De antemão, ser gestor e líder de pessoas não é uma tarefa simples e muito menos fácil. O dia a dia do gestor é cansativo, massante e desgastante.
A liderança é uma posição buscada por muitos profissionais nas empresas que atuam, mas estes não buscam se preparar para atuar como lideres. Muitas vezes caindo de paraquedas na função de liderança, e consequentemente exercendo um papel ruim com o time.
Infelizmente é comum escutarmos: “Perdemos um ótimo vendedor, e ganhamos um péssimo gerente”. Essa frase é muito relacionada ao time comercial, mas vale para todos os setores da empresa.
É difícil parar de focar em atividades individuais, as quais você é responsável pela sua produtividade, para focar no coletivo. Os problemas passam a ser entre as pessoas e processos, e requer mais atenção do gestor.
Neste artigo vamos abordar mais sobre liderança e as quatro fases da liderança
Neste Artigo você verá:
O que é liderança
Conforme o dicionário liderança é:
1. função, posição, caráter de líder.
2. espírito de chefia; autoridade, ascendência.
Constantemente ser líder é saber lidar com recursos e pessoas. E o mais importante, quando a empresa tem poucos recursos (dinheiro) a gestão de pessoas tem mais importância ainda. Em outras palavras, a atração financeira para a empresa não é grande frente ao mercado. Para atrair os melhores você precisará fazer uma gestão de pessoas exemplar.
Ser líder é conseguir:
- Trabalhar com Pessoas
- Compreender Pessoas
- Encorajar Pessoas
- Desenvolver Pessoas
- Inspirar Pessoas
O segredo de ser um bom líder
Você irá agora se decepcionar, mas o maior segredo de ser líder é NÃO SEJA VOCÊ MESMO!
Definitivamente, um bom líder deve se adaptar à necessidade da sua equipe. Ele pode e deve implantar a metodologia de gestão que ele deseja, sim, mas é conforme a necessidade do momento do seu time.
Gosto muito de futebol e a comparação com um treinador de futebol e um gestor de pessoas é fundamental.
No princípio, entender o time, as características, as habilidades e dificuldades de cada um é o primeiro passo a se desenvolver. Com esse foco você terá um ótimo papel de líder e gestor de pessoas.
4 fases da liderança
Quando um líder assume a função ou monta sua equipe, ele deve fazer uma análise situacional. Nesse contesto nasce o termo liderança situacional, para entender o que o time precisa no momento.
Basicamente todos os times têm 4 (quatro) fases de liderança:
Comando
A fase inicial é a fase de comando. O líder tem basicamente a função de direcionar as demandas e atividades de cada membro da sua equipe.
Nessa fase, o líder direciona o que deve ser feito, como deve ser feito e o resultado que se deve chegar.
Cabendo ao líder verificar cada ponto para entender os resultados que estão sendo alcançados pelo seu time.
Apoio
A fase seguinte, de evolução da equipe, é o apoio. O líder irá focar mais no suporte da sua equipe do que no direcionamento das ações.
A fase do comando já foi vencida, e o papel é justamente de dar suporte e auxílio no dia a dia, menos o que fazer e mais como melhorar.
Participação
A terceira fase da liderança é a participação, onde os membros do time começam a compartilhar as decisões, a auxiliar o líder nas melhorias dos processos e na qualidade das entregas de resultados.
Delegação
A quarta fase é a delegação, onde o líder já não precisa atuar diretamente com seus liderados, pois o time é coeso e se compreende.
O papel do líder é ser responsável por pensar no futuro, pois o presente o time flui.
Em suma, o papel do líder é adaptável a necessidade do momento da empresa. Você deverá se preparar para situações conflituosas, aprender a falar não e comandar quando for preciso.
A tarefa requer muito preparo e dedicação, tenho certeza que você tem a capacidade para o papel.
Nosso canal do Youtube, nossos shorts mostram o dia a dia da nossa empresa na ajuda aos empreendedores. Se inscreva no nosso canal
Continue lutando para empreender e conte conosco! Como sugestão temos outro artigo que aborda as características de um bom líder.