O que realmente é empreendedorismo?

O termo empreendedorismo muitas vezes é usado de forma equivocada, ou até mesmo de uma forma muito simplista. Existe empreendedor sem empresa, você sabia? Sim! O termo definido corretamente tem um significado mais amplo.

Definição Dicionário de Oxford:

  1. disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios.
  2. inciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, ger. com alterações que envolvem inovação e riscos.

O empreendedor é aquele que ajuda a transformar as coisas, ou como um bom mineiro eu afirmaria que o empreendedor é o que ajuda a fazer o “trem” diferente funcionar. O empreendedor ele pode trabalhar para um empresário, e um empresário não necessariamente é um empreendedor.

Resumindo, empreendedor é aquele que consegue ter as ideias e colocá-las em prática, independente se é no setor publico ou privado, e por isso existe empreendedorismo em todos os locais.

Empreendedorismo Publico

A melhoria no poder publico são frequentemente pedidas pela população, independente da área ou do contexto, sempre tem a necessidade de mudança. Mas para o poder publico melhor ou inovar, é necessário a ação de um empreendedor que atua no poder público, seja ele concursado, indicado ou eleito.

O empreendedor publico irá conseguir pensar e propor soluções inovadoras para melhorar os órgãos públicos. E isso é importante quando vamos escolher as pessoas para serem eleitas, saber se elas são empreendedoras ou se incentivam os empreendedores.

Uma dica é o vídeo do podcast da Allman que conversamos com a Mara sobre poder público e sistemas.

Empreendedorismo Social

O desenvolvimento de comunidade não depende somente do poder público, depende também da população, e algumas pessoas puxam o desenvolvimento social através de iniciativas diferenciadas afim de ajudar a população.

Esses inovadores e líderes no social são os empreendedores sociais que trabalham no desenvolvimento e na melhoria da qualidade de vida e econômica dos que mais necessitam. Muitas iniciativas dão origem a ONGS que realmente trabalham e buscam melhorias para a sociedade.

Uma das vertentes de empreendedorismo social é também o empreendedorismo ambiental que tem como foco a preservação e recuperação ambiental.

Empreendedorismo Corporativo

Empreender em empresa que você não é o dono? Sim! Intraempreendedorismo é a capacidade de inovar e gerar mudanças em uma empresa que você é colaborador. 

Esse perfil de empreendedorismo acontece muito em empresas com perfil mais moderno onde o empresário permite aos colaboradores proporem e implantarem mudanças a fim de melhorar a competitividade do seu negócio, e muitas das vezes pagam participação de lucro para essas pessoas. 

Empreendedorismo de Negócios

Agora sim! Empreendedorismo de Negócios é onde o empresário é o principal empreendedor puxando as pessoas para complementarem suas ideias e implantarem as mudanças para crescimento de todos.

Esse empreendedor é o mais comum de escutarmos, pois temos diversos tipos desses empreendedores:

Empreendedor de Franquia, comprando uma ideia pronta e implantando o negócio na localização definida pelo contrato. Esse é o que menos pode implantar suas ideias pois muitas vezes tem que seguir à risca todas as clausulas contratuais do negócio, e o empresário dono da franqueadora não aceita muitas ideias.

Empreendedorismo Feminino, puxado pelo crescimento constante do papel das mulheres na sociedade, principalmente frente aos negócios. A presença de empreendedoras é extremamente necessária pois traz diversidade de ideias e de motivação para os negócios.

Empreendedorismo Familiar, quando o negócio é de família passado por geração e continua sendo desenvolvido e controlado pela família. Nesse tipo de empreendedorismo é fundamental desenvolver a sucessão familiar, desenvolvendo tanto o conhecimento dos mais jovens quanto os mais velhos abrindo mão de poderes dentro da empresa no decorrer do tempo.

Empreendedorismo Individual, famoso MEI! Geralmente começa informalmente e depois cria seu CNPJ. Esse empreendedor busca muitas vezes o sustento familiar com alguma habilidade, seja de vendas, reparos, criatividade e outros.

Empreendedorismo digital, “nova” vertente com influenciadores, produtores digitais e outras áreas. Mercado em expansão nível mundial, com muitos ótimos profissionais e outros profissionais se aproveitando de pessoas com pouco conhecimento prometendo mentiras e riquezas de uma forma “fácil e simples”.

Realidade do Empreendedorismo Brasileiro

Empreender no Brasil não é fácil! Principalmente o empreendedorismo de negócios, pois o governo só complica com a criação de mais leis e impostos todo ano. O empreendedor deve buscar conhecimento para aprimorar e crescer todos os dias.

Hoje no Brasil temos 19.228.025 empresas, sendo que 9.810.483 são Micro Empreendedores Individuais 6.586.497 são Micro Empresas. Sim você leu certo, 85% das empresas brasileiras são de micro porte! As dificuldades de empreender e a cultura contra as pessoas que querem empreender ainda são pesadas no Brasil.

Nosso canal do Youtube, nossos shorts mostram o dia a dia da nossa empresa na ajuda aos empreendedores. Se inscreva no nosso canal

Continue lutando para empreender e conte conosco!

 

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Compartilhar Conteúdo

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Conhece nosso Podcast?