A Gestão da Comunicação Empresarial e os resultados do seu negócio

Quando falamos em planos ou ações de comunicação empresarial, a primeira coisa que muita gente pensa está ligada à estratégia de marketing para se comunicar com o público externo. Mas não é só isso. Claro que as táticas de divulgação do seu produto e da imagem da sua empresa são essenciais para aprimorar o seu negócio. Porém, a comunicação empresarial não começa por aí. Ela acontece de dentro para fora. Afinal, é através do público interno que a roda de engrenagem funciona. Sem uma comunicação interna eficiente, dificilmente seu negócio atingirá os resultados esperados.

Mas afinal, o que é comunicação empresarial?

O conceito de Comunicação Empresarial está ligado às estratégias de compartilhamento integrado de informações no ambiente corporativo. Essas informações podem estar relacionadas à propagação dos valores da empresa, os objetivos a curto e a longo prazo bem como as estratégias de gestão, metas por departamento e assim por diante.

Fique atento: a comunicação evoluiu!

Antigamente, o conceito de comunicação empresarial era praticamente voltado ao consumidor. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia e principalmente pelo acesso à informação, é necessário ampliar a comunicação, aliás, na verdade, é preciso direcionar a comunicação também aos colaboradores. Com a comunicação mais rápida e abrangente, num único clique é possível passar a mensagem de uma forma dinâmica e precisa ao seu público.

Quais são os públicos-alvo da Comunicação Empresarial?

A comunicação interna engloba toda a equipe de colaboradores e vários profissionais podem atuar para que ela aconteça de forma eficiente e para que o objetivo maior seja alcançado: o alinhamento de todos os setores da corporação. Profissionais da comunicação, como jornalistas, publicitários, designers, e, principalmente os gestores, podem fazer parte do sistema comunicacional da empresa. A atuação em conjunto possibilitará o engajamento de toda a equipe nos propósitos da organização e no alcance da mensagem como um todo. Os principais destinos da comunicação empresarial se desdobram em duas vias: público interno e público externo.

Público interno

Como já dissemos no início deste artigo, de nada adianta tentar se comunicar com o público externo se a equipe de colaboradores não veste a camisa da empresa. Se os funcionários não atuam no mesmo propósito, a comunicação sairá com ruídos e os objetivos não serão alcançados. O trabalho em conjunto é a melhor solução para aprimorar os resultados do seu negócio.

Público externo

O público externo configura consumidores e a comunidade em geral. Neste sentido são usadas ferramentas de marketing par divulgação da imagem e produto a fim de alavancar a marca, fidelizar clientes e conquistar novos públicos. Tratar o público externo nem sempre é uma tarefa fácil, pois é preciso dinamizar a forma de transmitir a mensagem. Isso porque você está lidando com públicos variados em relação à identidade e preferências.

Para que essa comunicação aconteça e atinja os públicos-alvo, o relacionamento entre colaboradores, gestores e demais profissionais envolvidos, deve ser objetivo e transparente. Porém, alguns ruídos precisam ser vencidos para que esse engajamento se estabeleça.

Barreiras e desafios na Comunicação Interna

Relacionamento Interpessoal

A dificuldade de relacionamento entre a equipe é um dos principais gargalos da comunicação interna. Imagine a seguinte situação: sua empresa precisa desenvolver um projeto para um cliente, com prazo determinado para entrega, sendo que para desenvolver esse trabalho é necessário reunir dois times de colaboradores de setores distintos. Porém, os profissionais designados para a tarefa não conseguem alinhar a forma de trabalhar por motivos de personalidade. Temos ou não temos um problema grave? Esse é um fator que pode comprometer todo o trabalho de equipe e a sua empresa pode sofrer as consequências.

Clima organizacional e Cultura empresarial

Clima organizacional é o indicador que define a satisfação do corpo de colaboradores de uma empresa. Um funcionário insatisfeito pode comprometer toda a equipe. Momentos de tensão, fofoca, sensação de desvalorização profissional ou barreiras com a hierarquia podem dificultar o fluxo da comunicação interna. É papel dos gestores investir em ações para estabelecer um ambiente de trabalho leve e agradável.  A cultura organizacional também pode influenciar positiva ou negativamente na comunicação. É indispensável que o conjunto de valores e normas, ou seja, a conduta da empresa seja transmitida de maneira transparente e acessível à equipe.

Falha no alinhamento dos objetivos empresariais

Não há como garantir bons resultados se a sua equipe não trabalha com o mesmo objetivo. Principalmente o alinhamento estre os departamentos. Mesmo que cada setor trabalhe por um objetivo específico, todas as áreas precisam trabalhar pelo bem comum em relação aos propósitos, as causas e as metas empresariais.

Excesso de informação

Pode acreditar! O excesso de informação pode surgir efeito contrário na comunicação. Um colaborador sobrecarregado de informação não produzirá com tanta qualidade. Alguma atividade se perderá no meio do caminho ou não será realizada adequadamente. O emissor e o receptor precisam estar alinhados na execução das atividades diárias.

Como estabelecer uma boa Comunicação Empresarial e aumentar os resultados

Listamos algumas estratégias básicas para que a comunicação empresarial atinja seus objetivos e os resultados esperados sejam alcançados.

Conheça o seu colaborador

Esse é o primeiro passo. Nada pode ser feito se você não conhece a equipe que faz a o seu negócio acontecer. Nesse sentido é interessante levar em conta alguns aspectos particulares. Como qualquer pessoa, cada colaborador que integra a sua equipe é dotado de experiências pessoais, profissionais, valores e culturas diferentes. Observe as suas características e leve em conta na hora da comunicação.

Seja transparente

O colaborador se sente valorizado quando é comunicado sobre as novidades da empresa, sejam elas boas ou ruins. Comunique-os em primeira mão, para evitar que as informações cheguem de maneira externa ou com ruídos. Manter a comunicação sobre o futuro da empresa também é uma boa dica para manter o público interno alinhado e satisfeito.

Saiba reconhecer o potencial da sua equipe

Um colaborador motivado motiva outros colaboradores. Reconheça quando um funcionário for além do que lhe foi proposto. Divulgue em eventos internos, grupos de comunicação ou reuniões. Essa prática aumenta o espírito de produtividade da equipe e faz total diferença nos resultados da corporação.

Não se limite a uma única plataforma de comunicação.

São inúmeras ferramentas disponíveis para transmitir informação de forma rápida e objetiva. Além dos métodos tradicionais, como reuniões e eventos, utilize as plataformas digitais para dinamizar as informações. E-mail corporativo, WhatsApp e Skype são soluções eficientes para uma comunicação de qualidade.

E só para reforçar: a comunicação interna influencia diretamente na produtividade da sua equipe, e dela depende os resultados da sua empresa.

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