Liderança: o que é, perfil de líder, e como ser um líder

A liderança na empresa vem sendo requerida dia após dia. Os empreendedores estão enxergando que existe a diferença entre líder e chefe, e com isso a liderança organizacional vem sendo desenvolvida.

A importância do líder, as habilidades de liderança, tipos de líderes e outros temas são trabalhados neste artigo.

Para complementar, temos um conteúdo no nosso podcast sobre Mulheres na liderança.

Palestra Liderança e Gestão de Pessoas

O que é liderança

Liderança no dicionário tem o significado de função, posição, caráter de líder, espirito de chefia, autoridade, ascendência. Mas, e, na prática, o que é liderança?

Liderança é a capacidade de trabalhar a motivação e o direcionamento das pessoas ao seu redor de forma a aumentar a produtividade, melhorar os resultados e principalmente gerenciar os relacionamentos.

A função do líder é ser um transformador, sendo agende de mudanças, para impactar na vida das pessoas ao seu redor. Dentro da empresa, um líder deve conseguir visualizar as características do seu time, e conseguir trabalhar cada um individualmente, na busca do objetivo.

Motivação

Primeiramente, vamos quebrar um paradigma: ninguém consegue motivar outra pessoa, você consegue ajudá-la a encontrar a motivação e o direcionamento, mas se a pessoa não quiser, é impossível você motivá-la.

O líder deve conseguira traves das suas atitudes, fazer a diferença na vida dos seus liderados, ao ponto de conseguir tirar deles a vontade de dedicar e focar nas suas atividades.

Não existe o melhor estilo de liderança, pois o papel do líder é se adaptar as situações ao seu redor, fazendo assim a gestão da equipe usando o estilo de líder requerido naquela situação.

Sobre motivação, pessoal da Mereo fez um ótimo artigo

Tipos de Líder

Existem várias formas de exercer a liderança, inclusive o bom ditado fala: manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Mas existem modelos que podem e devem ser adotados pelos líderes, de acordo com a situação e a necessidade da empresa e do momento. Os perfis de liderança podem te ajudar a entender melhor.

Listamos os principais tipos de liderança para te ajudar.

Líder Autocrático

O líder autocrático é uma pessoa mais autoritária, onde suas ideias prevalecem, impostas ao grupo ao seu redor. Normalmente esse líder não escuta o que o grupo está falando.

Muitas vezes em momentos de tomada de decisão de mudança de chave dentro de uma empresa, o líder deve assumir a função de autocrático para realmente assumir a responsabilidade do resultado e conseguir acelerar as atividades do time.

Empresas com perfil mais engessado, tem muito esse perfil de liderança. Pessoas mais velhas podem ter esse perfil por já ter passado por muitas experiências e não terem mais paciência para serem mais democráticos. O líder já está mais cansado.

Líder Democrático

O líder democrático busca mais a participação do seu time, e direciona nas atividades do dia a dia. Gosta de incentivar a participação das pessoas na tomada de decisão, e compartilha com o time tanto as vitórias, como as derrotas.

Empresas que já estão com uma estabilidade de mercado, podem ter líderes democráticos para ajudar a melhorar o relacionamento interno da empresa, melhorando assim o clima e o dia a dia.

Esse perfil de líder tem que saber lidar constantemente com conflitos, gerenciando assim ideias, opiniões e resultados.

Líder Liberal

O estilo de liderança liberal trabalha com a liberdade e a confiança no grupo, delegando muitas vezes as decisões, e o líder vai deixando o grupo se ajustar, com o mínimo de intervenção possível.

Empresas de tecnologia normalmente trabalham com a liderança liberal, entretanto esse estilo de liderança necessita de uma maturidade da equipe para poder ter bons resultados. Muitas pessoas confundem liberdade com a libertinagem e acabam se perdendo nos relacionamentos e nas entregas de resultados.

Como ser um líder

A liderança pode e deve ser desenvolvida nas pessoas, a fim de criar líderes dentro das organizações. Você deverá conseguir desenvolver habilidades e características para se tornar um líder.

Listamos algumas características de um líder de equipe.

1- Ser um incentivador

O líder deve trabalhar o desenvolvimento do seu liderado, ajudando-o a entender o seu dia a dia, por meio de feedbacks, direcionando na melhoria dos seus problemas e elogiando sempre que o resultado superar as expectativas.

2- Direcionar o time

Capacite sua equipe para funcionar mesmo sem sua presença. Incentive as pessoas a tomarem as decisões corretas, alinhadas ao desejo do líder e da empresa. Um bom líder consegue liderar mesmo sem está presente em todos os momentos.

3- Comunicação

Um líder deve trabalhar a sua comunicação com o time em todos os momentos. Entender e ser entendido são características de um bom líder.

4- Tomada de decisão

O líder deve ser convicto na sua tomada de decisão. Se uma pessoa vem atrapalhando o seu time, ele deve ter a proatividade e eliminar o problema. O problema pode ser trabalhado através do desenvolvimento das pessoas, mas algumas vezes é necessário desligar pessoas da sua equipe.

5- Visão de futuro

O líder deve conseguir analisar o além, pensar no amanhã. A liderança deve ser muito mais focada no futuro das pessoas e da empresa, para melhorar os processos e os relacionamentos internos do time.

6- Ser estudioso

Em todo o momento o líder deve estar se desenvolvendo. Novas técnicas vem surgindo e ferramentas podem lhe auxiliar no dia a dia da gestão de pessoas.

7- Autoconhecimento

O líder de sucesso deve se conhecer, para saber suas fraquezas e pontos fortes. Entender os perfis que são complementares ao seu para somarem na sua equipe. Conheça os seus pontos para você assim montar a melhor equipe ao seu redor e ter um papel de liderança assertivo.

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