Como analisar os concorrentes

peças de um jogo de xadez

O empreendedor deve observar e analisar seus concorrentes para se manter no mercado e conseguir responder rapidamente aos desejos dos seus clientes e as inovações dos concorrentes.

Antes de tudo, para fazer uma boa análise, deve-se levar em conta alguns critérios como preço, atendimento, produtos, localização e perfil de clientes.

Mas uma pergunta séria antes de tudo: é lícito analisar um concorrente?

Na administração, chamamos de Benchmarking o ato de comparar uma empresa às demais, por meio de pesquisas, visitas ou análises digitais. Sim, além de lícito, é um dever do empreendedor sempre está analisando os seus concorrentes.

Por que analisar os concorrentes?

Uma empresa tem algumas possibilidades de se desenvolver, dentre elas, se destaca de uma forma maior a análise dos concorrentes. Ao observá-los, você pode entender se existe algo de diferente em alguns pontos como:

  1. Modo de atendimento
  2. Apresentação dos produtos e/ou serviços
  3. Posicionamento de marketing
  4. Produtividade
  5. Custos e preços
  6. Localização

Existes fatores além dos 6 apontados anteriormente, que são similarmente importantes para lhe ajudar na pesquisa, mas esses já irão te ajudar a entender os pontos necessários. Importante também falar que concorrentes analisados, podem ser da sua cidade ou não. 

Com o avanço da internet, os clientes estão podendo escolher de onde comprar. A concorrência agora se ampliou, e devemos ficar mais atentos ainda com os que se destacam na internet.

precisa de ajuda na abertura de um negocio

Como analisar os concorrentes?

Uma boa sugestão para que você possa fazer uma análise eficiente é criar uma tabela no Excel (pode ser no papel também) com os critérios sugeridos anteriormente. Você irá analisar cada um dos critérios em cada concorrente que você definir.

Visite o local do seu concorrente, conheça, e saiba tudo que você precisar. Não fique com medo ou vergonha, mas se você não quiser ir, peça para um parente ou um amigo ir e depois te passar todos os detalhes.

Outra forma é usando as redes sociais. Veja os elogios e reclamações recebidas, analise as fotos e vídeos postados. Analise tudo, pois, atualmente, todos os locais postam tudo nas redes sociais. Caso o seu concorrente local não o faça, procure um no Instagram de outra cidade para você analisar.

Nosso canal do Youtube e nossos shorts mostram o dia a dia da nossa empresa na ajuda aos empreendedores. Se inscreva no nosso canal.

Continue lutando para empreender e conte conosco!

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Compartilhar Conteúdo

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Conhece nosso Podcast?