Como mapear os custos da empresa

Há uma diferença entre custos e despesas. Custos são todos os gastos diretos com o produto ou prestação de serviços. Despesas: são todos os gastos que uma empresa tem para manter sua operação e não obtém retorno direto disso, como salários do setor administrativo. Se um determinado gasto afeta na produção do produto, é um custo. 

Custos Fixos

Os custos fixos não dependem da produção de bens ou serviços, por isso, se mantêm fixos ao longo do tempo. Eles não mudam com o aumento ou redução das vendas e deve ser pago independentemente do desempenho da empresa. Por exemplo, se você paga aluguel de um espaço para seu negócio, independente do quanto você está vendendo, você deve pagar o aluguel. Embora o local do espaço possa ser reduzido e o valor do aluguel negociado, não é possível eliminar esse custo sendo, portanto, um custo fixo.

Custos Variáveis

Os custos variáveis estão diretamente associados à entrega de um produto ou serviço específico, como o nome indica, são custos que variam com a produção. Ao contrário dos custos fixos, eles aumentam e diminuem de acordo com a proporção das vendas. Esses custos podem ser incluídos diretamente no cálculo do preço dos produtos e serviços. 

Alguns custos variáveis são: matéria-prima, embalagens, mão de obra diretamente aproveitada na fabricação do produto, serviços contratados para realizar entregas.

Projeção de custos

O Excel é uma ferramenta que irá te ajudar a mapear as despesas e custos da sua empresa. No nosso video você irá aprender a montar sua planilhar financeira da empresa.

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Compartilhar Conteúdo

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Conhece nosso Podcast?