[et_pb_section admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Crise X Oportunidades” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]
O mercado em 2015 não está cooperando, dólar subindo, inflação em alta e os consumidores retraindo o consumo. A primeira metade de 2015 para alguns setores foi de baixa de vendas e aumento no endividamento da empresa. Para outros setores, principalmente para empresas que trabalham exportação, foi um semestre para bater recordes de vendas e de faturamento.
Com base nessas disparidades de mercado analisamos o mercado está em crise ou está propenso a inovações e arranjos que gerem oportunidades para o negocio?
A crise influência algumas ações dentro das empresas:
- Redução de Custo
- Diminuição de investimentos
- Redução no quadro de funcionários
Um conto nos exemplifica a realidade:
“Um homem vivia à beira de uma estrada e vendia cachorro quente. Ele não tinha rádio, não tinha televisão e nem lia jornais, mas produzia e vendia o melhor cachorro quente da região. Ele se preocupava com a divulgação do seu negócio e colocava cartazes pela estrada, oferecia o seu produto em voz alta e o povo comprava e gostava.
As vendas foram aumentando e cada vez mais ele comprava o melhor pão e a melhor salsicha. Foi necessário também adquirir um fogão maior para atender a grande quantidade de fregueses. E o negócio prosperava a olhos vistos. Seu cachorro quente era o melhor!
Vencedor, ele conseguiu pagar uma boa escola ao filho. O menino cresceu, e foi estudar Economia numa das melhores Faculdades do país.
Anos depois, finalmente, o filho já formado, voltou para casa, notou que o pai continuava com a vida de sempre, vendendo, agradando e prosperando e teve uma séria conversa com o pai:
– Pai, então você não ouve rádio? Você não vê televisão? Não acessa a Internet e não lê os jornais? Há uma grande crise no mundo. A situação do nosso País é crítica. Está tudo ruim. O Brasil vai quebrar.
Depois de ouvir as considerações do filho Doutor, o pai pensou: _ Bem, se meu filho que estudou Economia na melhor Faculdade, lê jornais, vê televisão e internet, participa de redes sociais, e acha isto, então só pode estar com a razão, a coisa deve estar feia mesmo!
Com medo da crise, o pai procurou um Fornecedor de pão mais barato (e é claro da pior qualidade).
Começou a comprar salsichas mais barata (que era, também, a pior). Para economizar, parou de fazer cartazes de propaganda na estrada.
Abatido pela noticia da crise já não oferecia o seu produto em voz alta. Tomadas essas providências, as vendas começaram a cair e foram caindo, caindo e chegaram a níveis insuportáveis e o negócio de cachorro quente do velho, que antes gerava recursos até para fazer o filho estudar Economia na melhor Faculdade quebrou.
O pai, triste, então falou para o filho: – Você estava certo, meu filho, nós estamos no meio de uma grande crise. e comentou com os amigos,orgulhoso:
– Bendita a hora em que eu fiz meu filho estudar economia, ele me avisou da crise!”
Mas como posso aproveitar esse ano para melhorar meu negócio ou minha carreira?
2015 é o ano para qualificação dos profissionais, buscando por treinamentos e cursos que te diferenciem, e qualifiquem para o futuro. Treinar o atendimentos dos clientes é fundamental, você já deve ter passado por um atendimento de péssima qualidade, e com certeza não voltou mais na empresa pois o atendimento lhe afastou.
Em ano difícil o seu cliente fica mais exigente, pois ele não tem dinheiro “sobrando”. Ele quer fazer valer o dinheiro, buscando mais benefícios nos produtos e serviços que irão adquirir. Eles querem Mais! E esse diferencial que a empresa deve buscar! Repensar os produtos e serviços podem valer a pena! Inovação é fundamental!
Saia na frente!
Para obter resultados diferentes, faça as coisas de maneira diferente!
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]