Você já ouviu falar na expressão “esse vende até pedra?”, pois é, quando você inicia uma empresa é fundamental que saiba uma coisa: vender o seu produto ou serviço. Pensando nisso nós trouxemos 5 dicas que irão melhoras as vendas da sua empresa e, consequentemente, aumentar a sua relevância no mercado.
Com a retomada do mercado, é importante que a sua equipe de vendas, caso você tenha uma, se torne especialista em conseguir vender o seu produto ou serviço. Afinal, não estamos em um momento em que podemos correr o risco de perder vendas.
E para não perder tempo, vou te dar uma dica extra: mantenha a sua equipe capacitada e atualizada. No nosso canal do Youtube você encontra vídeos que irão te ajudar a se capacitar.
Confira a seguir as dicas que preparamos.
Neste Artigo você verá:
Entenda a necessidade do seu cliente
Vamos lá, em um primeiro momento essa dica pode parecer estranha. Como assim entender a necessidade do meu cliente? A necessidade dele não é o meu produto? Sim e não.
Para que você venda mais é necessário que você venda para os clientes certos. Por exemplo, se você vende roupas infantis, não adianta oferecer seu produto para clientes que não tenham filhos ou alguma criança na família. Por isso é importante entender a necessidade do seu cliente.
E como fazer isso? Pesquisa de mercado. Busque por empresas que vendam os mesmos produtos ou serviços que você e observe a clientela deles. Tomar como base o que o seu concorrente faz não é errado, mas copiar o que ele faz é! Então, cuidado.
Reconheça o perfil do seu cliente através do comportamento
Aqui é importante diferenciar duas coisas: perfil do cliente e persona.
A persona é uma pessoa fictícia que você cria, a partir de uma pesquisa de mercado, e assim consegue basear todo o seu marketing em cima dela.
Já o perfil de cliente você vai conseguir captar no momento da negociação. Então, se o cliente é mais analítico, mais emotivo, mais racional, todos esses trejeitos devem ser analisados no momento da venda.
Uma dica dentro da dica: pode acontecer de você realizar uma venda com dois ou mais clientes ao mesmo tempo e cada um ser de um perfil diferente. Nesse momento, você deve tomar uma decisão e focar em um cliente. Assim você pode fechar o negócio de maneira mais assertiva.
Conheça seu produto para transmitir credibilidade ao cliente
Mais uma dica que pode parecer estranha, mas não é. Entender o que você vende é extremamente necessário para vender mais, pois você passará credibilidade ao cliente.
Imagine ir em uma concessionária e o vendedor não sabe ao menos ligar o carro, como você agiria em uma situação dessas? Você sentiria confiança no vendedor? A resposta pode até ser “sim”, mas não são todos que a tem.
Por isso seja especialista naquilo que você vende, pois assim as pessoas irão comprar de você pela segurança que está passando a elas.
Saiba conduzir o cliente para finalizar a compra
O momento de fechar uma venda é tão importante quanto o início, pois alguns vendedores não conseguem finalizar o processo com o cliente. Por isso é necessário que você saiba como fazer isso.
Se o seu cliente está em dúvida, você pode fazer perguntas como “você vai ficar com este então?” ou “qual opção te agrada mais: esta ou esta?”
Essas perguntas podem ser as que farão que ele tome a decisão de finalizar a compra.
Não insista com clientes que não demonstram interesse
Sabe quando um cliente fica colocando dificuldades demais no momento da venda ou mesmo com você o levando a finalizar a compra, ele não demonstra interesse? Então, talvez esse não seja um bom cliente para focar no momento.
Mas lembre-se, mesmo com ele não mostrando interesse agora, não desista dele para sempre. Ele pode ser um potencial comprador no futuro. Como você possui os contatos, mande e-mail de vez em quando para manter o interesse na sua marca, assim ele vai ter você como primeira opção no momento que decidir comprar.
Eai, empreendedor, gostou das dicas?
Algumas dessas serão usadas em momentos específicos do seu dia, então é sempre bom manter a sua equipe atualizada e capacitada. Deixe nos comentários se você utiliza outras maneiras de vender.
Decio Pessoa