Conheça 5 erros comuns quando se começa a empreender

mãe e filha medindo altura

A promessa de ter um empreendimento próprio e abandonar a CLT é o que atrai muitos brasileiros ao ramo do empreendedorismo. Apesar de ser extremamente promissor e recompensador, é igualmente desafiador e muitos se pegam perdidos e cometendo erros bobos que podem comprometer muito no futuro, pois o sonho de empreender é grande.

Por esse motivo que é importante estudar e principalmente se planejar, e para isso que estou aqui, vou te dar uma base do que não se deve fazer no começar e evitar que caia em armadilhas do mundo dos negócios que te faça desistir do seu sonho.

Então, preparado para aprender mais sobre o mundo do empreendedorismo? Se sim, vamos lá!

O que é empreendedorismo?

Para aqueles que caíram de paraquedas, no sentido literal da palavra é a capacidade de idealização, coordenação e realização de projetos e negócios, ou seja, dar vida a uma ideia nova para gerar frutos, desde a visibilidade até o lucro. Porém, é importante ressaltar que nem sempre o empreendedorismo precisa gerar renda, existem os empreendedorismos sociais e até mesmo os políticos cujo intuito é impactar positivamente a sociedade.

Quais são os 5 principais erros iniciantes na hora de empreender?

A emoção é um fator predominante na hora de seguir os seus sonhos, pois quando se decide empreender, larga a mão de muitas coisas, sejam eles prazeres ou desafios para se dedicar exclusivamente a sua ideia e isso pode e muitas vezes cega quem está começando.

A vontade de começar e não conseguir controlar a ansiedade ou organizar as ideias fazem parte do cotidiano de quem decidiu empreender, pois tudo tem que estar perfeito, mas precisa estar para ontem. Tudo requer tempo para ser feito e o primeiro erro que muitos empreendedores iniciantes cometem é.

1. Não ter plano de Negócios

Ter uma ideia é o primeiro passo para se construir um plano, mas muitos empreendedores acreditam já ter tudo esquematizado e preferem ir para a mão na massa e no final acabam quebrando a cara. Vemos a todo momento inauguração de empreendimentos que não duram nem 1 ano e já fecham as portas ou se não fecham vivem na mediocridade, sem chance de crescimento e sempre pagando as contas no limite.

Tudo isso é culpa da falta de plano de negócios, pois nele não consta somente as ideias e sim tudo que envolve o novo negócio em curto, médio e longo prazo. Podemos entendê-lo com uma ferramenta agregada, pois acompanhará você até que a empresa esteja de fato consolidada. Nele consta tópicos como análise do mercado, planejamento financeiro, plano de marketing, plano operacional, entre outros.

2. Não se capacitar

Muitos que estão com interesse em empreender, caem no conto de que não é preciso se capacitar. Que não é preciso ter uma graduação para empreender, vale ressaltar que não é obrigatório, mas existem conhecimentos ensinados em sala de aula pelo professor e isso não tem preço.

Além de te ensinar o básico e relatos de experiências que podem te ajudar a entender o que é bom e o que não serve para você. Você estará no meio do ambiente acadêmico e o networking, as oportunidades e os ensinamentos usados para consolidar sua ideia estão nele.

Você não precisa cursar administração ou curso similar para empreender. Mas o ambiente acadêmico te oferece uma base e tempo para fortalecer e consolidar sua ideia. Aqui na Allman temos diversos cursos, boa parte deles gratuitos esperando pelo seu acesso.

3. Ser desorganizado nas finanças

Esse é um dos maiores problemas quando se trata de empreendedores iniciantes. Muitos chegam aos 18 anos, ou até antes mesmo e entram de cabeça nas suas ideias e começam a investir ou gerenciar suas finanças de forma errada para alcançar seus objetivos. O que se torna uma bola de neve gigantesca no futuro.

Quando tratamos de desorganização financeira todos estão suscetíveis a isso, por esse motivo que antes de empreender ou investir em qualquer coisa. Faça uma análise, estude e principalmente aprenda como o dinheiro funciona, pois ele não cresce em árvore e principalmente, ele não é infinito. Não se atole em dívidas por falta de um planejamento financeiro!

4. Não estabelecer metas

As metas servem como guias, são importantes. Pois mostram o caminho a ser seguido e principalmente quais passos precisam ser tomados para alcançar o objetivo final.

Muitos empreendedores iniciantes, geralmente levados pela emoção e não se planejam. Quebram a cara ou se encontram perdidos por terem metas genéricas e muitas vezes que não são compatíveis com seu empreendimento.

5. Misturar vida pessoal e profissional

Na hora de empreender, uma das habilidades mais importantes é saber separar a vida pessoal da profissional. Pois são duas personas diferentes que precisam ter visões diferentes, pois a emoção muitas vezes pode querer tomar conta e tomar decisões precipitadas.

Nesse cenário, podemos incluir também os objetivos e aspirações. Você como empreendedor não pode atropelar o seus desejos pessoais, pois eles são sua medição de felicidade e precisam andar alinhados, não atropelando o outro.

Lembre-se de conferir os conteúdos da Allman

Se estiver gostando, não se esqueça de conferir os outros conteúdos do blog, acesse agora clicando aqui! Não se esqueça de acessar as nossas redes sociais e ficar por dentro de tudo que está acontecendo, YouTube, Facebook, Instagram e LinkedIn.

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Compartilhar Conteúdo

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Conhece nosso Podcast?