Ser mediocre não é uma Opção: Profissional medíocre estraga as empresas e o mercado

Se inscreva e receba nossos conteúdos gratuitamente

Ser medíocre não é uma opção: Profissional medíocre estraga as empresas e o mercado

Antes de tudo, precisamos entender o que é ser uma pessoa ou um profissional medíocre, para depois continuarmos nosso bate papo.

Na etimologia da palavra medíocre, na origem latina é:

“diz-se de ou pessoa pouco capaz, sem qualquer talento, que, de modo geral, fica aquém das outras ou que, num dado campo de atividades, não consegue ultrapassar ou mesmo atingir a média.”

Sobretudo ser ruim é pior que medíocre, do mesmo modo que ser bom é ser melhor do quer medíocre. Em resumo, ser medíocre é ser médio, ou no popular “mais ou menos”.

Neste artigo vamos pontuar os problemas que causamos quando escolhermos ser medíocres nas nossas atitudes e atividades.

O problema de ser medíocre

Frequentemente tenho visto pessoas reclamando de críticas ou feedbacks não positivos (o que eu costumo chamar de “fodeback”), em seguida vejo essas pessoas cometendo os mesmos erros aos quais foram orientadas a não cometer novamente.

O que essas pessoas fazem atualmente? Vão para as redes sociais, principalmente o Linkedin, reclamar que estão sendo “pressionados, acovardados e etc.”. O ser medíocre também está relacionado a este ponto.

“Subestimar é não levar em conta as potencialidades. É um olhar raso, medíocre, do qual devemos fazer de tudo para não lançar.”

Você tem um potencial gigantesco a conseguir alcançar, mas a sua zona de conforto ou a sua insegurança em não aceitar ser direcionado ou muitas das vezes criticado, vão te moldando a ser medíocre nas suas atividades, e isso se torna uma condição de espírito.

Eu já tive muito problema em aceitar críticas, odiava ser chamado atenção (e ainda odeio internamente, principalmente em público), mas entendi que para melhorar minhas entregas e resultados, eu preciso enxergar as melhorias que preciso buscar.

Enquanto eu achar que sou o melhor, e não tenho nada a melhorar ou desenvolver, eu estou sendo medíocre sem perceber.

Uma cultura da felicidade e da justiça social pode apenas gerar gente banal e medíocre.
Luiz Felipe Ponde

Sinceridade assusta

Culturalmente, nós brasileiros, não gostamos de escutar algumas coisas, e principalmente verdades sobre nós. Criamos lutas, e atuamos como se aquela pessoa fosse ruim e está fazendo isso só para me “derrubar”.

Aprenda a filtrar as críticas construtivas das destrutivas, e aprenda mais ainda a aceitar que todo o dia eu posso ser ao menos 1% melhor do que o dia anterior. Somos evolutivos e adaptativos, então aprenda a usar isso a seu favor.

E você ao criticar alguém entenda se essa pessoa está pronta para te entender, pois criticar só por criticar não faz sentido nenhum. Aprenda a ter empática é fundamental para as relações interpessoais.

como esta 5 768x384 - Ser mediocre não é uma Opção: Profissional medíocre estraga as empresas e o mercado

Trabalho Mental

Constantemente lemos ou ouvimos as pessoas comentando sobre inteligência emocional, e o fator que mais afeta os medíocres é esse! Sempre acham que são melhores do que realmente são, por isso suas “entregas” não melhoram, e se sentem “menosprezados” pelos demais.

Estamos passando por momentos conturbados, com 2 anos de reclusão pandêmica, o que afetou e afetará por um tempo. Sim, estamos quase todos “doentes da cabeça”. E aceitar isso é um passo importante para buscar ajuda profissional, de um psicólogo e psiquiatra. É fundamental essa ajuda para melhorarmos o nosso mental.

Precisamos nos preparar mentalmente para aceitarmos que sempre precisaremos evoluir e que sim, somos medíocres em algumas atividades no dia a dia.

Importância de querer melhorar sempre

Ser bom em tudo é algo que não conseguiremos mesmo. A princípio temos duas opções: Ser especialista em algo ou multitarefas. E sabe o pior? não conseguiremos fazer os 2 ao mesmo tempo, tudo vai de questão de escolha.

Na minha carreira eu escolhi ser multitarefas, apesar de que consegui ser muito bom em algumas coisas, mas não me considero especialista nessas áreas, mas sim um “curioso fuçador”, e isso foi e é importante para sem eu conseguir estar à frente usando ferramentas novas e tecnologias no meu trabalho.

Quando entrego um trabalho, sempre reavalio para saber o que eu poderia fazer melhor e o que eu não gostei, isso vai muito relacionado ao meu aprendizado e evolução. Mesmo quando o cliente adora a entrega realizada, eu me reavalio, para poder entregar o melhor para o próximo.

Não aceite fazer as coisas por fazer, esteja disposto a melhorar e aprimorar suas habilidades e competências. Vamos ser melhor hoje do que fomos ontem, não só profissionalmente, mas principalmente na vida.

SEJA MELHOR A CADA DIA!

Nosso nosso canal do Youtube, nossos shorts mostram o dia a dia da nossa empresa na ajuda aos empreendedores. Se inscreva no nosso canal

Continue lutando para empreender e conte conosco!

 

Ramalho Dias 0055 scaled e1605710104391 931x1024 - Ser mediocre não é uma Opção: Profissional medíocre estraga as empresas e o mercado

Décio Pessoa

CEO da Allman

× Gostou dos Nossos Materiais? Como posso te ajudar?