Você sabe quais são os custos da sua empresa?

Hoje a grande dificuldade na hora de calcular preço seja de produtos ou serviços é justamente entender o custo do que vai ser oferecido para o cliente, principalmente porque o preço deve ser maior que o custo, para que as outras obrigações sejam pagas e a empresa ainda obtenha lucro.

E a definição de custos você sabe?

Definir custos requer conhecimento e organização interna da produção, compras ou prestação de serviço, para que nenhum item seja deixado de fora do cálculo. Mas afinal de contas, o que é custo? Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. Ou seja todos os gastos que estão diretamente ligados ao produto ou serviço são definidos como custo, e consequentemente ele tem que estar dentro do preço, pois partimos da premissa que para vender, precisamos comprar e assim também com o prestador de serviço, precisamos pagar a mão de obra.

O que pode ser definido como custo?

Compra de matéria prima, remuneração de colaboradores que são ligados diretamente a produção, manutenção de máquinas referente a produção, compra de produtos para venda, fretes e encargos sobre a compra, prestadores de serviços, equipamentos utilizados na prestação do serviço, dentre outros desembolsos financeiros.

Os custos podem ser fixos ou variáveis, os custos fixos são aqueles que independem da quantidade comprada ou produzida, ou de quanto serviço foi prestado. Um bom exemplo disso, são os salários ou a mensalidade de alguma ferramenta utilizada para o auxílio da produção, esses custos continuam os mesmos; Já os custos variáveis são aqueles que variam, por isso o nome, de acordo com a quantidade de venda. Ou seja se você produzir em menor quantidade, esses custos variáveis caem, se você precisa aumentar a produção ou se é um momento do ano onde a sazonalidade do seu negócio aumenta a prestação de serviço, ele aumenta.

É importante ter essas informações bem definidas na sua empresa, pois ela faz parte do mark-up, que é a fórmula de precificação. Sobre o mark-up falaremos em outro post com mais detalhes, para que você possa fazer a sua precificação e traçar suas estratégias comerciais. Voltando aos custos, quanto menor o seu custo ligado diretamente ao produto ou serviço, menor o preço praticado e com isso você fica mais competitivo no mercado. Mas ao esquecer algum item na hora de definir o custeio, interfere diretamente no lucro pretendido e é nesse momento que vem aquele grande questionamento: Onde está o dinheiro? E eu te falo, seu dinheiro está no que você esqueceu de anotar e adicionar ao custo da empresa.

Como a gestão financeira é cíclica, desde a base de definição de custo até a tomada de decisões, se você não possui organização de dados, mesmo que seja manual em um caderno, a margem de lucro do seu negócio pode ser menor do que o que foi programado, o que impacta diretamente os resultados da empresa.

E como ter uma boa gestão de custos dentro da sua empresa?

Se você empresário tem equipe, sua equipe precisa estar totalmente engajada e dentro do processo do setor financeiro, a disciplina no registro dos dados e a constante analise das informações, sejam elas dentro de um sistema ou de planilhas de Excel. Quando você, além de gestor, também cuida de todo o operacional da sua empresa, é necessário ter mais disciplina ainda, mas saiba que isso é fundamental para que você possa ter informações mais claras na hora da tomada de decisão.

Quando falamos em indicadores para a gestão de custos, uma das metas é baixar o custo, e isso se dá ao aumentar o volume de vendas ou até mesmo em um bom relacionamento com fornecedores.

Para obter bons resultados, não basta ter apenas gestão de custos e focar no financeiro, sua empresa precisa ter integração de todos os setores, junto a uma boa comunicação todos os passos descritos aqui serão o norte para boas decisões e uma melhor colocação no mercado.

Pegue essas dicas e já coloque em prática! Tenha tempo para ganhar dinheiro! Quem não tem tempo de pensar e analisar, nunca irá ter tempo para ganhar dinheiro!


Ana Luiza Coelho – Sócia e Consultora

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