Inovação nas organizações

Você esté preparado para o Mercado? Qual Vantagem Competitiva sua empresa tem a frente dos concorrentes? Esse é o foco da inovação nas organizações.

Um ditado Popular diz: “Quando não sabemos para onde ir, qualquer lugar serve.” Um dos maiores problemas dos empresários hoje é a falta de direcionamento dos negócios. É necessário estabelecer objetivos dentro da organização para direcionar e estabelecer o planejamento da empresa. Mas o assunto planejamento deixaremos para o próximo capítulo.

Inovação é “um processo de criação, experimentação e aprendizado, riscos, viabilização, implementação e melhoria contínua.” Existem vários tipos de inovação.

4 tipos de inovação

Vamos abordar 4 tipos neste post, Inovação de Produto, Inovação de Processos, Inovação de Marketing e Inovação Organizacional.

  • Inovação de Produto:
    • Consiste em modificações nos atributos do produto, com mudança na forma como ele é percebido pelos consumidores. Exemplo: Celulares a 10 anos atrás apenas faziam ligações, hoje o celular apenas não cozinha e não passa roupas, pois esta cada dia mais com novas ferramentas e recursos. Produtos como GPS, Maquina Digital e outros produtos têm datas para “morrer” com o desenvolvimento do celular.
  • Inovação de Processos:
    • Trata de mudanças no processo de produção do produto ou serviço. Não gera necessariamente impacto no produto final, mas produz benefícios no processo de produção, geralmente com aumentos de produtividade e redução de custos. Exemplo: Mudança de Matéria-prima de Produto e Modo de Produzir.
  • Inovação de Marketing:
    • A inovação de marketing tem que ter agregado valor aos produtos da empresa ou à forma de divulgação, promoção e venda.  Exemplo: Uma escola de informática que contratou uma celebridade para fazer a divulgação de seus cursos. Uma fabricante de cosméticos que desenvolveu um recipiente em formato totalmente novo para uma loção para o corpo. Uma mercearia que oferece um método que permite ao cliente escolher, por meio da internet, as especificações desejadas de uma cesta de produtos básicos com preço diferenciado.
  • Inovação Organizacional:
    • É o desenvolvimento de novo método organizacional ou de gestão nas práticas de negócio da empresa, na organização do trabalho ou em suas relações externas.

Não deixe o negócio da sua empresa morrer!

Inove, Sai do Óbvio! Oportunidades no mercado estão esperando para serem aproveitadas. Temos um artigo que vai te ajudar a planejar e a executar.

Nosso canal do Youtube, nossos shorts mostram o dia a dia da nossa empresa na ajuda aos empreendedores. Se inscreva no nosso canal

Continue lutando para empreender e conte conosco!

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Compartilhar Conteúdo

Precisa de Ajudar? Conte Conosco

Conhece nosso Podcast?