Você já parou para pensar que o colaborador é a representação do perfil do seu negócio? O funcionário pode ser comparado à vitrine de uma loja de roupas. E vamos combinar que ninguém quer mostrar uma estampa de má qualidade. Pois é. É exatamente assim que o gestor deve enxergar a capacitação profissional: como um investimento da marca. Um profissional bem preparado previne o seu negócio de problemas futuros, além de ser garantia de referência e produtividade.
Capacitar significa treinar e direcionar o profissional a um processo de educação, reciclagem e mudança de comportamento. O treinamento possibilita ao colaborador características de pró-atividade, conhecimento sobre as necessidades específicas da empresa, do setor, e, até mesmo, estar preparado para capacitar outras pessoas.
Neste Artigo você verá:
Dentre os principais benefícios de se investir em capacitação profissional, estão:
Redução de custos:
Profissionais capacitados utilizam as técnicas corretas para a execução das rotinas diárias, reduzindo os gastos com materiais desnecessários.
Ambiente de trabalho agradável:
A capacitação profissional e o estímulo ao aperfeiçoamento fazem com que o empregado se sinta valorizado, o que torna o ambiente de trabalho mais agradável. O colaborador capacitado se sente grato e se torna fiel aos valores da empresa.
Diminuição na rotatividade da equipe:
O investimento na capacitação profissional diminui o número de demissões de empregados, uma vez que o funcionário é preparado e se mantém atualizado sobre a função exercida. Desta forma, a empresa sempre terá o retorno desejado, com a produção garantida.
União dos funcionários:
Qualificar os profissionais é uma das maneiras de motivar e unir a equipe numa capacitação conjunta. A prática estimula os funcionários à dedicação e agrega valores ao grupo.
Elevação na produtividade:
Incentivar a capacitação profissional é garantia de produtividade para empresa. Colaboradores capacitados desenvolvem as habilidades específicas para o cargo ocupado, o que assegura a qualidade na produção.
Empresa mais competitiva:
A capacitação profissional protege a organização da perda de qualidade e da falta de habilidade com as novas tecnologias, dando mais recursos para concorrer no mercado de trabalho e ser referência no ramo em que atua.
Investir na capacitação e treinamento dos funcionários, é investir no SUCESSO do seu negócio.
As pessoas são, sem dúvida, a parte mais importante de qualquer organização empresarial, pois elas são a ponte entre o e o cliente. Afinal, não são as empresas que fazem negócios com os clientes, são as pessoas que fazem negócios com as pessoas.
Decio Pessoa