O empreendedor deve observar e analisar seus concorrentes para se manter no mercado e conseguir responder rapidamente aos desejos dos seus clientes e as inovações dos concorrentes.
Antes de tudo, para fazer uma boa análise, deve-se levar em conta alguns critérios como preço, atendimento, produtos, localização e perfil de clientes.
Mas uma pergunta séria antes de tudo: é lícito analisar um concorrente?
Na administração, chamamos de Benchmarking o ato de comparar uma empresa às demais, por meio de pesquisas, visitas ou análises digitais. Sim, além de lícito, é um dever do empreendedor sempre está analisando os seus concorrentes.
Neste Artigo você verá:
Por que analisar os concorrentes?
Uma empresa tem algumas possibilidades de se desenvolver, dentre elas, se destaca de uma forma maior a análise dos concorrentes. Ao observá-los, você pode entender se existe algo de diferente em alguns pontos como:
- Modo de atendimento
- Apresentação dos produtos e/ou serviços
- Posicionamento de marketing
- Produtividade
- Custos e preços
- Localização
Existes fatores além dos 6 apontados anteriormente, que são similarmente importantes para lhe ajudar na pesquisa, mas esses já irão te ajudar a entender os pontos necessários. Importante também falar que concorrentes analisados, podem ser da sua cidade ou não.
Com o avanço da internet, os clientes estão podendo escolher de onde comprar. A concorrência agora se ampliou, e devemos ficar mais atentos ainda com os que se destacam na internet.
Como analisar os concorrentes?
Uma boa sugestão para que você possa fazer uma análise eficiente é criar uma tabela no Excel (pode ser no papel também) com os critérios sugeridos anteriormente. Você irá analisar cada um dos critérios em cada concorrente que você definir.
Visite o local do seu concorrente, conheça, e saiba tudo que você precisar. Não fique com medo ou vergonha, mas se você não quiser ir, peça para um parente ou um amigo ir e depois te passar todos os detalhes.
Outra forma é usando as redes sociais. Veja os elogios e reclamações recebidas, analise as fotos e vídeos postados. Analise tudo, pois, atualmente, todos os locais postam tudo nas redes sociais. Caso o seu concorrente local não o faça, procure um no Instagram de outra cidade para você analisar.
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