Como Escolher Fornecedores

O tema de como escolher fornecedores é tão importante, que a ISO 9001 dedica uma grande parte da análise da certificação para esse ponto dentro das empresas certificadas.

Contar com o fornecedor certo é crucial para qualquer planejamento de futuro da empresa. Imagine você aumentando suas vendas e seu fornecedor te avisa que não consegue te vender mais produtos, pois ele não tem capacidade produtiva para isso? Seria um grande baque para qualquer planejamento.

Por este motivo, dedicamos este artigo para te ajudar a como analisar os concorrentes.

Cotação

O melhor custo beneficio é o que cada comprador deseja quando começa a fazer cotações com seus fornecedores. Por este motivo, é importante entender que pagar barato é oposto à busca por qualidade, dessa forma, devemos equilibrar o preço com a qualidade do produto/serviço cotado.

Crie um orçamento para o comprador ter um parâmetro, para conseguir escolher o melhor custo benefício para a empresa.

Estabilidade Financeira

Devo analisar até a estabilidade financeira do meu fornecedor? Sim! Imagina seu fornecedor parando as operações, pois não consegue pagar funcionários ou pagar o aluguel da empresa?

São fatores que podem ocasionar paralisação no fornecimento do seu produto/serviço, assim, por consequência, afetará diretamente em suas operações.

Especificações do Produto ou Serviço

O que você cotou foi o retorno real de que recebeu no seu orçamento? Acontece muito de fornecedores colocarem produtos diferentes no pedido de cotação para compras aparecerem mais atraentes em determinada empresa pois está mais “barato”.

Fique atento aos produtos/serviços cotados, se estão dentro das especificações, para que, assim, você possa comparar entre os fornecedores de forma equilibrada e escolher o melhor fornecedor.

Desempenho Operacional

O andamento do fornecimento deve ser analisado como requisito para continuidade do fornecimento dos serviços. Nesta avaliação, a observação dos requisitos devem ser tratados:

  1. Qualidade
  2. Pontualidade
  3. Tempo de Entrega
  4. Custo 
  5. Confiabilidade

Nosso nosso canal do Youtube e nossos shorts mostram o dia a dia da nossa empresa na ajuda aos empreendedores. Se inscreva no nosso canal.

Continue lutando para empreender e conte conosco!

Texto por: Décio Pessoa 

× Gostou dos Nossos Materiais? Como posso te ajudar?