Passo a Passo para abertura de uma empresa

empreendedor de restaurante

Ter a ideia de abrir um negócio até o momento da inauguração requer vários caminhos a ser seguidos para a abertura de uma empresa. O empreendedor deve analisar vários pontos, e realizar algumas ações para que, assim, possa abrir sua empresa.

O objetivo desse artigo é poder te ajudar com um passo a passo para abertura de uma empresa. Mas vamos deixar claro que essa nova fase que se inicia requer dedicação e foco para tudo dar certo e que você consiga montar um negócio sustentável e que irá te dar os resultados que você espera.

Ideia do negócio

Ter a ideia de abrir um negócio até o momento da inauguração requer vários caminhos a ser seguidos para a abertura de uma empresa. O empreendedor deve analisar diversos pontos e realizar algumas ações para que, assim, possa abrir sua empresa.

O objetivo desse artigo é poder te ajudar com um passo a passo para abertura de uma empresa. Mas vamos deixar claro que essa nova fase que se inicia requer dedicação e foco para tudo dar certo e que você consiga montar um negócio sustentável e que irá te dar os resultados que você espera.

Plano de Negócios

O plano de negócios é uma análise e projeção da ideia do empreendimento. Nele é realizada todas as estimativas financeiras, de vendas e necessidades de materiais e pessoas.

A ideia do plano de negócios é ser um guia para a implantação da empresa, com o passo a passo, e tudo que será realizado.

As etapas do plano de negócios são:

  1. Sumário executivo
  2. Análise de mercado
  3. Marketing
  4. Operacional
  5. Financeiro

Vai empreender sozinho ou terá sócios?

Ter sócios ou empreender sozinho? Sempre recebemos essas dúvidas na Allman. 

Para responder, devemos pensar em alguns fatores importantes. Primeiro, temos os benefícios de ter mais pessoas na sociedade. Se o foco dos sócios for o mesmo, a empresa ganha com mais pessoas pensando e trabalhando para desenvolver, ganhando tempo e maturidade empresarial. Entretanto, se os sócios pensarem diferente, a empresa poderá pagar caro por isso, pois cada um vai querer fazer algo diferente e terão muitos problemas de relacionamento na sociedade.

Outro ponto de análise é entender se a empresa será uma sociedade familiar, que deve ser muito bem direcionada e alinhada. Uma empresa familiar deve presar como qualquer negócio pela qualidade dos produtos e serviços, e deve existir cobrança entres os pares, independente se são familiares ou não.

A escolha de um contador

O contador irá te auxiliar em todos os processos burocráticos para abertura da empresa. Normalmente, o valor cobrado por um contador para o processo de abertura é de 1 salário mínimo, e neste valor estão inclusos as taxas e a remuneração dele para essa atividade.

O contador irá dar entrada na junta comercial da sua cidade, pedindo a liberação do CNPJ e autorização para as atividades que sua empresa irá realizar. Fique atento aos CNAEs cadastrados, pois eles devem englobar todas as atividades que você deseja trabalhar.

Natureza jurídica e regime tributário

A empresa que está nascendo pode possuir alguns “registros” diferentes. Você pode optar por abrir um MEI, caso o faturamento não ultrapasse os 81 mil reais por ano, ou caso o valor ultrapasse, você poderá optar por um dos três regimes tributários existentes: Simples, Presumido ou Real.

Cada um desses regimes tributários, possuem características específicas, que podem favorecer cada tipo de segmento, por este motivo você deve estudar e entender para fazer a melhor escolha. Por padrão os contadores colocam as empresas no Simples Nacional, mas nem sempre é a melhor escolha.

Nosso canal do Youtube e nossos shorts mostram o dia a dia da nossa empresa na ajuda aos empreendedores. Se inscreva no nosso canal.

Continue lutando para empreender e conte conosco!

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Compartilhar Conteúdo

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Conhece nosso Podcast?