Neste Artigo você verá:
Durante a crise de Covid-19 que passamos, as empresas precisaram se aliar ao marketing digital.
Afinal, com a maioria das pessoas em casa, a única maneira de aparecer para os clientes se tornou digital.
De antemão, foram muitas as empresas que se adaptaram para o meio online.
O próprio marketing digital auxiliou nesse processo de transformação, sendo utilizado como um canal de vendas, relacionamento e conteúdos, para que tudo saísse perfeito nas redes.
A pergunta que mais intriga esses empreendedores, é sobre o que vai acontecer com o marketing digital, quando todo esse período passar e chegarmos ao pós-pandemia?
Por esse motivo, preparamos este artigo com algumas das tendências que certamente irão continuar em ascensão.
E para acompanhar essas tendências e seus conceitos, cursos profissionalizantes podem ser uma grande solução.
Acompanhe!
Setor de Marketing Digital durante a pandemia
De um modo geral, o setor de marketing digital se tornou a melhor estratégia para manter o relacionamento com clientes, leads e parceiros.
Contudo, ficou importante para que as empresas se mantivessem atualizadas, com base em planejamentos de acordo com o seu meio de comercialização.
A pandemia fez com que aumentasse a dependência das pessoas, em plataformas e canais digitais.
Ainda nesse contexto, o isolamento social obrigou os consumidores a ficarem mais tempo acessando a internet.
O que proporcionou aumento nas vendas de produtos através do e-commerce.
Mercado aquecido no Brasil
O marketing está decolando no Brasil!
Uma pesquisa realizada pela plataforma americana Twilio, informou que a pandemia fez com que as estratégias de marketing digital das empresas fossem aceleradas em aproximadamente seis anos.
Entretanto, com as portas fechadas, todos os setores precisaram se reinventar.
Dessa forma, passaram a digitalizar seus processos e serviços, tornando a comunicação um fator necessário, para que continuassem competitivos com os concorrentes mesmo em períodos de crise.
Marketing Digital no pós-pandemia em ascensão
Mesmo que a pandemia tenha modificado significativamente o modo de consumir conteúdo pela internet, as pessoas continuam se tornando cada vez mais dependentes das plataformas digitais.
Seja para buscar distração ou informação.
Algumas organizações já estão apostando em conteúdos bem elaborados para atender o aumento de consumo dos seus conteúdos.
O foco vem sendo a criação de estratégias ágeis, que ajude essas pessoas a se relacionarem com toda comunidade.
E outro ponto importante para essa ascensão tem sido o OKR.
O OKR trata-se de uma ferramenta poderosa para aumentar o foco, engajamento e agilidade com base em objetivos e resultados.
E eles são pontos que representam o que for mais importante para empresa e cliente.
5 tendências de marketing digital no pós-pandemia
A inteligência artificial, dados, realidade virtual, irão dominar o mundo do marketing até o ano de 2024.
A pandemia proporcionou mudanças expressivas no comportamento do consumidor, e consequentemente nas estratégias de marketing.
Porém não para por aí, confira as 5 tendências de marketing digital para o pós-pandemia.
#1 Customer Success e User Experience
O customer success ou apenas sucesso do cliente, é uma estratégia utilizada para prever problemas que os clientes possam enfrentar utilizando as soluções de uma empresa.
Seu objetivo é garantir que o cliente esteja sempre satisfeito.
Já a experiência do usuário (user experience), é a experiência que os usuários terão com produtos e serviços físicos ou digitais de uma empresa.
Ele tem como foco torná-los desejáveis, eficientes e atrativos.
#2 Tecnologia aplicada ao marketing digital
Big Data, dados e business intelligence, são alguns conceitos para um futuro promissor das empresas que atuam com inteligência competitiva no marketing digital.
As ações irão ser cada vez mais orientadas com dados e informações relevantes.
#3 Atendimento online
Como o nome sugere, são atendimentos que acontecem de maneira virtual, oferecendo comunicação instantânea para o cliente.
As empresas buscam sempre sanar as dúvidas e resolver todos os problemas.
#4 Marketing Personalizado
É uma maneira de atrair futuros clientes com mensagens, promoções com brindes e produtos diferenciados, em sua maioria adaptados para suprir as necessidades.
A sensação é de cliente valorizado com o serviço de alta performance e personalização.
#5 Humanização das marcas
Essa estratégia tem a proposta de utilizar empatia e ética. É totalmente baseada em gerar conexão com os clientes, o que ocorre com os atendimentos focados nas necessidades, sentimentos e motivações.
Nesse caso, a inteligência emocional atua com a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos, tornando seu atendimento humanizado.
A pandemia proporcionou uma nova era para o marketing digital, e a tendência é que ele se inove cada vez mais.
Por fim, cada empresa deve se adaptar com as tendências que acharem válidas, aproveitando os novos comportamentos dos usuários pós-pandemia a seu favor.
O que achou das tendências de marketing?
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