá:
Capacitar colaboradores a entender o consumidor
Entender as necessidades do consumidor faz parte das estratégias que envolvem uma boa gestão comercial. A qualidade no atendimento depende da capacitação e treinamento do colaborador, afinal, tudo começa através dele, lá no primeiro contato com o cliente. Um atendimento personalizado é um diferencial na hora de atrair o consumidor. Negócio fechado ou perdido, na maioria das vezes, depende apenas da arte de atender bem. Por isso é fundamental que os colaboradores desenvolvam e aprimorem a habilidade de negociar.
Precificar adequadamente os produtos
Boas relações comerciais dependem, em grande parte, da correta precificação dos produtos e serviços oferecidos. Isso não significa que o preço precisa ser mais baixo ou elevado do que o praticado pelos concorrentes, apenas que precisa ser visto de forma estratégica. Neste sentido, há três coisas importantes a se observar: primeiro é entender como o cliente avalia o preço do seu produto; segundo, se atente ao valor praticado pela concorrência, e terceiro, tenha na ponta do lápis os custos de produção de cada produto ou serviço. Assim, será possível atuar de forma competitiva e lucrativa.
Utilizar tecnologias disponíveis para gestão do negócio
Uma boa gestão investe em técnicas e ferramentas modernas para lidar com o grande volume de informações geradas pelas transações comerciais do negócio. Essa otimização possibilita que muitos processos que são feitos manualmente sejam realizados de forma rápida e prática por softwares. Isso torna o trabalho mais dinâmico, e o tempo pode ser canalizado ao atendimento. Acredite, apostar em tecnologia o ajudará a tomar melhores decisões.
Monitorar os concorrentes
Acompanhar a concorrência é um fator essencial para se manter preparado ou implementar melhorias na prática comercial. A verdade é que a concorrência é uma grande fonte de aprendizagem, desde que você saiba utilizá-la nesse sentido. Escolha duas ou três empresas que você considera relevantes em seu segmento de atuação, destaque alguns pontos e faça um monitoramento. Assim, você terá uma referência de como melhorar a gestão comercial do seu empreendimento.
Investir no relacionamento com os clientes
Você já parou para pensar que, sem relacionamento com o cliente é impossível alcançar resultados efetivos? Estabelecer uma proximidade saudável é a melhor forma de garantir que tudo sairá bem enquanto ele fizer negócios com a sua empresa. Muitos consumidores são atraídos pelo contato contínuo. Uma regra de ouro é ouvir com atenção e tratar cada cliente como se ele fosse único, ou seja, voltamos à questão do atendimento personalizado.
O feedback do cliente é o seu melhor indicador de qualidade. A proximidade é essencial, mas também é fundamental identificar o que ele tem a dizer sobre você de forma transparente. Isso é relacionamento, certo? E relacionamento requer dedicação e cuidado. Dessa forma fica mais fácil saber como anda o “coração da sua empresa”.
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Decio Pessoa