Dicas para precificar seu produto e serviço

Empreendedor, você sabia que muitas empresas vão à falência por precificarem seus produtos e serviços errados? Igualmente, saber precificar corretamente é uma ação estratégica para a permanência do seu empreendimento no mercado, isso por que é um dos fatores determinantes na hora da decisão da compra de um produto ou contratação de um serviço.

Você precisa conhecer muito bem os seus produtos e principalmente ter em mente que o preço não pode ser tão caro a ponto de desanimar o consumidor a comprar de você, mas deve ser alto o bastante para que você tenha o lucro necessário. Por esse e outros motivos que aprender a precificar é mais que necessário.

Desse modo, se ficou interessado, fique comigo que vou te mostrar algumas dicas e no final tem uma surpresa que irá facilitar sua precificação e garantir o melhor preço para você.

Aprenda a diferença entre preço e valor

Antes de começar é preciso entender a diferença entre preço e valor, pois muitos se confundem na hora de precificar por conta dos termos que possuem significados diferentes e consequentemente valores diferentes agregados a cada produto e serviço.

Dessa forma, quando falamos de preço, estamos nos referindo a quantidade monetária que terá de ser paga para adquiri-lo, limitando somente a questão monetário. Agora, o valor representa o pacote completo e representa os benefícios e diferenciais que estão agregados a um determinado produto ou serviço que é vendido aos clientes.

Dicas para precificar um produto

Um dos melhores exemplos é o Iphone que tem um preço básico, mas o valor agregado a ele eleva o preço de venda e mesmo não sendo tão acessível, a empresa tem uma clientela base fiel que adquire os produtos da empresa pelo nome.

Dicas para não precificar errado

1. Faça o cálculo por unidade. Tenha noção de quanto você gastou para produzir ou adquirir cada unidade do produto, de tudo que você comercializa. Pois esse é um dado fundamental que embasa todo o processo de precificação.

2. Tenha bem definida as suas despesas. Na hora de precificar, existem muitos fatores que impactam e um dos principais são os gastos e você precisa aprender a definir.

. Custos variáveis: são esporádicos e dependem do volume de venda. Exemplo: gastos com emissão de um boleto

. Custos fixos: devem ser pagos, não importando o valor do seu faturamento. Exemplo: folha de pagamento.

3. Respeite a margem. Não adianta definir uma margem de lucro para seus produtos e não a respeitar. Caso tenha definido um ganho de 20% em cada produto para a sobrevivência de seu empreendimento, siga!

4. Conheça a diferença entre o markup e a margem de lucro. Muitos empreendedores que nunca ouviram falar em markup e ainda aqueles que confundem o termo com margem de lucro.

. Margem de lucro: é a porcentagem que volta para o caixa quando todos os custos são pagos. Calcula-se subtraindo os custos do preço final do produto.

. Markup: é o percentual aplicado aos produtos, ou seja, o lucro desejado.

5. Estude o mercado. Com o estudo de mercado para você saber o preço praticado pelos seus concorrentes. E com isso tentar investir em benefícios para agregar valor aos seus produtos e serviços.

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Agora que você aprendeu algumas dicas de como precificar corretamente, temos um longo caminho até o sucesso. Entretanto, enquanto isso, que tal um modelo pronto de tabela de precificação, acesse o link e baixe agora mesmo.

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