A Gestão de Pessoas tem evoluído muito nos últimos anos, desenvolvido pelo rei do país chamado Butão, uma nova filosofia em resposta a críticas que afirmavam que a economia do seu país crescia miseravelmente. Esta criação assinalou o seu compromisso de construir uma economia adaptada à cultura do país, baseada nos valores espirituais. Assim como diversos outros valores morais, o conceito de Felicidade Interna Bruta é mais facilmente entendido a partir de comparações e exemplos do que definido especificamente.
Enquanto os modelos tradicionais de desenvolvimento têm como objetivo primordial o crescimento econômico, o conceito de FIB baseia-se no princípio de que o verdadeiro desenvolvimento de uma sociedade humana surge quando o desenvolvimento espiritual e o desenvolvimento material são simultâneos, assim se complementando e reforçando mutuamente.
Os gestores estão aplicando nas empresas essa metodologia para avaliar a felicidade das pessoas que estão a sua volta, mostrando os caminhos a serem aplicados para melhorar a satisfação e o interesse dos funcionários da empresa.
O FIB é avaliado em 9 Pontos:
- Bem estar Psicológico
- Saúde
- Uso do Tempo
- Vitalidade Comunitária
- Educação
- Cultura
- Meio Ambiente
- Governança
- Padrão de Vida
Neste Artigo você verá:
Southwest Airlines – Felicidade e Diversão no trabalho
Uma empresa criada com pensamento diferente, para ser um lugar agradável para sua equipe foi a Southwest Airlines. O fundador da empresa Herh Kelleher não implantou o FIB na empresa, mas conseguiu implantar o pensamento de fazer o local de trabalhou um ambiente mais dinâmico e agradável para seus colaboradores e clientes.
Trabalhar em um ambiente agradável aumenta a produtividade
A Southwest foi criada para ser uma companhia aérea low cost, que significa de baixo custo, e que pratica preços mais acessíveis. Mas para cobrar menos, ela tem que ter custos menores, e inclusive, pagar menos para os funcionários.
A pergunta que existia era: Como atrair pessoas para a empresa pagando menos que o concorrente?
A sacada dos empreendedores foi, transformar a empresa em um ambiente tão atrativo que as pessoas queriam trabalhar ali. Eles fizeram isso incentivando a diversão na empresa. O ambiente é descontraído, com roupas diferentes e práticas de RH diferenciadas. Inclusive, até a tratativa com os clientes é mais descontraída. Desta forma, conseguiram conquistar muitas pessoas para trabalhar na empresa. Fazer as pessoas trabalharem com a felicidade e o prazer foi a chave da virada.
Trabalhar com pessoas não é simples, no nosso artigo sobre a geração nova que está entrando no mercado falamos sobre as dificuldades.
Nosso canal do Youtube, nossos shorts mostram o dia a dia da nossa empresa na ajuda aos empreendedores. Se inscreva no nosso canal
Continue lutando para empreender e conte conosco!