Qualidade nas empresas, como implantar o diferencial

O desenvolvimento empresarial a cada dia está enfrentando maiores dificuldades. O mundo globalizado transforma empresas em diferentes locais concorrentes através de vendas on-line. O diferencial para as empresas tende a ser a busca da qualidade como pré-requisito para continuar de portas abertas.

O primeiro ponto a se trabalhar: O que é Qualidade?

O termo qualidade quando analisado por diversas pessoas tende a ter varias interpretações diferentes. Por exemplo: Preço está embutido no termo qualidade ou não? A partir do ponto da analise do Cliente que o preço esta dentro da qualidade, as empresas não podem assim tentar adicionar um preço pela “qualidade” do produto.

No meu ponto de vista a melhor definição para Qualidade: Qualidade é a melhor forma para atender às condições do consumidor.

Observando esta definição as empresas necessitam ter um produto ou serviço de qualidade está diretamente ligada a necessidades do cliente. Para esta adequação é necessário que a organização adeque seus processos operacionais, trabalhando a padronização dos processos e garantia de qualidade das matérias utilizadas na produção. Se os processos forem bem executados, o produto final terá as características imaginadas em seu planejamento estratégico inicial.

Outro fator fundamental na definição da qualidade dentro da empresa é procurar entender o que o cliente espera do produto. Na compra de um picolé o que você espera do produto? Na compra de um notebook o que você espera? O processo de compra é o mesmo mas podemos analisar que as expectativas do comprador é diferente pois o modelo de consumo é diferente. O notebook é um bem durável, que ira lhe acompanhar no mínimo para os próximos 2 anos. O picolé é consumido no momento da compra.

Observe a diferença e analise o que você vende. Você trabalha com bem durável ou não? Seu produto necessita de alguma manutenção? Você disponibiliza a manutenção? Qual o diferencial da sua empresa para o concorrente?

Entender o seu diferencial é fundamental para a continuidade da sua empresa e uma maior lucratividade.

Nosso canal do Youtube, nossos shorts mostram o dia a dia da nossa empresa na ajuda aos empreendedores. Se inscreva no nosso canal

Continue lutando para empreender e conte conosco!

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Compartilhar Conteúdo

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Conhece nosso Podcast?