Inovação e Empreendedorismo: a chave do sucesso

Inovar, pensar no diferente, quebrar rotinas, desconstruir processos e pensar no amanhã são pontos fundamentais para o crescimento de um negócio. A inovação está presente em vários pontos dos negócios, modelos, processos, serviços ou produtos, e na forma de pensar.

Empresas inovadoras tendem a dominar o mercado, e conseguir acelerar os processos de crescimento, diminuindo atividades operacionais e utilizando mais conhecimentos nas execuções do dia a dia. Neste artigo você ira aprender mais sobre a importância de buscar a inovação e aplicar o conceito de disruptura em sua vida e empresa, conhecer os benefícios de tais práticas ao empreendedorismo e descobrir a tão cobiçada chave do sucesso, ficou curioso, venha com a gente!

Conceito de Inovação e Disruptura

O primeiro passo é entender o que é uma disruptura. O fato de haver um rompimento, uma quebra de continuidade, é o principal fator de mudanças. A disruptura se faz necessária para se quebrar paradigmas, desconstruir mitos e mudar conceitos. Quando a 3M afirma que usam a ciência para melhorar vidas, e conseguem desenvolver os produtos para resolver os problemas de hoje e do futuro, estão buscando a inovação em todo momento.

Steve Jobs quando buscou a criação de produtos diferentes dos habituais do mercado com o Iphone, Macintosh e outros produtos, buscava ser referência em setores que são altamente competitivos e ainda criou um modelo de negócios que se tornou padrão para a indústria de tecnologia no mundo inteiro.

Inovar é fazer de uma forma nova ou diferente, um produto ou processo da empresa. Não é necessário ser algo extraordinário para falarmos que é uma inovação. Ela vem da necessidade da melhoria de um negócio, seja para aumentar vendas, reduzir custos, atender melhor o cliente ou qualquer necessidade que apresente nos negócios. O interessante que a inovação sempre vem de pessoas que possuem o mesmo perfil, o perfil empreendedor.

Perfil Empreendedor

O empreendedorismo vai além de montar um negócio próprio. Empreendedorismo é um comportamento e estilo de vida. As pessoas com o comportamento empreendedor, geralmente apresentam os seguintes aspectos:

  • Gosta de empreender, estão atentas a todo momento em oportunidades
  • Procuram pessoas que queiram entrar juntas no negócio
  • Criativas
  • Tem ótimo networking
  • Ousados
  • Percepção apurada
  • Antenados
  • Convincente

Essas características são fundamentais no processo de desenvolvimento de qualquer empreendimento. Principalmente, pois são características que levam à inovação nos negócios.

Tipos de Inovação

A inovação está presente na necessidade de mudança, e nos negócios ela se apresente em 4 tipos, que se complementam e juntas conseguem elevar o seu empreendimento ao tão desejado nível de padrão de qualidade.

  • Inovação de Produto envolve melhorias nos produtos e serviços da empresa, apurando para melhor adequação para os clientes. Essas mudanças podem ser técnicas, em componentes, em software, no uso e etc.
  • Inovação de Processo envolve mudança no modo de desenvolver uma atividade, seja produtiva ou administrativa. Podendo haver alterações em equipamentos, técnicas ou softwares.
  • Inovação organizacional é aplicada a mudança de métodos organizacionais, aprimorando práticas na empresa, no trabalho ou até no relacionamento com o mercado.
  • Inovação de Marketing envolve toda a parte de desenvolvimento de produtos, preço, praça e promoção (4 Ps do marketing). Impactando no aumento de vendas da empresa.

Manual de Oslo

Em 1990, foi organizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a primeira edição do Manual de Oslo, cujo objetivo é orientar e padronizar conceitos, metodologias e orientar os indicadores e dados sobre o processo de inovação no mundo inteiro.

O Manual sofreu atualizações em 2005, que agregou atualizações que definiram a inovação de uma forma abrangente e mais compatível com como as inovações são percebidas no início do século 21. Ele é de extrema importância para qualquer empreendedor com a intenção de aplicar o conceito de inovação e procurar a disruptura para a sua empresa

Você pode acessar o manual nesse link.

Como implantar a cultura de inovação na empresa

Existem alguns passos importantes para o empreendedor conseguir criar uma cultura inovadora na empresa. Passos que sendo bem aplicados pode ampliar o negócio, criar engajamento do time e mudar a história da empresa.

  • Observar o mercado e visualizar nos concorrentes ou em outros segmentos melhorias que podem agregar valor.
  • Foco no aprendizado, desenvolvendo treinamentos internos e/ou buscando conhecimentos a fim de ter ideias inovadoras para a empresa.
  • Criatividade da equipe, é uma das possibilidades para estimular a inovação. Um time criativo ajuda os empreendedores na melhoria do dia a dia, de processos e produtos.
  • Foco no cliente é um fator que pode ajudar a empresa a desenvolver, recriar, mudar, formas de atender os clientes. Melhorando produtos, serviços ou até mesmo no trato com o cliente.

Atitudes inovadoras devem ser estimuladas em todos os momentos. O líder deve buscar oferecer ao seu time recompensar por ideias que vão melhorar o negócio.

Temos um artigo que irá te ajudar a entender os estilos de liderança.

Gosto do artigo? Deixe seu comentário.

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Compartilhar Conteúdo

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Conhece nosso Podcast?