Um dos termos mais procurados na internet sobre vendas é de como criar um site de vendas. Uma ótima pesquisa, porém os resultados talvez não vão te ajudar tanto.
Nesse artigo irei te ajudar a estruturar seu site de vendas, com o passo a passo de como escolher o melhor modelo e o que deve ter no seu site.
Primeiramente iremos abordar a importância de um site, posteriormente falaremos dos tipos de site e 5 fatores fundamentais para seu site ter sucesso.
Temos outro artigo que aborda 5 recursos fundamentais de um e-commerce.
Neste Artigo você verá:
Por que criar um site
O acesso ao digital a cada dia vai aumentando, e essa informação todos tem. Entretanto, qual motivo não faz todos terem um site?
A internet possibilita a visualização de um número maior de pessoas, independente se tem perfil ou não de potencial cliente para o negócio. Atualmente, o número de lares brasileiros com acesso à internet é de 90%, são 65 milhões de famílias que acessam a internet.
Essas pessoas acessam sites, redes sociais e WhatsApp com frequência, abrindo oportunidades únicas de vendas para uma empresa.
Tipos de Site
Sites de vendas são divididos em tipos diferentes, de acordo com o segmento e a necessidade de cada empresa.
Cada site tem uma função diferente, uma forma diferente, entretanto o foco principal dele sempre será vender.
Cartão digital / mini site / bio
O mini site é muito utilizado como link dentro do Instagram para centralizar os links principais de cada perfil. É uma ótima opção para início de qualquer empresa na internet. Pois ele demanda pouco conteúdo e pouca configuração.
O mini site é indicado para profissionais liberais e pequenas empresas que estão querendo iniciar seu posicionamento na rede.
O foco principal é o acesso rápido aos contatos para efetuar uma ligação ou chamar via WhatsApp.
Um modelo de mini site interessante é para advogados. Acesse um site para você analisar.
Landing Page / One Page
O modelo de site one page é muito utilizado para se trabalhar com venda direta de produto e/ou serviço. Direcionando todo o conteúdo da página para as chamadas de venda.
Para a landing page é necessário desenvolver o texto (o que na internet chamamos de Copy) para uma maior atração e conversão dos visitantes da página. Um modelo de site muito usado para páginas de vendas vinculadas a anúncios nas redes sociais.
A One page também pode ser trabalhada por prestadores de serviço e empresas que desejam ganhar volume em um produto específico da empresa. Acesse um site para você analisar.
Site institucional
O site institucional é mais amplo e conta com várias páginas internas. Muito usado para ser um divulgador geral da empresa.
Esse tipo de site pode ser usado por qualquer segmento, e deve ser atrelado a uma produção de conteúdo frequente para aumentar o acesso ao site. Usamos essa estratégia na Allman, que possui o site institucional e um blog para atração de visitantes.
O site institucional requer mais informações, podendo detalhar serviços, produtos, equipe da empresa, localização e qualquer outra informação necessária para aumentar a atração de pessoas a acessar a página. Um exemplo interessante de uma loja que não trabalha com e-commerce, entretanto utiliza o site institucional
Loja Virtual
A loja virtual, que também é conhecida como e-commerce, é uma página que foca na venda direta, possibilitando ao cliente comprar em qualquer momento o produto. O e-commerce pode ser próprio ou de uma plataforma.
A loja virtual própria é usada e configurada pela empresa, em grande parte desenvolvia via wordpress para criar vinculo com o sistema da loja da empresa para facilitar o faturamento e cobrança. Um exemplo de loja virtual para te ajudar.
Outro modelo de loja virtual é de plataforma, onde a empresa paga um aluguel do site e utiliza a plataforma. Geralmente esses sites são padronizados, e não permitem muita alteração no site.
Domínio Próprio e E-mail
O domínio do site é vendido por empresas de hospedagem, como hostgator e outras, entretanto a gestão dos registros no Brasil é feito pelo registro.br
A empresa deve comprar o domínio mais apropriado para seu segmento e seu público. Geralmente o domínio mais comprado é nomedaempresa.com.br ou nomedaempresa.com.
A empresa com a compra do domínio já está habilitada a usar o e-mail com o @nomedaempresa.com.br, o que irá profissionalizar mais a comunicação com os clientes. Para usar o e-mail e o site é necessário pagar uma hospedagem na internet, local onde seu site irá “morar”.
Fatores criticos para um site de vendas
O site para ter sucesso necessita seguir alguns critérios e regras na internet. Muitos casos essas regras são criadas pelos algorítimos dos sites de pesquisa, que direcionam o trafego de pessoas para acessar o site a partir de uma busca.
SEO
O SEO, search engine optimization, são estratégias usadas para otimizar a estrutura do site e conteúdo com os sites de pesquisa, ranqueando melhor seu site quando um termo é pesquisado. Alguns pontos devem ser trabalhados no SEO como palavras chave, otimização do url da pagina, sitemap e outras.
Essas configurações são realizadas por profissionais da área, e são constantemente modificadas de acordo com as mudanças dos algorítimos na internet.
Conteúdo
O conteúdo do site é fundamental para atração do público, pois nele vão conter as palavras-chave que ranqueiam no SEO.
Uma estratégia importante é a utilização de um blog dentro do site para aumentar a atratividade, entretanto é necessário criar artigos e postá-los com frequência.
Informação e Descrição
As informações dentro do site são fundamentais, principalmente em um e-commerce. Descrever corretamente o item a ser vendido, abordando suas características, funcionalidades, aplicações, etc.
Dedique tempo na construção da descrição de cada ponto, e nas informações no site.
Chamada para ação – CTA – Call to action
O CTA são os botões disponíveis na página para seu cliente clicar e conseguir contato com a empresa. O CTA deve sempre ser usado com chamadas fortes, direcionando o clique do usuário do site.
Esses botões são vinculados a formulários para captação dos dados de contato de potenciais clientes, direcionando posteriormente ao WhatsApp do vendedor da empresa.
Velocidade
Um dos principais fatores criticos de um site é a velocidade de acesso e a disponibilidade. É importante entender o segmento para direcionar o site para ser acessado via desktop ou mobile.
Cada tipo de acesso deve ser configurado para otimizar o tempo de disponibilidade do site para o usuário.
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