Prepare-se para a Chuva: Não existe Resultado sem Ação

O empreendedor muitas vezes trabalha tanto apagando incêndio que não consegue visualizar os resultados ou tempo para melhorar sua empresa. A princípio, ele tem que dedicar tempo para pensar no negócio, mas não encontra força para tal.

Em outras palavras, ele está tão envolvido no operacional do dia a dia da empresa, que não sobra tempo e nem força para ele fazer a empresa crescer e aumentar sua lucratividade. Constantemente muitos desistem de empreender, pois não conseguem sair do lugar, começam a se endividar e não tem tato e nem tempo para resolver esses problemas.

Mas como modifica a situação, bem como se busca resultados diferentes, sempre fazendo tudo da mesma maneira? Simples, o resultado diferente não aparece e os problemas vão continuar ali.

A gestão de mudanças trabalha com as melhorias nos processos, logística e de pessoas dentro de uma organização.

Prepare-se para chuva

Estou relendo um livro que se chama Prepara-se para a chuva, e no primeiro capítulo apresenta o seguinte texto destacado do filme Desafiando Gigantes:

– Grant, eu ouvi a história de dois fazendeiros que precisavam desesperadamente da chuva. Os dois oravam por chuva, mas somente 1 saiu e preparou os seus campos para recebê-la. Qual dos dois você acha que confiou mais que Deus iria mandar a chuva?
 – Bem, o que preparou os campos para a chegada da chuva.
 – Qual dos dois você é? Deus enviará a chuva quando ele estiver pronto. Você precisa preparar os seus campos para quando ela vier.

Dialogo do Filme Desafiando Gigantes

Lembro da cena do filme na qual a conversa se desenrolava, quando o treinador é indagado com essa história.

De antemão, para quem não conhece uma fazenda ou um sítio, talvez não entenda sobre preparo do solo para plantio. Durante o período de seca que se prepara o solo, com arado, complemento de nutrientes e até o plantio. Nesse momento você pode ter uma previsão de chuva distante, que vai ser alterada com o decorrer do tempo. Mas certeza de que ela virá, você não tem!

Do mesmo modo, nas empresas a analogia é a mesma, como esperar que as coisas vão melhorar se não tem ninguém parando para mudar o jeito de trabalho atual. Porém, é possível mudar a situação e reverter o quadro.

Existem 5 fatores que devem ser trabalhados para se preparar para chuva de resultados.

1- Medo

O medo é o fator primordial que atrapalha o sucesso das empresas. Muitas coisas não são realizadas ou modificadas pelo medo da mudança, medo de fazer diferente, medo de novas experiências, medo de conhecer pessoas, medo de pedir ajuda.

Muitos empreendedores travam no momento da mudança, e em alguns casos devem pedir ajuda médica junto a um psiquiatra, pois pode, sim, ser alguma crise de ansiedade e/ou depressão aliada a situação vivida.

O que faz muitas vezes um empreendedor travar é a falta de conhecimento, e só vai resolver essa situação buscando conhecimento atrelado a uma ajuda profissional para aquele ponto. O que você está passando hoje, alguém já passou.

2- Mudança Organizacional

Outro fator que está te impedindo de alcançar resultados é a falta de uma mudança organizacional na sua empresa. É fundamental reestruturar seu negócio. Pare para pensar em todas as mudanças que precisam ser realizadas, pessoas mudadas, processos redefinidos, e etc.

Para melhorar a empresa, primeiramente deve-se realmente olhar para dentro e entender onde está errando e qual o real motivo do erro. Um tempo atrás, eu cometi um erro de contratação de duas pessoas. Trouxe pessoas que não estavam preparadas para trabalhar em um ambiente diferente, pois vinham de experiências anteriores onde não precisavam pensar, mas sim executar as coisas. Tudo era desenhado e amarrado por processos engessados.

Aqui na empresa, temos os processos, mas não engessamos em nenhum momento o modus operandi, pois acreditamos que em todo tempo pode-se, e deve-ser, melhorar a forma de fazer as coisas. Demorei mais do que deveria para resolver essa situação, um grave erro da minha parte, que ocasionou muito stress no ambiente de trabalho.

Preferi mudar as pessoas, do que mudar a forma da empresa de trabalhar. Melhor assumir o erro e o custo das contratações erradas, sacudir a poeira e arrumar a casa. Ter pessoas erradas no processo vai te causar muito stress, e será ruim para todos os lados.

Você tem que estar aberto à mudança, e nesse podcast abordamos sobre inovação e mudanças.

3- Liderança

Os líderes, ou o líder da empresa, deve-se preparar para trabalhar com pessoas. A solução e o maior problema das empresas são as pessoas. Estranho essa frase, mas verídica. Quem vai te ajudar a resolver os problemas serão as pessoas ao seu redor, mas elas também serão as causas dos próximos problemas.

Você líder, deve se preparar para lidar com sua equipe. Sei o quanto é difícil, mas é necessário. Saber direcionar, instruir, cobrar, mostrar e muitas vezes fazer junto, são tarefas que vão ajudar a melhorar os resultados esperados da empresa, além de mostrar para seu liderado o que você espera dele empresa.

Muitas vezes um empregado precisa apenas de um direcionamento, pois está perdido na função e no que a empresa espera dele. Se possível desenhe para ele os processos para ele seguir. Nem todos conseguem criar os processos ou mudá-los, alguns realmente só irão executá-los. E está tudo certo.

Temos um treinamento gratuito sobre Gestão de Pessoas e Liderança, acesse e faça, é gratuito mesmo.

Lembre-se sempre, todo líder faz gestão de pessoas.

4- Ego

Bem como os itens anteriores, o ego é um fator que irá atrapalhar muito nas mudanças que vão acontecer no seu negócio. Saber lidar com vaidades e com perdas de autonomias, são pontos importantes no dia a dia das mudanças.

Você empreendedor, terá de aprender a delegar as atividades, responsabilidades e aprender cobrar resultados. Assim como, também aprenderá que somente poderá usar melhor o tempo com boas pessoas ao seu redor, fazendo um trabalho certo.

Você irá parar de apagar incêndios, e começara a ter tempo de planejar, de testar, de viabilizar projetos e novidades para dentro da sua empresa. Só assim você irá ver melhores resultados.

5- Tempo

Por último, o fator que mais vai afetar o seu psicológico, o Tempo. Existem mudanças que vão trazer resultados em um curto espaço de tempo, já outras podem demorar anos para apresentar os primeiros resultados.

Na agricultura, as trutas demoram tempos distintos até poderem ser colheitos, o maracujá com 30 dias do plantio já começa a ser colhido, já o abacaxi pode demorar até 200 dias. Assim são também as mudanças dentro da sua organização, cada uma trará o seu fruto no tempo certo.

Tenha paciência e perseverança, em muitos caso é só questão de tempo.

Nosso canal do YouTube, nossos shorts mostram o dia a dia da nossa empresa na ajuda aos empreendedores. Se inscreva no nosso canal

Continue lutando para empreender e conte conosco!

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Compartilhar Conteúdo

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Conhece nosso Podcast?