Entenda como projetar os cenários financeiros do seu negócio

A variação na economia impacta diretamente todas as empresas, e é importante que o empreendedor antecipe esses acontecimentos, avaliando as possibilidades de problemas e soluções que pode enfrentar.

A princípio, ao criar cenários financeiros, o empreendedor irá supor possibilidades no mercado, criando assim cenários para cada situação, seja de queda de mercado, manutenção ou crescimento.

Com esses dados o gestor irá conseguir planejar formas de reagir a cada cenário de mercado.

Oscilação de Mercado

Com cenários econômicos dependente de escolhas politicas e até mesmo condições gerais de saúde, a pandemia do covid mostrou como pode ser rápido intervenções e lockdown dos negócios, é importante a projeção financeira do negócio.

Complementar à projeção de faturamento, o aumento ou a redução de colaboradores, possíveis reduções de custos e investimentos podem ter que ocorrer na empresa.

Cenário de Curto Prazo

Atualmente entende-se curto prazo, as projeções mais rápidas de acontecimento, com no máximo 12 meses. A projeção deve ser feita mensalmente, com vendas e despesas, para que o empreendedor consiga analisar ponto a ponto do financeiro da empresa.

  • Faturamento Mensal
  • Despesas Mensais
  • Custo de Produção / Execução de Serviço
  • Custo de Contratação/Demissão de Colaboradores

Cenário de Médio Prazo

O médio prazo está contemplado ente 12 meses a 36 meses, sendo avaliado as projeções impactadas por cenários econômicos mais amplos.

Nesse contexto a empresa irá analisar:

  • Custo de ampliação de capacidade de atendimento
  • Custo de estoque
  • Custo financeiro
  • Avaliação de capital de giro

Cenário de Longo Prazo

Já o longo prazo contempla projeções superiores a 36 meses, e esta analise é recomendada para empreendedores que querem analisar grandes crescimentos do mercado, buscando avaliar:

  • Ampliação de Lojas/Unidades da Empresa
  • Ganho de mercado
  • Retornos financeiros a Longo Prazo

Elaboração da análise de cenários

Agora a empresa irá projetar todo o seu faturamento e suas despesas, mês a mês, com base no seu histórico atual. Com esses dados em mãos deverá trabalhar 3 cenários: pessimista, Estabilidade e Otimista.

Enfim, cada cenário será trabalhado com um fator de correção dos dados, seja projetando queda de vendas (pessimista), ou aumento de mercado (otimista).

Em suma, o analista deve realizar as projeções e alimentar a planilha para com ela elaborar planos de ações de respostas rápidas para cada situação.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário com sugestões de tema ou perguntas, para podermos assim ajudá-lo.

Temos um artigo sobre planejamento tributário e financeiro que pode te ajudar.

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Compartilhar Conteúdo

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Conhece nosso Podcast?