Outbound marketing: saiba porque a sua empresa precisa.

O Outbound marketing ainda é uma importante ferramenta para as vendas das empresas e dificilmente deixará de ser, mesmo com a popularização do Inbound marketing. O modo tradicional de vender produtos e serviços é fundamental para atingir os clientes de maneira assertiva.

Na área das vendas, o Inbound marketing surgiu como algo que iria deixar o “antigo” método de propaganda para trás, utilizando um método passivo de conseguir leads e baixo custo de aquisição de clientes, o CAC. Mas essa não é a realidade.

Nesse artigo você encontrará as diferenças entre o marketing Outbound e Inbound, além de conseguir identificar qual é o melhor para a sua empresa no momento

O que é Outbound marketing?

Quando o meio digital começou a ganhar forças no mundo, muitos analistas decretaram o fim da maneira tradicional de se fazer marketing. A forma ativa de entrar em contato com o cliente através de ligações, por exemplo, estava condenada ao fim.

Mas isso não aconteceu e até hoje é possível ver na televisão propagandas sobre os mais diversos produtos; empresas ainda ligam para seus clientes e panfletos ainda são entregues nas ruas.

De forma resumida: o Outbound marketing é uma forma ativa de prospecção de clientes, ou seja, aqui a sua equipe de vendas realiza uma pesquisa identificando os potenciais clientes e entra em contato diretamente com eles.

Esse modo de abordagem é classificado como “modo de interrupção”, pois é necessário que o cliente pare o que está fazendo para dar atenção ao seu vendedor. Para alguns isso é ruim, mas ainda é um método que traz bastante resultados.

Mesmo sendo um modo tradicional de fazer marketing, o Outbound marketing pode e deve estar no meio digital. É possível veicular propagandas através do Google Ads, no Instagram, Facebook e no Youtube por exemplo.

O valor investido varia de plataforma para plataforma, mas em ambas a certeza de que irá gerar um retorno é quase certa. Por isso é necessário que você saiba o quanto a sua empresa pode investir nessas campanhas.

Formas de realizar o Outbound marketing.

Então os modos de realizar o Outbound marketing são: propagandas de TV e rádio; E-mail marketing e mala direta; Telemarketing e Google Ads, Facebook Ads etc.

Qual a diferença entre Outbound e Inbound marketing?

Enquanto o Outbound marketing é uma forma de propaganda através de modos ativos, o Inbound utiliza de métodos passivos para vender produtos ou serviços.

Os meios digitais são os principais métodos utilizados para realizar as propagandas do Inbound marketing, porque lá é possível capturar o cliente sem aborda-lo de maneira direta. Sendo assim, a propaganda irá apresentar uma ideia, transformando em leads e potenciais clientes da marca.

Portanto, o principal objetivo do Inbound marketing é criar uma autoridade da sua marca, fazendo com que o cliente ao procurar a sua empresa para realizar um negócio, já saiba o que irá comprar e você assim, dificilmente, terá dificuldades em vender para ele.

Essas abordagens podem acontecer em postagens no Instagram ou em blogs corporativos, como essa que você está lendo, vídeos no Youtube ou e-mail marketing.

Por que o Outbound marketing ainda é necessário?

O modo de captura leads utilizado pelo Inbound marketing precisa ser realizado de forma generalista, devido ao fato de que nem todos podem precisar do que você vende, mas todos precisam ver o que a sua empresa faz.

No Outbound marketing é completamente diferente. Nele o produto ou serviço ofertado ao cliente é específico, então esse contato direto é fundamental. Digamos que sua empresa venda cursos de capacitação para outras empresas, então o seu contato com o cliente deve ser feito de modo direto, seja por ligação, e-mail ou propaganda nos meios digitais.

Por ser um método de marketing em que a propaganda chega de forma direta ao cliente, com uma persona já definida, o retorno do investimento pode ser mais rápido além de realizar companhas mais assertivas.  

Por esses e outros motivos o Outbound marketing ainda é necessário nas empresas, pois, mesmo com as possibilidades que os meios digitais proporcionam, algumas vendas de produtos e serviços precisam ser feitas desse modo.

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