Planejamento tributário: O que é e por que é importante?

É possível diminuir os pagamentos de tributos através de um conjunto de sistemas legais, popularmente conhecido como planejamento tributário.

Algumas dúvidas podem surgir na hora de cumprir as obrigações fiscais, e efetuar o pagamento das altas taxas tributárias que são impostas sobre as empresas.

Isso, certamente, causa dor de cabeça aos empreendedores. Portanto, ter um planejamento tributário é essencial.

Quando esses pagamentos não são feitos corretamente, é possível que haja penalidades, entre elas o pagamento de multas. 

Veja dicas de como fazer um bom planejamento tributário para evitar fechar as portas da sua empresa.

O que é planejamento tributário?

De antemão, o planejamento tributário é um conjunto de estratégias com o objetivo de reduzir cargas tributárias das empresas, de uma forma legal. O cumprimento das obrigações fiscais de uma organização, devem ser realizadas de maneira correta.

A Lei 6.404/76, prevê a obrigatoriedade do planejamento tributário, como responsabilidade dos administradores de qualquer empresa.

A grosso modo, o planejamento tributário realiza a organização de todas as informações fiscais de uma empresa, reduzindo gastos com impostos buscando manter o operacional em dia.

O planejamento pode ser dividido em duas categorias.

Tipos de planejamento tributário

Para saber qual tipo de planejamento tributário adotar, é preciso conhecer todos os setores da empresa, a fim de, definir os objetivos que serão utilizados. Existem duas tipologias

#1 Operacional

Utiliza procedimentos prescritos por lei dentro de uma empresa, e preza pelo cumprimento das obrigações tributárias.

É o procedimento mais básico, basta incluí-lo na sua rotina de trabalho para que os prazos dos pagamentos sejam cumpridos. Leva um período de 3 a 6 meses para ser elaborado.

#2 Estratégico

O planejamento estratégico completa o operacional. Seu período de elaboração leva de 5 a 10 anos, o que não o torna detalhado.

Nesse planejamento são definidos os propósitos, sempre levando em conta seus benefícios. Geralmente projeta o futuro da empresa, auxiliando na missão, visão e valores.

Com isso, é possível perceber que o planejamento tributário envolve pontos cruciais como conhecer, estudar e verificar todos os tributos que envolvem seu negócio.

Ou seja, vai além do que apenas cumprir as obrigações de forma legal perante a Lei.

Por que é importante fazer o planejamento tributário?

Cuidar da empresa e de todas as partes dela se torna fundamental para o bom funcionamento do negócio.

A gestão financeira é um exemplo de recurso de gerenciamento da empresa.

E empresas que praticam o planejamento tributário, conseguem cumprir todas as exigências legais.

Por outro lado, o planejamento auxilia a analisar todos os tributos identificando formas de diminuir despesas e organizar o trabalho de todos.

Veja, quais outros benefícios o planejamento tributário promove:

#1 Evita o pagamento de impostos indevidos

Ajuda na identificação de tributos específicos de cada nicho. Visando procedimentos que impeçam a cobrança de tributos, aproveitando a isenção de impostos destinada a cada município.

#2 Reduz a burocracia

A burocracia é geralmente a parte que mais deixa o empreendedor em dúvida. A quantidade de papel exigida pode ser diminuída através de um planejamento realizado com antecedência. Tudo isso porque as declarações serão analisadas e entregues na data certa.

#3 Permite prorrogar pagamentos

Existem mecanismos capazes de atrasar os pagamentos sem gerar multas. É muito utilizada quando as finanças estão apertadas e a empresa precisa reorganizar os pagamentos.

#4 Mantém a empresa em conformidade com a lei

Manter a empresa dentro da Lei, facilita para que ela cresça. Adote soluções de economia legalizada, busque diminuir as taxas sem fraudar as informações. Uma fraude pode acarretar a perda da empresa.

Como fazer um planejamento tributário?

Planejar vai muito além do que definir datas. É fundamental entender de onde os impostos vêm e buscar pagar o mínimo possível dos seus tributos sempre dentro da Lei.

Um planejamento feito da maneira correta aumenta o lucro da empresa. Algumas dicas podem ser úteis durante esse planejamento.

·        Conheça a legislação;

·        Levante dados;

·        Faça projeção do faturamento;

·        Utilize tecnologias;

·        Atente-se aos incentivos e isenções fiscais;

·        Estude a possibilidade de créditos tributários;

·        Faça revisões periódicas.

Para montar um planejamento correto é necessário profissionais com conhecimento e formação. Uma dica para analisar o currículo para melhorar seu time, afinal, sua equipe pode mais!

Aposte na plataforma currículo lattes, um dos principais modelos de currículo voltados para a área acadêmica. Serve como vitrine para os profissionais que desejam iniciar a carreira profissional. Por fim, não deixe de propor ideias de gestão e colocá-las no papel.

Dessa forma, será possível ter mais clareza diante das mudanças e atitudes a serem tomadas para a melhoria da sua organização.

Texto por: Paula Moraes

Deixe um comentário

× Gostou dos Nossos Materiais? Como posso te ajudar?