4 dicas para fazer uma gestão de estoque eficiente

Será que o controle de produtos da sua empresa é realmente bom? Pensar em como fazer uma gestão de estoque eficiente é um dos pilares dos negócios. Afinal, o equilíbrio traz o maior entendimento das estratégias de vendas, o controle das finanças e a satisfação do público-alvo. 

Com tantas vantagens, não dá para deixar de se preocupar com o assunto em pauta, certo? Para te ajudar a entender melhor sobre administração de estoque, separamos quatro ótimas dicas. 

Confira todos os detalhes!

O que é gestão de estoque eficiente?

A gestão de estoque eficiente é a tarefa de controlar todas as entradas e saídas de produtos da empresa. Ao mesmo tempo, também faz o registro de todas essas informações frequentemente.  

Tudo isso faz com que os negócios sejam muito mais produtivos e que, também, tenham chances de crescer cada vez mais.

Por que fazer uma gestão de estoque?

A gestão de estoque eficiente garante muitos benefícios. O primeiro deles é o maior conhecimento sobre a própria empresa e sobre os investimentos. 

Todos os profissionais envolvidos também passam a compreender mais e melhor como funcionam as vendas.

Muito além disso, o controle de mercadorias garante que haja sempre itens disponíveis para venda. Com isso, também fica mais fácil agradar os clientes e evitar frustrações a eles. 

Outro benefício da gestão de estoque é a possibilidade de negociar melhor com os fornecedores a fim de conseguir preços e prazos mais interessantes. 

Somando tudo isso, sem dúvidas, há as grandes chances da empresa expandir cada vez mais e se fortalecer no mercado.

Quais os impactos da gestão de estoque no seu negócio?

A gestão de estoque é fundamental para qualquer tipo de negócio: seja franquia, micro empreendimento individual, grande empresa, enfim. 

O equilíbrio, como dissemos, possibilita o maior sucesso com as vendas e, assim, com os lucros. 

Esses fatores também acabam agindo no fortalecimento da marca. A sua empresa pode ganhar mais notoriedade no mercado e, ainda, ultrapassar toda a concorrência.

4 dicas para fazer uma gestão de estoque eficiente

Agora que você já sabe o que é e porque a gestão de estoque é importante, confira quais são as dicas para ter bons resultados:

#1 Cadastre todos os itens armazenados

A primeira dica é cadastrar absolutamente todos os produtos assim que eles chegam no espaço do estoque. 

Isso faz com que os profissionais saibam o que está disponível e por quanto tempo. Assim, dá para evitar prateleiras vazias e, consequentemente, clientes frustrados. 

Um detalhe importante: o registro dos itens pode ser feito com bastante detalhes. É possível, por exemplo, criar categorias de tamanho, cor e faixa de valor.  

Esse cuidado é muito interessante, porque facilita o dia a dia de quem trabalha no estoque. Os profissionais acabam levando menos tempo para procurar e identificar as mercadorias. 

#2 Registre um documento da entrada e da saída de estoque

Além do cadastro das entradas de produtos, também é essencial registrar as saídas. Ou seja, tudo o que acontece no estoque precisa ser anotado. 

A observação de perto e constante da dimensão de quantos e quais produtos estão disponíveis no momento.

Isso evita a compra de novas mercadorias sem necessidade ou, ainda, que alguns produtos ficam “empacados” no estoque. Além disso, auxilia na redução de custos desnecessários.

Já as anotações e os documentos podem ser registrados em sistemas digitais específicos para o controle de estoque. 

Muita gente ainda utiliza recursos básicos, como a anotação em papéis mesmo. Mas, vale lembrar que o papel é um material sensível e perene. 

Ele pode rasgar, molhar e, com o tempo, querendo ou não, vai sofrer o desgaste. 

Então, o ideal mesmo é usar os recursos digitais na empresa. Há ainda ferramentas gratuitas para alavancar as suas vendas

Não tenha dúvidas de que as tecnologias sempre podem tornar o trabalho mais prático, seguro e eficiente. 

#3 Realize auditorias frequentes

A auditoria é um procedimento muito comum em estoques, independentemente do tipo e porte da empresa. O processo funciona como uma espécie de varredura mesmo. 

Os profissionais geralmente separam algumas horas ou até dias para verificar quais produtos estão disponíveis, quanto eles representam em dinheiro, além de organizar todos os documentos referentes ao estoque. 

Sem dúvidas, é uma tarefa extremamente minuciosa e que demanda bastante tempo e dedicação. Mas, sem isso, não é possível ter uma gestão de estoque realmente eficaz.

Então, vale a pena tirar um dia da agenda para fazer isso.

#4 Defina as datas de compras das mercadorias

Quando a empresa passa a anotar a entrada e saída de mercadorias e a fazer auditorias, fica muito mais fácil entender quando é preciso fazer novas compras de produtos ou matérias-primas.  

Depois, então, basta estabelecer as datas exatas. Só não se esqueça, claro, de sempre considerar que existem momentos sazonais nas vendas. 

Ou seja, aqueles períodos em que as comercializações alcançam picos e, consequentemente, é preciso ter um estoque mais cheio para dar conta. 

No varejo, por exemplo, os momentos assim são correspondentes às datas comemorativas, como: Dia das Mães, Natal, Dia dos Namorados, Páscoa, Dia dos Pais e afins.

Conclusão

Por aqui, você viu que a gestão de estoque eficiente é a tarefa de registrar as entradas e saídas de produtos da empresa. 

Além disso, de realizar varreduras de tempos em tempos e, também, de ter todos os documentos do estoque organizados. 

Tudo isso, sem dúvidas, são tarefas que demandam bastante tempo e trabalho. Mas, sem esses cuidados, não é possível ter o verdadeiro controle das mercadorias e, assim, fazer a empresa expandir. 

Há muitas oportunidades no mercado para essa expansão empresarial, seja em expansão física ou monetária. Com caixa saudável, é possível investir em serviços white label, novas contratações, promoções de funcionários, ações de marketing digital e outros. 

Por fim, mas não menos importante: procure sempre ensinar todos os conceitos importantes a todos os funcionários. 

Com isso, a cultura e a organização da empresa também podem ser fortalecidas. 

Agora que você já conhece as dicas, coloque tudo em prática! Bom trabalho! 

Por Paula Moraes – Redatora Freelancer

Deixe um comentário

× Gostou dos Nossos Materiais? Como posso te ajudar?