O processo de vendas tem passado por diversas transformações ao longo do tempo. Os avanços tecnológicos têm possibilitado uma interação muito maior entre as pessoas, além de melhorar o trabalho dentro das corporações. De olho no mercado, as marcas estão ganhando mais espaço e chegando mais perto do seu público.
Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística, só no Brasil, existem quase 120 milhões de pessoas conectadas à internet. Isso equivale a 63% dos lares brasileiros. E no meio de tanta gente, você precisa identificar o seu público. É preciso agregar valor ao seu negócio! Hoje, as pessoas procuram muito mais que um produto ou serviço. Elas buscam identificação com a marca. E o universo digital, com toda a sua dimensão, é, sem dúvidas, uma das melhores ferramentas para alcançar bons resultados neste processo.
Essa ampliação da conexão entre as pessoas na internet exige das organizações algumas estratégias que envolvem a comunicação com o cliente dentro das redes sociais. O Marketing digital é um dos pilares para se comunicar e aproximar o público da sua marca.
Antes de qualquer coisa, você precisa entender que o marketing digital não é venda imediata, mas sim, relacionamento com o cliente, que estrategicamente bem direcionado, se transformará em potencial consumidor – é o que chamamos de leads qualificados; termo usando para identificar pessoas interessadas no seu produto ou serviço no ambiente online.
O maior desafio, portanto, é transformar o lead em venda! Quer saber como aprimorar seu empreendimento e melhorar o resultado das vendas? Aí vão algumas dicas práticas de como usar as ferramentas de mídias digitais no seu negócio.
Neste Artigo você verá:
Crie Conteúdo!
Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, Blog… são ferramentas essenciais para divulgar o seu produto. Mas lembre-se: se você tem um empreendimento físico, a internet será apenas mais um instrumento de vendas, e não substitui o trabalho tradicional da sua equipe.
Existem mais de 83 milhões de contas abertas só no Brasil! Ainda é a mídia mais acessada e lidera a preferência, além de alcançar um público mais diversificado. Crie uma Fanpage e faça um planejamento de conteúdo para atrair e envolver o seu público.
Se você quer construir um conceito para a sua marca, o Instagram é o lugar! Por ser uma plataforma com predominância visual, você pode tornar o produto ou serviço mais “palpável”. Mantenha a página organizada e os posts ordenados. Planeje a sequência e a frequência das postagens. Mostre não apenas o produto ou serviço que você oferece, traga ao público o valor que eles podem agregar à vida das pessoas. É neste processo que o cliente cria identidade com a sua marca.
YouTube
Planeje e poste vídeos de tutoriais, palestras, depoimentos de clientes e variedades sobre o seu seguimento. Afinal, mais de 95% da população brasileira acessa a plataforma pelo menos uma vez por mês. Use uma câmera de qualidade e faça uma boa edição. O alcance do Youtube é gigante, então não perca tempo!
Blog
O blog é um espaço predominantemente de leitura. Quando o seu cliente precisa de informação consistente é lá que ele busca conteúdo. Crie bons artigos com dicas, orientações e experiência de mercado. Fique atento à escrita, à dinâmica da página e não esqueça de usar as “keywords”, ou, palavras-chaves. São termos que descrevem de forma específica o desejo de busca do usuário. Seja criativo!
Agora que você já sabe a importância das redes sociais para o seu negócio e as principais ferramentas para melhorar seus resultados, que tal começar a planejar conteúdo online?
A Allman pode te ajudar! Siga a nossa fanpage no Facebook e o nosso perfil no Instagram: @allmanconsultoria.
Lá você acompanha tudo de pertinho! Ótimas vendas e até a próxima!
Decio Pessoa