Como analisar os concorrentes

O empreendedor deve observar e analisar seus concorrentes para se manter no mercado e conseguir responder rapidamente aos desejos dos seus clientes e as inovações dos concorrentes.

Antes de tudo, para fazer uma boa análise, deve-se levar em conta alguns critérios como preço, atendimento, produtos, localização e perfil de clientes.

Mas uma pergunta séria antes de tudo: é lícito analisar um concorrente?

Na administração, chamamos de Benchmarking o ato de comparar uma empresa às demais, por meio de pesquisas, visitas ou análises digitais. Sim, além de lícito, é um dever do empreendedor sempre está analisando os seus concorrentes.

Por que analisar os concorrentes?

Uma empresa tem algumas possibilidades de se desenvolver, dentre elas, se destaca de uma forma maior a análise dos concorrentes. Ao observá-los, você pode entender se existe algo de diferente em alguns pontos como:

  1. Modo de atendimento
  2. Apresentação dos produtos e/ou serviços
  3. Posicionamento de marketing
  4. Produtividade
  5. Custos e preços
  6. Localização

Existes fatores além dos 6 apontados anteriormente, que são similarmente importantes para lhe ajudar na pesquisa, mas esses já irão te ajudar a entender os pontos necessários. Importante também falar que concorrentes analisados, podem ser da sua cidade ou não. 

Com o avanço da internet, os clientes estão podendo escolher de onde comprar. A concorrência agora se ampliou, e devemos ficar mais atentos ainda com os que se destacam na internet.

Como analisar os concorrentes?

Uma boa sugestão para que você possa fazer uma análise eficiente é criar uma tabela no Excel (pode ser no papel também) com os critérios sugeridos anteriormente. Você irá analisar cada um dos critérios em cada concorrente que você definir.

Visite o local do seu concorrente, conheça, e saiba tudo que você precisar. Não fique com medo ou vergonha, mas se você não quiser ir, peça para um parente ou um amigo ir e depois te passar todos os detalhes.

Outra forma é usando as redes sociais. Veja os elogios e reclamações recebidas, analise as fotos e vídeos postados. Analise tudo, pois, atualmente, todos os locais postam tudo nas redes sociais. Caso o seu concorrente local não o faça, procure um no Instagram de outra cidade para você analisar.

 

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Texto por: Décio Pessoa 

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