Planejamento – Você tem se preparado para o futuro da sua empresa?

duas pessoas realizando uma analise

Toda empresa deveria ter um alvo como meta principal! Entretanto, a maioria dos empreendedores são somente reativos ao que acontece ao redor. Então, primeiramente, é necessário ter o desejo de crescer, ampliar os resultados e almejar voos maiores, para assim o planejamento empresarial fazer sentido.

O que é planejamento empresarial

O planejamento empresarial é um processo essencial nas empresas e há muito tempo é matéria de estudo e discussão. É um processo constante na rotina das empresas e nos vários departamentos que envolvem o dia a dia empresarial, departamentos de finanças, desenvolvimento de produto, marketing e outros. O planejamento é visto como um processo contínuo de interação organizacional com o ambiente permitindo estabelecer objetivos e aumentar o desempenho da empresa, considerando que se torna uma ferramenta de orientação e aproveitamento de recursos utilizados pela organização, no entanto, nem todas as empresas obtêm um eficiente processo de planejamento, muitas vezes pela complexidade do sistema, considerando suas características de gestão como estrutura, comportamento e contexto.

A importância do planejamento empresarial está em todos os processos e passos que as empresas pretendem em direção ao crescimento, expansão e objetivos gerais. Ele tem duplo comportamento, pois pode ser uma ciência, devido ser matéria de estudo; pode ser uma técnica, pois depende de estrutura.

O planejamento ira direcionar as estratégias a serem utilizadas e as decisões a serem tomadas. É muito importante trabalhar este planejamento para não ser pego de surpresa por concorrentes ou clientes. Os concorrentes podem lhe copiar ou superar a qualidade de seu produto, ou serviço, atraindo os clientes para eles, e como você responderá a esta situação? Os clientes podem mudar seus hábitos, preferências ou até mesmo a necessidade a ser atendida. 

Planejamento Tributário

O planejamento tributário visa alinhar os objetivos do negócio da empresa, com o melhor regime tributário disponível para o negócio. Nem sempre o simples nacional é a melhor opção. Deve-se estudar caso a caso para optar pela melhor opção.

Planejamento Financeiro

A empresa necessita projetar seus custos e faturamento para entender qual a melhor opção para tomada de decisão. Além de saber sobre a capacidade de investimento e metas de vendas para o período.

Nosso canal do Youtube, nossos shorts mostram o dia a dia da nossa empresa na ajuda aos empreendedores. Se inscreva no nosso canal

Continue lutando para empreender e conte conosco!

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Compartilhar Conteúdo

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Conhece nosso Podcast?