Estruturando o setor financeiro da minha empresa.

Todo mundo sabe que a gestão financeira de uma empresa tem o papel de controlar os gastos (despesas e custos) e gerir todas as receitas. O que muitos gestores não sabem é que gerenciar entradas e saídas não é o único resultado que se espera de um setor financeiro.

Nós trouxemos 5 dicas essenciais para você estruturar o setor financeiro de qualquer tipo de empresa.

Sistema de Gestão

O ponto de partida é a otimização do setor financeiro. Entender a necessidade de um sistema de gestão financeira é o start para que a gestão consiga enxergar os números e tomar decisões.

Mas antes de escolher o melhor sistema é importante entender o que você deseja para seu negócio. Se a sua empresa presta serviços, por exemplo, existe um programa específico para mapear o tempo gasto com a execução do serviço e o material a ser usado.

Se a sua empresa é comercio ou indústria, você deve buscar um sistema que trabalhe composição de custos de produto para enxergar o preço real da mercadoria. Um bom exemplo são os sistemas que possuem composição de preço por mark-up, pois são mais completos e te ajudam visualizar com mais clareza.

Plano de Contas

O plano de contas é um mapa financeiro da sua empresa. Ele unifica contas e despesas e junta os valores em um só lugar. Assim facilita o monitoramento dos dados e ajuda a visualizar o destino do dinheiro.

Um plano de contas é dividido em receitas e despesas, e subdividido de acordo com a realidade de cada negócio. O fundamental desse sistema é fazer você entender como anda a situação financeira da sua empresa.

Centro de Custos

O centro de custos é a forma de ratear na empresa e saber o custo de cada setor, projeto ou serviço, catalogando os “donos” da despesa. Com ele você vai saber duas coisas muito importantes: quais setores geram mais despesas, e qual é a lucratividade por produto, serviço e/ou setor.

Mapear Custos

Outra dica valiosa é fazer o levantamento dos custos da empresa. Isso é importante para traçar o ponto de equilíbrio, as metas de vendas, identificar os gargalos e melhorar os resultados. Primeiro faça o lançamento dos dados por planos de contas e rateie os valores por centro de custo.

Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é uma dica muito simples, mas essencial para o controle de entradas e saídas. É um livro de receitas e despesas do seu negócio. O lançamento deve ser feito diariamente, de acordo com o recebimento e o pagamento realizado.

Faça o fluxo de caixa projetado. O ideal é fazer para 90 dias. Isso mesmo! Enxergue 3 meses à frente, e faça as projeções de vendas, faturamento e recebimento. Depois, compare com as projeções de custos e despesas realizadas e a realizar. Com esses dados você antecipa decisões, e se programa para realizar campanhas de vendas, promoções ou buscar soluções para o seu negócio.

Curtiu as dicas para o setor financeiro? Então você pode sugerir outros temas para melhorar o seu negócio. Deixe-nos uma mensagem e compartilhe as nossas ideias.

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Compartilhar Conteúdo

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Conhece nosso Podcast?